João Proença traça um novo rumo para o concelho de Borba
COMPROMISSO «Conto convosco. Podem contar comigo», afirmou, no domingo, 4, João Proença, que encabeça a lista da CDU à Câmara Municipal de Borba.
O candidato da CDU conhece bem Borba e os seus habitantes
A apresentação pública do candidato, na Cafetaria Paris, cheia de apoiantes, contou com a presença de João Oliveira, da Comissão Política e do Grupo Parlamentar do PCP, e de Tiago Aldeias, do Partido Ecologista «Os Verdes».
João Cavaleiro Ferreira é o mandatário concelhio da CDU. Antevendo uma grande «pulverização dos votos e consequentes dificuldades no futuro do governo da autarquia», face ao «número tão significativo de candidaturas» já apresentadas, João Cavaleiro Ferreira sublinhou que João Proença «será o homem ideal para dialogar com todos, para coordenar uma equipa, no respeito pelas opiniões de cada um, procurando o consenso necessário à estabilidade da Câmara Municipal, o que constitui a verdadeira expressão do Poder Local Democrático».
«O candidato da CDU conhece bem Borba e os seus habitantes, quer das freguesias rurais, quer das urbanas. Tem 12 anos de experiência na presidência da Câmara Municipal (de 1990 a 2001), sempre disponível para atender cada munícipe e encontrar as melhores soluções», descreveu. Foi vereador na autarquia de 1985 a 1989.
O mandatário falou ainda dos 15 anos de João Proença como presidente da Casa do Alentejo. «Criou e lidera uma equipa de grandes profissionais que muito contribuiu para projectar o Alentejo no País e além fronteiras», valorizou, adiantando que o candidato «conhece todos os presidentes de Câmara e muitos outros eleitos do Alentejo, muitos membros dos vários governos, dirigentes sindicais e de associações, embaixadores, deputados alentejanos de todos os partidos na Assembleia da República e muitas personalidades».
Destacada foi também a participação activa de João Proença na AMALENTEJO, que tem contribuído, decisivamente, para a defesa da regionalização, tão decisiva para o Alentejo.
Competência
João Proença, natural da Freguesia da Matriz, observou, por seu lado, que os mandatos do PS e, agora, do Movimento Unidos por Borba (MuB) «não corresponderam às expectativas da grande maioria dos borbenses», por não terem contribuído para o «desenvolvimento social e económico do concelho e da região».
A pensar no futuro próximo, referiu que «é tempo de avanços e de constituir uma equipa» que esteja disposta «a constituir um novo rumo» para Borba. «Viver num concelho alentejano, ser habitante de Borba, é preservar e fomentar a qualidade de vida, onde se sinta a solidariedade, o bem-estar e onde todos tenham orgulho de mostrar e valorizar o que, em conjunto, vamos realizando», destacou.