Três questões essenciais

A re­ne­go­ci­ação da dí­vida, a pre­pa­ração do País para a saída do euro e o con­trolo pú­blico da banca deram o mote para uma sessão pú­blica re­a­li­zada no Porto, no dia 22, in­se­rida na acção na­ci­onal do PCP «A Força do Povo, por um Por­tugal com Fu­turo – uma Po­lí­tica Pa­trió­tica e de Es­querda».

A sessão teve como ob­jec­tivo cen­tral a va­lo­ri­zação da pro­posta apre­sen­tada na As­sem­bleia da Re­pú­blica pelo PCP – e re­jei­tada por PS, PSD e CDS – vi­sando a re­so­lução in­te­grada dos três prin­ci­pais cons­tran­gi­mentos que con­di­ci­onam o de­sen­vol­vi­mento do País: a di­mensão das dí­vidas pú­blica e ex­terna, a sub­missão ao euro e o con­trolo pri­vado da banca. Na in­ter­venção que pro­feriu na sessão, Jaime Toga, da Co­missão Po­lí­tica, re­alçou que a ar­ti­cu­lação entre estes três cons­tran­gi­mentos «cons­titui uma peça-chave para a con­ti­nu­ação da po­lí­tica de di­reita, para o com­pro­me­ti­mento da so­be­rania na­ci­onal, para o apro­fun­da­mento da ex­plo­ração ca­pi­ta­lista e o cres­cente em­po­bre­ci­mento do povo por­tu­guês».

O di­ri­gente do Par­tido chamou ainda a atenção para o «brutal si­len­ci­a­mento» a que a co­mu­ni­cação so­cial votou a pro­posta do PCP, na mesma linha aliás do que faz re­la­ti­va­mente a todos os as­pectos da po­lí­tica al­ter­na­tiva que os co­mu­nistas pro­põem. Assim, su­bli­nhou, a sessão visou também o alar­ga­mento do nú­mero de «di­vul­ga­dores e de­fen­sores de uma po­lí­tica pa­trió­tica e de es­querda».

Agos­tinho Lopes, do Co­mité Cen­tral, e Ri­cardo Ga­lhardo, da DORP, foram ou­tros dos ora­dores.




Mais artigos de: PCP

Afirmar a alternativa

Uma po­lí­tica pa­trió­tica e de es­querda», afirma o PCP no novo fo­lheto que está em dis­tri­buição por todo o País, in­se­rido na acção na­ci­onal.

Há força para romper com<br>a política de direita

Je­ró­nimo de Sousa par­ti­cipou, nos dias 23, num co­mício na Fi­gueira da Foz, in­se­rido na acção na­ci­onal do Par­tido «A Força do Povo por um Por­tugal com Fu­turo – uma Po­lí­tica Pa­trió­tica e de Es­querda».

Defender o mundo rural

No sábado, Jerónimo de Sousa esteve em Vila Real a participar num almoço inserido na acção nacional do PCP «A Força do Povo por um Portugal com Futuro – uma Política Patriótica e de Esquerda». Como é evidente, as...

Inverter o rumo de afundamento

O Centro de In­ter­pre­tação da Serra da Es­trela, em Seia, re­cebeu os cerca de 200 mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes do PCP que par­ti­ci­param, do­mingo, na 8.ª As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal da Guarda.

Avante com Abril

Sob o lema «Reforçar o PCP, derrotar a política de direita – Avante com Abril», reuniu, no sábado, 25, nos Bombeiros Voluntários de Algueirão Mem Martins, a VIII Assembleia da Organização Concelhia de Sintra do PCP. Mais de uma...

Artes do espectáculo

O sub-sector das artes do espectáculo do Sector Intelectual de Lisboa do PCP realizou, no dia 18, a sua segunda assembleia de organização. Contando com a participação de dezenas de militantes e simpatizantes do Partido que trabalham e intervêm nesta área, a assembleia...

Painel restaurado

O painel mural do Centro de Tra­balho So­eiro Pe­reira Gomes, onde fun­ciona a es­tru­tura cen­tral do Par­tido, foi re­cen­te­mente res­tau­rado. O Avante! foi co­nhecer a au­tora da obra.

Crescer e avançar

O concelho de Santa Maria da Feira, actualmente integrado na Área Metropolitana do Porto, tem uma extensão de 213,45 km2 dividida em 21 freguesias (antes 31), com uma população que em 2011 rondaria os 139 312 habitantes, sendo, assim, o 17.º maior concelho do País nesta...

A Justiça na encruzilhada

«A po­lí­tica de Jus­tiça e o re­gime de­mo­crá­tico» foi o mote de um de­bate pro­mo­vido pelo PCP, no dia 24, in­se­rido nas co­me­mo­ra­ções dos 40 anos do 25 de Abril.