8.ª AOC de Sintra

Avante com Abril

Image 16983

Sob o lema «Re­forçar o PCP, der­rotar a po­lí­tica de di­reita – Avante com Abril», reuniu, no sá­bado, 25, nos Bom­beiros Vo­lun­tá­rios de Al­gueirão Mem Mar­tins, a VIII As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Con­ce­lhia de Sintra do PCP. Mais de uma cen­tena de de­le­gados par­ti­ci­param nos tra­ba­lhos, du­rante os quais foi vo­tada a nova Co­missão Con­ce­lhia, or­ga­nismo que re­flecte um es­forço de re­ju­ve­nes­ci­mento que foi, também por isso, apro­vado una­ni­me­mente.

Aco­lhidos sem qual­quer voto contra foram, igual­mente, os do­cu­mentos co­lo­cados à dis­cussão, entre os quais uma re­so­lução sobre a cam­panha de re­cru­ta­mento em curso e as mo­ções «De­fender os Ser­viços Pú­blicos e as Fun­ções So­ciais do Es­tado» e sobre im­por­tância de­ter­mi­nante da luta dos tra­ba­lha­dores e das po­pu­la­ções «para a de­missão do Go­verno e a re­a­li­zação de elei­ções an­te­ci­padas, para der­rotar a po­lí­tica de di­reita e afirmar a po­lí­tica pa­trió­tica e de es­querda que o PCP propõe».

O pro­jecto de Re­so­lução, para além de pro­ceder à aná­lise da si­tu­ação po­lí­tica, eco­nó­mica e so­cial na­ci­onal e as suas con­sequên­cias e es­pe­ci­fi­ci­dades lo­cais, traduz o ba­lanço da in­ter­venção do PCP, da sua in­fluência elei­toral e nas mo­vi­men­ta­ções de massas e ac­ções rei­vin­di­ca­tivas. No texto, pro­jectam-se também as li­nhas que vão ori­entar o tra­balho nos pró­ximos anos, com des­taque para o re­forço do Par­tido e a ele­vação da mi­li­tância, o en­rai­za­mento entre os tra­ba­lha­dores nas em­presas e lo­cais de tra­balho, mas também entre as ca­madas so­ciais e sec­tores fun­da­men­tais para o alar­ga­mento da frente so­cial e de luta.

O do­cu­mento, onde se traça ob­jec­tivos con­cretos, com es­pe­cial atenção para a in­de­pen­dência fi­nan­ceira do PCP, o re­cru­ta­mento e res­pon­sa­bi­li­zação de qua­dros, e a es­tru­tu­ração do tra­balho, sus­citou um vivo de­bate, com 18 in­ter­ven­ções sobre vá­rios as­pectos da vida e or­ga­ni­zação do Par­tido no con­celho, do total das 31 efec­tu­adas du­rante a As­sem­bleia.

Fazer a di­fe­rença

Ar­mindo Mi­randa, da Co­missão Po­lí­tica do Co­mité Cen­tral do PCP, en­cerrou os tra­ba­lhos da VIII AOC de Sintra lem­brando que «o ADN» do nosso par­tido está «nas fá­bricas», isto para su­bli­nhar a «pri­o­ri­dade de in­ter­venção junto da classe ope­rária e dos tra­ba­lha­dores» e para re­alçar que essa «é uma ta­refa de todo o co­lec­tivo par­ti­dário».

De­pois de sa­li­entar a com­ple­men­ta­ri­e­dade entre o tra­balho ins­ti­tu­ci­onal e o tra­balho de massas, com pre­va­lência para o se­gundo, Ar­mindo Mi­randa lem­brou que hoje «a fome senta-se à mesa de mi­lhares de fa­mí­lias», si­tu­ação que o Or­ça­mento do Es­tado para 2015 pros­segue e agrava, pelo que o com­bate do PCP con­tinua a ser pela afir­mação da ne­ces­sária po­lí­tica al­ter­na­tiva ins­pi­rada nos va­lores de Abril e de um go­verno que a con­cre­tize, para o qual não conta apenas o PCP, mas que sem o PCP não será nunca ver­da­dei­ra­mente de rup­tura com a po­lí­tica de di­reita.




Mais artigos de: PCP

Afirmar a alternativa

Uma po­lí­tica pa­trió­tica e de es­querda», afirma o PCP no novo fo­lheto que está em dis­tri­buição por todo o País, in­se­rido na acção na­ci­onal.

Há força para romper com<br>a política de direita

Je­ró­nimo de Sousa par­ti­cipou, nos dias 23, num co­mício na Fi­gueira da Foz, in­se­rido na acção na­ci­onal do Par­tido «A Força do Povo por um Por­tugal com Fu­turo – uma Po­lí­tica Pa­trió­tica e de Es­querda».

Defender o mundo rural

No sábado, Jerónimo de Sousa esteve em Vila Real a participar num almoço inserido na acção nacional do PCP «A Força do Povo por um Portugal com Futuro – uma Política Patriótica e de Esquerda». Como é evidente, as...

Inverter o rumo de afundamento

O Centro de In­ter­pre­tação da Serra da Es­trela, em Seia, re­cebeu os cerca de 200 mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes do PCP que par­ti­ci­param, do­mingo, na 8.ª As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal da Guarda.

Artes do espectáculo

O sub-sector das artes do espectáculo do Sector Intelectual de Lisboa do PCP realizou, no dia 18, a sua segunda assembleia de organização. Contando com a participação de dezenas de militantes e simpatizantes do Partido que trabalham e intervêm nesta área, a assembleia...

Painel restaurado

O painel mural do Centro de Tra­balho So­eiro Pe­reira Gomes, onde fun­ciona a es­tru­tura cen­tral do Par­tido, foi re­cen­te­mente res­tau­rado. O Avante! foi co­nhecer a au­tora da obra.

Crescer e avançar

O concelho de Santa Maria da Feira, actualmente integrado na Área Metropolitana do Porto, tem uma extensão de 213,45 km2 dividida em 21 freguesias (antes 31), com uma população que em 2011 rondaria os 139 312 habitantes, sendo, assim, o 17.º maior concelho do País nesta...

A Justiça na encruzilhada

«A po­lí­tica de Jus­tiça e o re­gime de­mo­crá­tico» foi o mote de um de­bate pro­mo­vido pelo PCP, no dia 24, in­se­rido nas co­me­mo­ra­ções dos 40 anos do 25 de Abril.

Três questões essenciais

A renegociação da dívida, a preparação do País para a saída do euro e o controlo público da banca deram o mote para uma sessão pública realizada no Porto, no dia 22, inserida na acção nacional do PCP «A Força do Povo, por um...