CDU quer conquistar Odivelas para trabalhar para as pessoas

DE­SAFIO Na sexta-feira, 2, junto ao Se­cre­tário-geral do PCP, o pri­meiro can­di­dato da CDU à Câ­mara de Odi­velas, Paínho Fer­reira, traçou como ob­jec­tivo «ga­nhar» a au­tar­quia nas elei­ções de 1 de Ou­tubro.

A mai­oria PS/​PSD vê as pes­soas como pro­blemas

No Mer­cado da Pon­tinha, após um jantar que contou com a pre­sença de mais de duas cen­tenas de pes­soas, Paínho Fer­reira afirmou que, após «18 anos da mesma mai­oria PS/​PSD», «Odi­velas pre­cisa de um novo rumo» e de «um outro ca­minho que per­mita com­bater e re­duzir as gri­tantes de­si­gual­dades so­ciais e ter­ri­to­riais que são vi­sí­veis para todos nós».

«Odi­velas pre­cisa de se afirmar como con­celho no seio da Área Me­tro­po­li­tana de Lisboa e nesse grande ter­ri­tório vincar a sua per­so­na­li­dade pró­pria que não pode ser outra que não a das suas gentes, com todo o seu pa­tri­mónio his­tó­rico e cul­tural di­verso», su­bli­nhou, re­cu­sando que o con­celho seja «apenas um enorme dor­mi­tório da ca­pital».

Pe­rante uma sala re­pleta de con­fi­ança e en­tu­si­asmo, o can­di­dato apre­sentou «ac­ções es­tru­tu­rantes com im­pacto em todo o ter­ri­tório», como a cons­trução de um parque verde ur­bano nos ter­renos anexos ao Mos­teiro de S. Dinis, que [outra pro­posta] «de­verá ser uti­li­zado em es­trito res­peito das suas ca­rac­te­rís­ticas de mo­nu­mento na­ci­onal», não po­dendo «ficar ao ser­viço de in­te­resses pri­vados». As­so­ciado a estes solos está também o Com­plexo Des­por­tivo de Porto Pi­nheiro, que de­verá estar «aberto aos jo­vens».

«A re­cu­pe­ração e di­na­mi­zação destas três áreas de­fi­nidas criam um ver­da­deiro motor de de­sen­vol­vi­mento e de ar­ti­cu­lação de todas as zonas e podem cons­ti­tuir um im­por­tante factor de de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico com re­flexos evi­dentes na me­lhoria da qua­li­dade de vida de quem aqui mora e tra­balha», ex­plicou.

Con­fi­ança
Paínho Fer­reira in­formou que «são muitos e di­versos os apoios» que a CDU tem re­ce­bido nos úl­timos meses, de «gente que não co­nhe­cemos e que a nós se di­rige es­pon­ta­ne­a­mente, ma­ni­fes­tando o seu apoio a esta can­di­da­tura». «Gente de ou­tros par­tidos, que ma­ni­festa sem re­servas a sua de­cisão de votar CDU, porque re­co­nhece em nós os mais em­pe­nhados de­fen­sores das po­pu­la­ções», disse. Ter­minou com um apelo: «Vamos ao tra­balho, vamos de peito aberto falar com todos os nossos amigos, os nossos vi­zi­nhos, vamos ouvir todos os mo­ra­dores do nosso con­celho».

Ex­pe­ri­ência
A abrir a sessão, teve lugar um con­certo dos Hill's Union, uma ho­me­nagem a Joe Hill, um tra­ba­lhador sueco que imi­grou para os EUA em 1912. «Uma das armas que trouxe para re­forçar a luta dos tra­ba­lha­dores foram as can­ções e as le­tras de in­ter­venção», re­cordou um dos mú­sicos. Tornou-se uma fi­gura cen­tral do sin­di­ca­lismo re­vo­lu­ci­o­nário, tendo sido fu­zi­lado em 1915 pelo es­tado re­ac­ci­o­nário do Utah.

A ini­ci­a­tiva contou ainda com a in­ter­venção de Elídio Fer­reira, man­da­tário con­ce­lhio da CDU. «Os nossos can­di­datos são pes­soas com provas dadas, todos eles já com ex­pe­ri­ência au­tár­quica, al­guns com mais de uma de­zena de anos», re­feriu.

