A 40.ª Festa está em preparação

Maior, melhor e mais acolhedora

A Festa do Avante! deste ano, a 40.ª Festa, será inesquecível por incorporar pela primeira vez o novo terreno da Quinta do Cabo. Mas há mais melhorias à vista.

A Festa tem vindo a ser melhorada ano após ano

Image 20068

De ano para ano, a Festa tem vindo a melhorar as condições de acolhimento aos visitantes. O pó, que nas primeiras edições realizadas na Atalaia constituiu um problema real, foi resolvido com arruamentos amplos e alcatroados que hoje marcam o terreno da Quinta da Atalaia e, em breve, a Quinta do Cabo. Os espaços verdes e as zonas de sombra, escassos ao início, são hoje abundantes e agradáveis. Os múltiplos serviços à disposição dos visitantes foram sucessivamente melhorados e alargados. A organização dos acessos e do estacionamento e a deslocação em transportes públicos tornaram muito mais tranquila e fácil a deslocação até à Festa.

Na 40.ª edição da Festa, pelo simbolismo que a envolve e aproveitando-se as modificações que estão em curso para integrar a Quinta do Cabo, serão dados novos saltos qualitativos na melhoria das condições de acesso e de estadia, garante Paulo Loya, do Secretariado da Festa do Avante! e do Comité Central do Partido. Um deles é, desde logo, o alargamento das funções das bagageiras, que passarão a funcionar como um serviço de recepção ao visitante, onde, além do depósito de bagagens, será possível consultar horários dos transportes públicos, solicitar os bilhetes para o vai-vem gratuito da SulFertagus, comprar a Revista Programa, esclarecer dúvidas e obter informações sobre aspectos da Festa, farmácias de serviço, táxis, horários de transportes,etc. Estes espaços situam-se junto às duas entradas da Festa (Quinta da Princesa e Quinta do Cabo) e funcionarão em horários coordenados com os horários da própria Festa.

Os Perdidos e Achados continuarão localizados próximos da Praça da Paz, mas num espaço novo e melhorado, onde continua a ser possível entregar ou procurar objectos perdidos, obter informações, deixar mensagens para amigos ou familiares e carregar o telemóvel, à responsabilidade de cada um. As caixas multibanco estarão instaladas em locais centrais da Festa e a generalidade dos espaços estará equipada com terminais de pagamento automático, tornando cómodos os pagamentos.

Procurando responder à crescente presença de crianças na Festa e às necessidades dos pais, a experiência do Espaço Bebé (onde há sombra, água e micro-ondas, ideal para a muda de fraldas, alimentação e descanso) será alargada a mais espaços. No posto de saúde estarão em permanência equipas de médicos e enfermeiros capazes de prestar primeiros socorros aos visitantes da Festa, em coordenação com o dispositivo permanente dos bombeiros.

Ir, ficar e voltar

Os barcos da Transtejo, os comboios da Fertagus e os autocarros da SulFertagus e dos TST são formas rápidas e seguras de chegar à Festa do Avante!. As carreiras regulares têm horários bastante alargados e nos dias da Festa há reforço à noite. Para os portadores de EP, há um vai-vem da SulFertagus, gratuito, que liga a estação ferroviária dos Foros de Amora à Quinta da Atalaia e vice-versa, que pode ser utilizado por quem venha de comboio ou opte por estacionar o carro no parque de estacionamento, a cerca de 100 metros da estação e reservado para a Festa. O bilhete pode ser levantado no quiosque da Festa localizado na entrada da estação.

Para as pessoas com mobilidade reduzida, continua a ser disponibilizado um serviço de transporte em viatura adaptada a partir de locais definidos em Lisboa, Seixal e Almada, com horários e locais concretos a serem divulgados, nomeadamente na página da Festa na Internet. É também possível aceder a este serviço através do telefone geral e do endereço de correio electrónico da Festa: nos próprios dias da Festa, haverá um número de telemóvel disponível para o efeito e, através dele, é possível acertar um outro local de paragem nas imediações dos parques de estacionamento exteriores ou mesmo da estação de Foros de Amora.

Quem optar pelo transporte próprio, tem dois parques de estacionamento à disposição: o parque Maria Pires e o já referido parque junto à estação da Fertagus. Quem tenha tarefas na Festa, pode parar as viaturas nos parques de serviços: parque Gamero, campo pelado do Amora ou no antigo parque de excursões, junto ao rio. O novo parque de excursões ficará instalado nas traseiras do supermercado Lidl, na Medideira.

