Loures com confiança no valioso trabalho da CDU

TRA­BALHO Os can­di­datos da CDU aos ór­gãos au­tár­quicos do con­celho de Loures foram apre­sen­tados, dia 4, em Sa­cavém, por quatro cen­tenas de pes­soas, num co­mício-festa Je­ró­nimo de Sousa.

A cam­panha que temos pela frente é cru­cial

Já no­ti­ciámos no Avante! que An­tónio Saiote aceitou juntar a função de man­da­tário da CDU no con­celho de Loures à de cla­ri­ne­tista, pro­fessor e ma­estro. Homem de cul­tura a sua re­pu­tação há muito que deixou de ter fron­teiras fi­xadas. Ca­bendo-lhe chamar ao palco quase uma cen­tena de can­di­datos, foi vá­rias vezes in­ter­rom­pido pelos aplausos, so­bre­tudo quando com­par­ti­lhou que «inú­meras pes­soas» o «fe­li­citam por todo o País por ter acei­tado vir para o ter­reno onde se de­fendem va­lores e existe um his­to­rial árduo de tra­balho e uma enorme cons­ci­ência de de­fesa dos mais ne­ces­si­tados, elo­gi­ando a ido­nei­dade e o tra­balho re­a­li­zado pelos co­mu­nistas e seus ali­ados, desde o 25 de Abril.

Ber­nar­dino So­ares, que se re­can­di­data à Câ­mara, va­lo­rizou a boa prá­tica dos can­di­datos e ac­ti­vistas da CDU que têm a rua como o local pri­vi­le­giado para «ouvir e es­cla­recer a po­pu­lação. Foi assim há quatro anos, já é assim agora e vai con­ti­nuar a ser assim.»

Nestes dias em que já co­meçam a ser ditas men­tiras «a cam­panha que temos pela frente é cru­cial para es­tarmos com a po­pu­lação, para pla­ne­armos o fu­turo e para darmos conta do tra­balho, da com­pe­tência e da ho­nes­ti­dade dos eleitos da CDU», su­bli­nhou, lem­brando que há quatro anos foi pre­ciso «travar a des­truição e a má gestão do PS».

«Se a CDU não ti­vesse ven­cido as elei­ções para a Câ­mara, não te­ríamos hoje os Ser­viços In­ter­mu­ni­ci­pa­li­zados de Águas e Re­sí­duos dos Mu­ni­cí­pios de Loures e Odi­velas (SIMAR), mas a pri­va­ti­zação e a de­gra­dação das águas e dos re­sí­duos»; a Ges­Loures – Gestão de Equi­pa­mentos So­ciais, EM, «tinha de­sa­pa­re­cido» e «não es­taria a co­me­morar 25 anos», acres­centou o can­di­dato, re­fe­rindo que «as obras por ad­mi­nis­tração di­recta também não se­riam feitas, a si­tu­ação fi­nan­ceira agravar-se-ia, bem como o fa­vo­re­ci­mento, o com­pa­drio e a má gestão» dos re­cursos e o des­res­peito pelos tra­ba­lha­dores com a im­po­sição da se­mana de 40 horas.

Obra
Ber­nar­dino So­ares elencou, de se­guida, al­gumas das re­a­li­za­ções feitas nos úl­timos quatro anos, como o Centro de Saúde de Santa Iria de Azóia, o Centro Co­mu­ni­tário de Santo An­tónio dos Ca­va­leiros, a Es­cola Bá­sica de Ca­ma­rate, a Bi­bli­o­teca Mu­ni­cipal Ary dos Santos, a pa­vi­men­tação das Ma­roitas/​Ca­cho­eiras, a ac­ti­vi­dade cul­tural sem dis­cri­mi­nação sócio-eco­nó­mica ou re­si­den­cial, a prá­tica das 35 horas de tra­balho se­manal e a mo­bi­li­dade inter-car­reiras, re­qua­li­fi­cando 120 tra­ba­lha­dores mu­ni­ci­pais.

Neste man­dato lutou-se ainda por pro­jectos como a saída da A1 em São João da Talha que, pela pri­meira vez, não foi chum­bado. «Com as po­pu­la­ções, con­ti­nu­amos a lutar e não de­sis­timos de o fazer até termos trans­portes pú­blicos de qua­li­dade com me­lhores ho­rá­rios e au­to­carros, passes so­ciais de duas co­roas, a Carris a cir­cular em Ca­ma­rate e em Sa­cavém, a ex­tensão do Metro à Por­tela, a Sa­cavém, a Loures e ao In­fan­tado, me­lhores redes de água e me­lhor am­bi­ente», de­clarou, sus­ten­tando: «Porque na po­lí­tica não há im­pos­sí­veis e nada está ter­mi­nado até que se con­clua, é pre­ciso que cada um faça o seu tra­balho e não fique à es­pera que acon­teça». Si­na­lizou por isso um ca­len­dário de ini­ci­a­tivas fu­turas e de­ci­sivas para o pre­sente e fu­turo (ver pá­gina 13).

