Europa dos trabalhadores e dos povos em debate

Os de­pu­tados do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu (PE) e o Grupo Con­fe­deral da Es­querda Uni­tária Eu­ro­peia – Es­querda Verde Nór­dica pro­movem, amanhã, 16, a partir das 14h30, na Casa do Alen­tejo, em Lisboa, um Se­mi­nário su­bor­di­nado ao tema «Di­reitos, So­be­rania, Co­o­pe­ração, Paz – Uma Eu­ropa dos tra­ba­lha­dores e dos povos».

Je­ró­nimo de Sousa, Se­cre­tário-geral do Par­tido, par­ti­cipa e in­tervém na ini­ci­a­tiva em que es­tarão, ainda, Ângelo Alves e Ar­mindo Mi­randa, da Co­missão Po­lí­tica do Co­mité Cen­tral (CC), Inês Zuber, do CC, Mi­guel Vi­egas, João Pi­menta Lopes e João Fer­reira, os três de­pu­tados do PCP no PE, sendo este úl­timo também membro do CC do PCP, bem como re­pre­sen­tantes dos par­tidos A Es­querda (Sa­bine Lo­o­sing, Ale­manha), PCF (França), PTB (Geert Ha­ver­beke, Bél­gica), PCE (Sira Abed Rego, Es­panha) e AKEL (Ch­ristos Tom­pazos, Chipre).

No pros­pecto de di­vul­gação do Se­mi­nário, su­blinha-se que «dé­cadas de União Eu­ro­peia (UE) im­pu­seram po­lí­ticas ne­o­li­be­rais que agra­varam a ex­plo­ração, a pre­ca­ri­e­dade, as de­si­gual­dades so­ciais, a di­ver­gência eco­nó­mica e so­cial, di­tando a su­bal­ter­ni­zação dos cha­mados países da pe­ri­feria, como é o caso de Por­tugal.

«Si­mul­ta­ne­a­mente, a UE re­forçou o seu ca­rácter agres­sivo, de­sen­vol­vendo po­lí­ticas se­cu­ri­tá­rias e mi­li­ta­ristas que com­pro­metem di­reitos e li­ber­dades e pro­movem a in­ge­rência, a de­ses­ta­bi­li­zação e a guerra contra países e povos».

«A nova fase da vida po­lí­tica na­ci­onal», acres­centa-se no texto, «apesar das con­tra­di­ções que a ca­rac­te­rizam, con­firma que é pos­sível im­pedir re­tro­cessos, de­fender e re­cu­perar di­reitos e ren­di­mentos e me­lhorar as con­di­ções de vida do povo».

No en­tanto, uma po­lí­tica ver­da­dei­ra­mente al­ter­na­tiva «só é pos­sível com a rup­tura com a po­lí­tica de di­reita», nota-se ainda, antes de se con­cluir que «só essa rup­tura per­mi­tirá con­tri­buir para a cons­trução de uma Eu­ropa de co­o­pe­ração entre es­tados so­be­ranos e iguais em di­reitos, de pro­gresso so­cial e de paz, de uma Eu­ropa dos tra­ba­lha­dores e dos povos».




Mais artigos de: PCP

Conferência do PCP no dia 24 em Setúbal

AL­TER­NA­TIVA O PCP re­a­liza no pró­ximo dia 24 de No­vembro, sá­bado, no Fórum Mu­ni­cipal Luísa Todi, a Con­fe­rência «Al­ter­na­tiva Pa­trió­tica e de Es­querda por um Por­tugal com Fu­turo».

Os problemas da juventude requerem respostas de fundo

PRO­POSTA Os jo­vens as­piram e lutam por po­lí­ticas que con­cre­tizem as suas as­pi­ra­ções, ga­rantiu no do­mingo, 11, Je­ró­nimo de Sousa, numa sessão em Lisboa sobre os di­reitos da ju­ven­tude.

PCP evoca Revolução de Outubro com iniciativas em todo o País

SO­CI­A­LISMO Num ano mar­cado por ou­tras evo­ca­ções, no­me­a­da­mente o se­gundo cen­te­nário do nas­ci­mento de Karl Marx, as or­ga­ni­za­ções do PCP estão a as­si­nalar também o 101.º ani­ver­sário da Re­vo­lução de Ou­tubro.

No distrito do Porto discute-se o Partido e a sua intervenção

OR­GA­NIZAÇÃO Em­presas e Sec­tores Es­tra­té­gicos, Sector In­te­lec­tual e Con­ce­lhia de Va­longo são três or­ga­ni­za­ções do PCP no dis­trito do Porto que re­cen­te­mente re­a­li­zaram, ou vão re­a­lizar, as suas as­sem­bleias.

PCP reivindica em Lisboa o direito a viver na cidade

HA­BITAÇÃO A es­pe­cu­lação imo­bi­liária na ci­dade de Lisboa e a pro­posta do Par­tido para uma Lei de Bases da Ha­bi­tação es­ti­veram em de­bate numa sessão pú­blica que se re­a­lizou no pas­sado dia 8 de No­vembro.

Governo PS prossegue demolições na Ria Formosa

Em comunicado emitido no dia 9, o Secretariado da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP denuncia a demolição, nos dois dias anteriores, de mais um conjunto de habitações nos núcleos populacionais do Farol e dos Hangares, na ilha da Culatra. Ascendem, assim, a 60 as casas que foram...

Quatro dias de silêncio

A intensidade da agenda do PCP, não só mas também com iniciativas com a presença do Secretário-geral, é assinalável. Na última semana, terá sido o único partido que realizou quatro dessas iniciativas em quatro dias consecutivos. Vejamos o saldo mediático. Na quinta-feira, 8, Jerónimo de Sousa esteve numa sessão de...

CM de Cinfães faz negócio com bairro social

Depois da reabilitação do Bairro de São Sebastião, na vila de Cinfães, levado a cabo pela Câmara Municipal, os moradores que regressaram às suas habitações foram confrontados com rendas semelhantes e mesmo mais elevadas do que as praticadas no mercado de arrendamento, acusa a Comissão Concelhia do PCP. A organização...

Zipline controverso

O PCP pretende que o Ministério do Ambiente esclareça se tem conhecimento dos reais impactos ambientais e paisagísticos da instalação de um Zipline/Tirolesa (cabo de 800 metros unindo duas torres) entre o promontório da Nazaré e a baixa da vila piscatória, e se tem conhecimento se as necessárias medidas de segurança para...

Mora não pode ficar sem CTT

«Apesar da luta da população e das autarquias, que o PCP saúda, não foi possível travar, para já, o encerramento dos Correios. Todavia, importa sublinhar que a criminosa privatização levada a cabo pelo PSD/CDS, a que o Governo minoritário do PS se recusa a pôr termo, não é nem pode ser irreversível. Para o PCP, o...

Reabre na Parede a casa do Partido

O Centro de Trabalho do PCP na Parede, concelho de Cascais, voltou a abrir portas após semanas de obras de requalificação, conservação e limpeza do espaço, efectuadas a pulso militante por camaradas e amigos do Partido. Para assinalar o momento, a Organização de Freguesia do PCP promoveu, dia 11, um plenário de...