Editorial
Opinião
PCP

Entre a propaganda<br>e a realidade

O período de Páscoa deu o ponto de partida para a chamada época alta do turismo. Nos próximos meses, também com o aproximar das eleições legislativas, não faltarão as vozes, de Passos a Portas, passando por Cavaco, a enaltecer os números alcançados, apresentando-os como «êxitos» da governação destes últimos anos. Tal operação é mais um expediente – bastante recorrente, diga-se – das manobras de mistificação sobre a dura realidade económica e social para onde Portugal foi arrastado.

Actual

Os vende pátrias

O que é que se pode chamar ao primeiro-ministro de um país que vai a outro tomar o pequeno-almoço com donos de...
Actual

Ilusões

Um dos traços da ofensiva ideológica em curso está construída com base na ideia de que a responsabilidade pela...
Actual

Conversa fiada

Não se soubesse ao que andam e ficaríamos rendidos à comovente inquietude de alguns perante o que designam de...
Crónica Internacional

Caos

Mais um país árabe está a ser destruído. O Iémen, um dos países mais pobres, é vítima...
A talhe de foice

Delenda est

Catão o Velho, Cônsul e Censor na República Romana, dedicou a partir de 147 a.C. os últimos anos da sua vida a...
Em Foco

Maior, mais forte<br>e mais interventivo

Para além das inúmeras batalhas políticas que trava todos os dias nas empresas, nas ruas e nas instituições, o Partido está empenhado no reforço da sua organização e intervenção, factor decisivo para que possa enfrentar com êxito os duros combates que se avizinham. Os resultados alcançados são animadores.

Unidos para derrotar <br>a política de direita

Respondendo ao apelo da Confederação MURPI, no próximo sábado, 11, milhares de reformados, pensionistas e idosos vão participar na Jornada Nacional de Luta e Protesto, «contra o aumento do custo de vida» e «pela valorização das reformas e pensões». Ao Avante!, Casimiro Meneses e Maria Amélia Vicente salientaram que só com a luta se poderá derrotar a política de direita prosseguida ao longo dos últimos 39 anos de democracia e conquistar uma alternativa política capaz de promover o bem-estar das populações e respeitar o direito a envelhecer com dignidade.

PCP

Partido cresce e organiza a luta

O PCP está cada vez mais presente junto dos trabalhadores e do povo, estimulando, organizando e mobilizando para a luta em defesa de direitos, salários e condições de vida.

Combater a degradação

O PCP realizou, na segunda-feira, 6, uma acção de contacto com os motoristas de veículos pesados de mercadorias no parque...

Acabar com a «política que mata»

Derrotar o Governo e a política de direita é a melhor forma de defender o direito universal à Saúde, garante a Direcção da Organização Regional de Braga do PCP. 

Rumo à 8.ª AORL

A preparação da 8.ª Assembleia da Organização Regional de Lisboa do PCP, que tem lugar a 18 deste mês...

Este é ano de Bienal

O espaço das Artes da Festa do Avante! recebe este ano a XIX Bienal de Artes Plásticas, uma iniciativa aberta a todas as obras e...

Faleceu Leandro Vale

Leandro Vale faleceu na passada quinta-feira, 2 de Abril, aos 75 anos. Numa nota divulgada pela Direcção da...
Trabalhadores

Vitória anima novas lutas

Mais de duas semanas de vigília e várias acções de solidariedade tiveram como desfecho um acordo para pagamento da dívida aos ex-trabalhadores do Clube Praia da Rocha.

Marcha dia 22

Uma marcha contra as privatizações da Carris e do Metropolitano de Lisboa, em curso, e da Transtejo e Soflusa, em preparação, foi convocada para dia 22 de Abril, com saída do Cais do Sodré, às 10 horas.

Páscoa sem comboios

As greves na CP tiveram fortes níveis de adesão e impediram a circulação de cerca de 90 por cento dos comboios, porque a administração viola o Acordo de Empresa, a mando do Governo.

Festa sem razão na OGMA

O País, a Força Aérea e os trabalhadores da OGMA sofreram graves prejuízos com a privatização e não têm razões para celebrar, contrapôs o Steffas, no dia em que Paulo Portas foi a Alverca comemorar a sua decisão de 2004.

Saúde vai negociar

A reunião que amanhã, 10, terá lugar entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Técnicos...

Em greve

No dia 1, quarta-feira, o Bingo do Ginásio Clube do Sul não abriu as portas, porque os seus cerca de 30 trabalhadores fizeram...

Caminhada no Funchal

Dirigentes e activistas sindicais e outros trabalhadores da hotelaria fizeram no sábado, dia 4, durante a...

Lutas na indústria

A maior greve desde há muitos anos na Renault Cacia teve lugar no dia 1, quarta-feira, em apoio à...

Mercadorias em greve

Pela negociação de cadernos reivindicativos próprios, que contêm exigências...

Greve na Santa Casa

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (STFPS) apela aos trabalhadores da Santa Casa da...
Assembleia da República

Há riscos de destruição do sector

O Secretário-geral do PCP manifestou a sua profunda preocupação pelo fim das quotas leiteiras, desde o início do mês, alertando para as consequências dramáticas de tal medida sobre a vida dos produtores nacionais. Para o primeiro-ministro, este é um problema que não lhe tira o sono.