Ao dispor dos visitantes está o acampamento exterior, com abertura na quinta-feira, dia 1 Setembro, e cujo regulamento e preços serão em breve disponibilizados. Trata-se de um espaço amplo que, como destaca Paulo Loya, é «seguro, tranquilo e com uma procura crescente ano após ano, não só por parte dos jovens, que são a sua larga maioria, mas também por famílias inteiras». O acampamento conta com serviço de bar, vigilância e sanitários.

Com todos estes serviços à disposição, ao visitante só lhe resta ir à Festa e aproveitar o muito que ela oferece.




Mais artigos de: PCP

«É possível um País melhor»

O PCP encheu por completo a Alfândega do Porto, no sábado, 12, num comício evocativo do seu 95.º aniversário, cujas comemorações decorrem sob o lema «Sempre com os trabalhadores e o povo, pela democracia e o socialismo».

Democracia e socialismo

As comemorações do 95.º aniversário do Partido estão a dar azo à realização de centenas de iniciativas em todo o País, envolvendo milhares de militantes e simpatizantes e levando mais longe o ideal e o projecto do PCP.

Confiança e entusiasmo no Seixal

No Seixal, os 95 anos do PCP foram comemorados com um almoço, no domingo, que juntou muitas centenas de pessoas no Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional. Momentos antes, Jerónimo de Sousa foi convidado a colocar a última das 95 bandeiras do Partido que foram hasteadas ao...

Marcha atrás na destruição, para avançar

Trabalhadores e membros de ORT, eleitos autárquicos e na Assembleia da República, membros de comissões de utentes e dirigentes do PCP, incluindo o Secretário-geral do Partido, debateram, faz hoje uma semana, os transportes públicos e a mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa.

Preservar e divulgar<br>o património

Jerónimo de Sousa esteve na sexta-feira, 11, no concelho da Covilhã, a participar na apresentação do livro «As pinturas do Salão dos Continentes na Casa das Morgadas e a arte na Covilhã no início do Século XVIII», dos...

Dar dignidade à vida

O PCP editou um novo folheto que sustentará um vasto conjunto de acções de contacto com reformados e pensionistas. Valorizar pensões e reformas e combater a pobreza são as exigências centrais.

Criatividade, ousadia<br>e persistência

O anúncio da aquisição da Quinta do Cabo para aumentar o espaço da Festa do Avante! foi recebido pelos membros da organização concelhia de Braga do Partido com o entusiasmo esperado. Certos de que esta oportunidade não só não podia ser desperdiçada...

Campanha chega longe

Amanhã, 18, vários deputados do PCP vão estar junto a empresas e locais de trabalho a mobilizar contra a precariedade, numa acção integrada na campanha que o Partido tem em curso.

Lutar pela igualdade

O folheto do PCP evocativo do Dia Internacional da Mulher foi profusamente distribuído em todo o País, junto a empresas de grande concentração de mão-de-obra feminina e noutros locais, como estações e terminais de transporte público e mercados. Nesse documento, que...

Controlo público da banca

«Controlo público da banca, condição para o desenvolvimento e a soberania nacional» é o tema do seminário que o PCP promove no próximo dia 22, às 15 horas, no auditório JJ Laginha, do ISCTE, em Lisboa. Participam Jerónimo de Sousa, o membro da...

PCP debate refugiados

O PCP promove, amanhã e sábado, um ciclo de debates sobre «A crise dos refugiados, migrações e a União Europeia», com a presença dos seus deputados no Parlamento Europeu. No dia 18, sexta-feira, realizam-se dois debates: em Torres Novas às 21 horas, no...

Empresários comunistas

A Coordenadora Distrital de Lisboa para os Micro, Pequenos e Médios Empresários (MPME) do PCP realizou, no dia 11, um jantar seguido de debate sobre os problemas que afectam esta camada social. Nesta iniciativa, em que participaram mais de 60 pessoas dos vários concelhos do distrito e dos mais...

Organizar e intervir

No dia 12, realizou-se a 4.ª Assembleia da Organização do Sector de Empresas da Cidade de Lisboa, que fez um balanço do trabalho realizado e traçou objectivos para os próximos anos. O reforço do Partido nas empresas, o alargamento da unidade dos trabalhadores e a...