Ra­zões
A en­cerrar a sessão, Je­ró­nimo de Sousa re­feriu as «fortes ra­zões para avançar com con­fi­ança para esta ba­talha elei­toral», que são «in­se­pa­rá­veis do tra­balho e de­di­cação dos eleitos da CDU e da qua­li­dade dos seus can­di­datos, mas igual­mente das provas dadas no go­verno das au­tar­quias».

Antes das in­ter­ven­ções, Se­bas­tião An­tunes e os mú­sicos que o acom­pa­nham can­taram e fi­zeram cantar temas co­nhe­cidos e do re­cente álbum «Sin­gular».

 
 

Ex­pe­ri­ência e provas dadas

Para além de Ber­nar­dino So­ares, são can­di­datos à au­tar­quia Paulo Pi­teira, Mar­ga­rida Eu­génia Co­elho, An­tónio Pom­binho, Tiago Ma­tias, Ana Clara e Sérgio Pratas. Artur Lopes en­ca­beça a lista à As­sem­bleia Mu­ni­cipal.

Anun­ci­ados foram já os ca­beças de lista às as­sem­bleias da Fre­guesia de Bu­celas, Élio Ma­tias, da União de Fre­gue­sias de Ca­ma­rate, Unhos e Ape­lação, Ar­lindo Car­doso, da Fre­guesia de Fa­nhões, Jorge Si­mões, de Loures, Ma­nuel Glória, de Lousa, Sofia Cor­reia, da União de Fre­gue­sias de Mos­ca­vide e Por­tela, Carlos Luz, da União de Fre­gue­sias de Sa­cavém e Prior Velho, Ana­bela Fe­li­ciano, da União de Fre­gue­sias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bo­ba­dela, Luís Ma­riano, da União de Fre­gue­sias de Santa Antão e São Ju­lião do Tojal, João Flo­rindo, e da União de Fre­gue­sias de Santo An­tónio Ca­va­leiros e Fri­elas, Gon­çalo Ca­roço.




Mais artigos de: Autárquicas

CDU quer conquistar Odivelas para trabalhar para as pessoas

DE­SAFIO Na sexta-feira, 2, junto ao Se­cre­tário-geral do PCP, o pri­meiro can­di­dato da CDU à Câ­mara de Odi­velas, Paínho Fer­reira, traçou como ob­jec­tivo «ga­nhar» a au­tar­quia nas elei­ções de 1 de Ou­tubro.

Odivelas sem rede pública de creches

No Dia Mundial da Criança, a CDU deu a conhecer que no concelho de Odivelas 44 por cento dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo são beneficiários da Acção Social Escolar, o que significa que têm rendimentos familiares muito baixos. A...

Reforçar a CDU em Cuba

O Centro Cultural de Cuba foi pequeno para acolher, no domingo, 4, as muitas centenas de pessoas que participaram na apresentação de todos os candidatos aos órgãos autárquicos do concelho. «É com muita alegria que estou aqui, nesta...

Investir em Castelo Branco

Ana Maria Leitão e João Pedro Delgado são, respectivamente, os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia municipais de Castelo Branco. Na apresentação pública dos candidatos, que aconteceu no dia 23 de Maio, Ana Maria...

Solucionar os problemas de Castro Marim

No dia 1, frente ao edifício da Câmara de Castro Marim, foram apresentados os candidatos da CDU à presidência da autarquia, Marco Rosa (professor, do PCP), e da Assembleia Municipal, João Dias (engenheiro agrónomo, do PCP). Nesta iniciativa, em...

Pensar diferente em Viseu

O Mercado 2 de Maio – centro cívico projectado por Sisa Vieira, que a edilidade quer adulterar sem o consentimento do arquitecto – acolheu, dia 25, a apresentação pública dos primeiros candidatos da CDU à Câmara, Filomena Pires (56...

Salvar o Centro Social e Paroquial de Miragaia

A CDU considera que o encerramento do Centro Social e Paroquial de Miragaia, por decisão de uma Comissão Administrativa, é «mais um passo para a desertificação do centro histórico» do Porto. Esta instituição social, localizada numa zona...

Breves

MontijoAdriano Bastos, 67 anos, gerente bancário reformado, é o mandatário da candidatura da CDU no concelho de Montijo. A Coligação PCP/PEV anunciou ainda os seus primeiros candidatos às juntas de freguesia de Canha,...