No topo da exploração

A merecer o comentário de Jerónimo de Sousa esteve ainda a afirmação do primeiro-ministro de que «Portugal...

A ruína no horizonte?

A Comissão de Agricultura junto do CC do PCP, em nota aos órgãos de comunicação social emitida no mesmo dia...

Por mais autonomia e democracia

Os votos contra da maioria PSD/CDS-PP e do PS inviabilizaram o projecto de lei do PCP que introduzia alterações ao regime jurídico das instituições do Ensino Superior (RJIES), visando o reforço da sua gestão democrática e a extinção do regime fundacional.

Pelo direito à habitação

Esbarrou no muro da maioria PSD/CDS-PP, e na abstenção do PS, a tentativa do PCP de alterar o regime de renda apoiada, corrigindo essa injustiça que foi a subida brutal do valor mensal pago por milhares de moradores de bairros habitacionais sob tutela pública.

Maioria ignora carências

A maioria PSD/CDS-PP chumbou no passado dia 27, no Parlamento, dois projectos de resolução do PCP...

Governo quer lei da selva

Um perigoso ataque ao serviço público de transporte e às empresas públicas que o garantem, designadamente nas...
Nacional

Lisboa pode ser mais justa

Na Assembleia Municipal de Lisboa, Ana Carolino Ambrósio saudou as acções de luta realizadas pela juventude nas últimas semanas, em defesa dos direitos económicos, sociais e culturais, na perspectiva de um futuro digno.

Fim das taxas moderadoras

Aníbal Pires, deputado do PCP no Parlamento Regional dos Açores, apresentou no dia 1 de Abril um Projecto de Decreto Legislativo para eliminar todas as taxas moderadoras no Serviço Regional de Saúde (SRS) dos Açores.

TC rejeita recursos

O Tribunal Constitucional (TC) indeferiu anteontem os cinco recursos relativos às eleições para a Assembleia Legislativa...

País mais pobre

Numa audiência na Presidência da República, que teve lugar no dia 1, a Associação Distrital de Agricultores...
Europa

Mais pobreza e desigualdades

Um estudo da fundação alemã Hans-Böckler vem demonstrar o brutal agravamento da situação social e económica na Grécia provocado pelas medidas impostas pela «troika».

Pela água pública

Movimentos sociais, sindicatos e associações de moradores apresentaram, dia 31, em Barcelona, o Pacto Social pela Água Pública na Catalunha.

Deflação e desemprego

A taxa de inflação na zona euro continuou em terreno negativo, no mês de Março, com o índice de...
Internacional

Clamor anti-imperialista

O presidente Nicolás Maduro apresenta na Cimeira das Américas, que amanhã e sábado decorre no Panamá, milhões de assinaturas contra a classificação da Venezuela como uma ameaça por parte dos EUA.

Rússia considera ilegal

A ofensiva militar liderada pela Arábia Saudita no Iémen, cujo balanço sangrento não pára de crescer, carece de «qualquer fundamento legal», afirma o Kremlin, que defende uma saída negociada para o conflito.

Fascismo à solta

A junta golpista de Kiev está a agudizar a campanha anticomunista e reúne forças para uma nova vaga de violência no Leste do país, onde a trégua acordada em Minsk é cada vez mais frágil.

Temas

O fim anunciado da grande parte<br>da produção nacional<br>de leite/lacticínios

À data da adesão – 1986 – de Portugal à então CEE e da nossa agricultura à PAC (Política Agrícola Comum), a chamada OCM, Organização Comum de Mercado do Leite (e Lacticínios), na Europa, começava a acumular problemas com os excedentes – quantidades produzidas pelos países maiores produtores/exportadores que não obtinham comercialização e eram compradas/armazenadas (leite em pó, manteigas) pela CEE que, assim, gastava rios de dinheiro a comprar tais excedentes e a armazená-los.

A falsa justificação para<br>a reduzida competitividade

Um dos argumentos mais utilizados pelo Governo, pela troika, pelo patronato e pelos seus defensores nos media para justificar uma maior desregulamentação das leis do trabalho em Portugal (uma das chamadas «reformas estruturais») é que os custos do trabalho no nosso País seriam demasiadamente elevados, o que determinaria a baixa competitividade das empresas portuguesas. Este argumento, de tão repetido, pode acabar por passar para muitos como verdadeiro. Por isso interessa analisá-lo com atenção.

Argumentos
TVisto

Fernanda, por exemplo

Foi a SIC que nos contou a estória de Fernanda e o mais que lhe está associado, mas parece claro que podia ter sido qualquer...
Aconteceu

Hospitais públicos reduzem camas

O número de camas de internamento diminuiu nos hospitais públicos e aumentou nos privados, entre 2002 e 2013, segundo dados do...

Faleceu Manoel de Oliveira

O realizador português Manoel de Oliveira morreu, dia 2, aos 106 anos. Nascido a 11 de Dezembro de 1908, no Porto, era o mais velho...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Sexta-feira, 10...

A semana em resumo

Frases

“Manoel de Oliveira tinha 106 anos e eu fiquei órfão como todo o cinema...