Secretário-geral do PCP no debate quinzenal com o primeiro-ministro

Calvário diário

Abor­dada por Je­ró­nimo de Sousa foi também a falta de in­ves­ti­mento pú­blico e de como isso se re­flecte no quo­ti­diano das pes­soas, in­fer­ni­zando-lhes a vida.

Nos con­ce­lhos da margem Sul e em Lisboa, «há meses que os pas­sa­geiros se amon­toam nos cais de em­barque por falta de barcos», la­mentou, cha­mando a atenção do pri­meiro-mi­nistro para o que esta si­tu­ação sig­ni­fica para quem, tendo de se des­locar para uma con­sulta, o em­prego, ou tratar de um qual­quer as­sunto, «fica de re­pente sem al­ter­na­tiva, com a vida de­sar­ran­jada».

Daí con­si­derar que em face das «si­tu­a­ções dra­má­ticas que se vão acu­mu­lando» é ur­gente dar «res­postas, re­forçar infra-es­tru­turas, meios e in­ves­ti­mento».

Di­zendo ter «cons­ci­ência» das «si­tu­a­ções dra­má­ticas» vi­vidas pelos utentes nas tra­ves­sias quer da So­flusa quer da Trans­tejo, e re­co­nhe­cendo a exis­tência de ra­zões para a «in­sa­tis­fação» de utentes e de au­tarcas, o pri­meiro-mi­nistro atri­buiu «parte do pro­blema» à «au­sência de ma­nu­tenção» que devia ter sido feita e não o foi «ao longo de vá­rios anos».

Ad­mitiu, con­tudo, que «não foi a única razão» e ga­rantiu que o mi­nistro do Am­bi­ente «já tinha um con­junto de me­didas pre­vistas para res­ponder o mais ra­pi­da­mente pos­sível à si­tu­ação que se está a viver» na­quelas em­presas que fazem a li­gação entre as duas mar­gens do Tejo.




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