Editorial

DEFENDER<br>A SOBERANIA

O Comité Central do PCP, reunido a 25 e 26 de Junho, procedeu à análise da situação política e...
Opinião
PCP

Brexit, o que fazer?

O referendo britânico constitui um acontecimento de grande importância política para os povos do Reino Unido e da Europa. A ideia da irreversibilidade da União Europeia sofre um profundo abalo. O debate sobre o futuro do continente europeu e das relações entre os seus povos e estados está na ordem do dia.

Crónica Internacional

Importante vitória

Como o PCP salientou, a decisão do povo britânico de sair da União Europeia, expressa no resultado do referendo de 23 de...
A talhe de foice

Haverá mais

O «Brexit» no Reino Unido atarantou a direita que transborda das televisões portuguesas, quer nos alinhamentos e textura...
Actual

Saia um referendo

Não será fácil de concluir no rescaldo da decisão do Reino Unido de sair da União Europeia qual o...
Actual

Portas no OVNI

Paulo Portas, que agora é comentador da TVI para a situação internacional, azucrinou-nos este fim-de-semana com um...
Em Foco

Intensificar a luta,<br>reforçar o Partido,<br>preparar o XX Congresso

O Comité Central do PCP, reunido a 25 e 26 de Junho de 2016, procedeu à análise da situação política e social e dos recentes desenvolvimentos no continente europeu e no plano mundial. O Comité Central do PCP, valorizando a intensa e diversificada intervenção política do PCP, sublinha resultados positivos alcançados no quadro da nova fase da vida política nacional e apela ao desenvolvimento, alargamento e intensificação da luta de massas. O Comité Central do PCP procedeu à avaliação da primeira fase de preparação do XX Congresso do PCP, aprovou o regulamento da sua terceira fase preparatória, que se iniciará em final de Setembro, e aprovou os critérios com vista à elaboração da lista do Comité Central a eleger pelo XX Congresso.

PCP

Um Partido forte, combativo<br>e portador da alternativa

Os três congressos mais recentes (o XVII, em 2004; o XVIII, em 2008; e o XIX, em 2012) revelaram um Partido Comunista que se reforça e afirma, profundamente ligado aos trabalhadores e ao povo, consciente dos desafios impostos pela época em que vive e actua e portador de um projecto de democracia e socialismo válido e comprovado pela prática quotidiana. Os tempos são de resistência, mas alargam-se as potencialidades de avanços progressistas e revolucionários.

Afirmar a soberania nacional

O PCP repudia quaisquer medidas de chantagem e extorsão a Portugal e exige do Governo a defesa da soberania e dos interesses nacionais. Num comunicado de dia 28, que publicamos na íntegra, o Partido considera ainda que um eventual referendo possibilitaria legitimar sanções ou outras imposições.

Divulgar a Festa, afirmar o PCP

A venda especial do anterior número do Avante!, com um suplemento dedicado à 40.ª edição da Festa, projectou tanto o jornal como aquela que é a maior iniciativa político-cultural do País.

PCP destaca vitórias

Tal como a reconquista das 35 horas na Função Pública, a reposição da taxa de IVA de 13 por cento na restauração representa, para o PCP, uma vitória da luta. 

Permanecer ou ficar?

Enquanto os britânicos votavam pela saída do seu país da União Europeia, por cá a confiança num outro...
Trabalhadores

Luta descola nos aeroportos

Contra a desregulação do sector e a precariedade, em defesa da contratação colectiva e de centenas de postos de trabalho, está agendada para 1, 2 e 3 de Julho uma paralisação no handling com incidência nos aeroportos de Portugal continental e da Região Autónoma da Madeira.

Defender o Superior interesse público

A Fenprof considera enganosa e lesiva do interesse pública a transformação das instituições públicas de Ensino Superior em fundações, e nota discrepâncias no discurso do Governo.

Reposição na Segurança Social

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais valoriza o anunciado descongelamento do acesso a carreiras superiores no Instituto de Segurança Social (ISS), mas exige a consolidação das situações de mobilidade.

Nem caixinha nem caixão

Comissão de Trabalhadores e Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo CGD (STEC) contestam que, à boleia da...

Pescadores não vão no engodo

Realizou-se no dia 11 de Junho, em Espinho, o IX Congresso da Federação de Sindicatos do Sector Pesca (FSSP). Numa...

Hora certa nos correios

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações exorta os trabalhadores a cumprirem rigorosamente o...
Assembleia da República

Devolver ao povo<br>o que é do povo

O PCP leva hoje a debate, em agendamento potestativo, o seu projecto de lei para que as freguesias sejam respostas com o próximo processo eleitoral autárquico e em respeito pelos compromissos assumidos com as populações.

Rolo compressor<br>de soberania e direitos

O PCP vê com apreensão as negociações envoltas em secretismo entre a União Europeia e os EUA sobre a Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento – TTIP, advertindo para as graves consequências que advêm em vários planos de tal acordo para a vida nacional.

Romper com favorecimentos

O Parlamento aprovou na generalidade, dia 17, a proposta de lei que impede os bancos, com retroactividade a Janeiro de 2016, de criarem mais...

Salvamento nas praias

As novas exigências impostas pela legislação aprovada em 2014 e por Portaria em 2015, num...
Nacional

Acampamento pela Paz

O Acampamento pela Paz, onde terão lugar workshops, desporto, música, debates e muito mais, realiza-se em Silves, de 29 a 31 de Julho.

Sim à Paz! Não à NATO!

Estão marcados para os dias 8 e 9 de Julho dois actos públicos em defesa da paz e de rejeição dos objectivos...
Europa

Rejeição popular da UE<br>do capital

A maioria dos eleitores britânicos votou, dia 23, em referendo, pela saída do Reino Unido da União Europeia, provocando um verdadeiro terramoto político interno e externo.

Mudança incerta

As eleições legislativas realizadas, domingo, 26, em Espanha, mantiveram no essencial o quadro resultante do sufrágio de 20 de Dezembro, que pôs fim à alternância PP/PSOE.

Um olhar sobre o Brexit

O resultado do referendo no Reino Unido, ditando a saída deste país da União Europeia,...
Internacional

Acordo histórico em Havana

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC – EP) e o governo colombiano assinaram na quinta-feira, 23, em Havana, um acordo histórico de cessar-fogo e de desarmamento.

Argumentos
TVisto

POREXIT

A palavra tosca, feiosa e por agora inexistente que encima estas duas colunas nasceria por semelhança genética com a outra que...
Memória
Festa do Avante!

Há Festa em Setembro

A Festa do Avante!, pelo que é, pelo que representa e significa, pelo programa que apresenta, pelo ambiente fraterno que proporciona, pela sua 40.ª edição, pela sua valorização, pelo alargamento à Quinta do Cabo, é, este ano, um acontecimento a que não se pode faltar.

Aconteceu

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Soluções...

A semana em resumo

Frases

“O povo britânico decidiu, soberanamente, que o Reino Unido deverá deixar de...