Para o palco foram cha­mados, para além de Paínho Fer­reira e de Je­ró­nimo de Sousa, Ca­ta­rina Ar­ro­jado, da Ju­ven­tude CDU; Fer­nando Horta, in­de­pen­dente e apoi­ante da CDU; Pedro Va­rino, da Co­missão Di­rec­tiva da In­ter­venção De­mo­crá­tica; Paula Costa, da Di­recção Re­gi­onal de Lisboa do Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes»; Ana Lou­rido, do Co­mité Cen­tral (CC) do PCP; Ar­mindo Mi­randa, da Co­missão Po­lí­tica do CC do PCP.

A estes jun­taram-se ainda os pri­meiros can­di­datos à Fre­gue­sias de Odi­velas (Paulo Mi­guel, do PCP) e às uniões das fre­gue­sias de Ra­mada e Ca­neças (Ar­mindo Fer­nandes, do PCP) e de Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto (João Fi­guei­redo, do PCP). Jo­a­quim Campos, do PCP, en­ca­beça a lista da CDU à As­sem­bleia Mu­ni­cipal.

Pro­postas
Je­ró­nimo de Sousa deu a co­nhecer que o PCP agendou, para a pró­xima se­gunda-feira, 12, um de­bate na As­sem­bleia da Re­pú­blica sobre dois pro­jectos de lei sobre pre­ca­ri­e­dade la­boral na Ad­mi­nis­tração Pú­blica e sobre tra­balho tem­po­rário, alar­gando ao sector pri­vado o que está a ser equa­ci­o­nado no sector pú­blico. «Fi­zemo-lo ao mesmo tempo que lan­çámos um de­safio ao PS e ao Go­verno para que acom­pa­nhassem estas ini­ci­a­tivas que o PCP apre­sentou e re­solver também este grave pro­blema que afecta mi­lhares e mi­lhares de tra­ba­lha­dores», es­cla­receu.

Sobre a pró­xima ba­talha elei­toral, acen­tuou que a «CDU vale a pena». «Sim, esta é a força que im­porta re­forçar com o voto dos que as­piram uma vida me­lhor para todos», frisou.




Mais artigos de: Autárquicas

Loures com confiança no valioso trabalho da CDU

TRA­BALHO Os can­di­datos da CDU aos ór­gãos au­tár­quicos do con­celho de Loures foram apre­sen­tados, dia 4, em Sa­cavém, por quatro cen­tenas de pes­soas, num co­mício-festa Je­ró­nimo de Sousa.

Odivelas sem rede pública de creches

No Dia Mundial da Criança, a CDU deu a conhecer que no concelho de Odivelas 44 por cento dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo são beneficiários da Acção Social Escolar, o que significa que têm rendimentos familiares muito baixos. A...

Reforçar a CDU em Cuba

O Centro Cultural de Cuba foi pequeno para acolher, no domingo, 4, as muitas centenas de pessoas que participaram na apresentação de todos os candidatos aos órgãos autárquicos do concelho. «É com muita alegria que estou aqui, nesta...

Investir em Castelo Branco

Ana Maria Leitão e João Pedro Delgado são, respectivamente, os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia municipais de Castelo Branco. Na apresentação pública dos candidatos, que aconteceu no dia 23 de Maio, Ana Maria...

Solucionar os problemas de Castro Marim

No dia 1, frente ao edifício da Câmara de Castro Marim, foram apresentados os candidatos da CDU à presidência da autarquia, Marco Rosa (professor, do PCP), e da Assembleia Municipal, João Dias (engenheiro agrónomo, do PCP). Nesta iniciativa, em...

Pensar diferente em Viseu

O Mercado 2 de Maio – centro cívico projectado por Sisa Vieira, que a edilidade quer adulterar sem o consentimento do arquitecto – acolheu, dia 25, a apresentação pública dos primeiros candidatos da CDU à Câmara, Filomena Pires (56...

Salvar o Centro Social e Paroquial de Miragaia

A CDU considera que o encerramento do Centro Social e Paroquial de Miragaia, por decisão de uma Comissão Administrativa, é «mais um passo para a desertificação do centro histórico» do Porto. Esta instituição social, localizada numa zona...

Breves

MontijoAdriano Bastos, 67 anos, gerente bancário reformado, é o mandatário da candidatura da CDU no concelho de Montijo. A Coligação PCP/PEV anunciou ainda os seus primeiros candidatos às juntas de freguesia de Canha,...