Comunistas de Almada recordam Maria Carvalho

«Maria da Silva Carvalho – uma mulher comunista» é o título da exposição que está patente no Centro de Trabalho concelhio de Almada desde o passado dia 11, data em que a homenageada faria 93 anos: em cinco painéis recorda-se aspectos centrais da vida de Maria Carvalho e destaca-se a sua dedicação, firmeza e sensibilidade humana.

A exposição traça o percurso de Maria Carvalho recorrendo fundamentalmente às suas próprias palavras, em diversas entrevistas que foi dando ao longo dos anos a historiadores e jornalistas. A entrada para o MUD Juvenil, a passagem à clandestinidade, a defesa das casas clandestinas, a separação dos filhos, a dedicação sem limites, a revolução, as lutas pelos direitos das mulheres e pela paz, o movimento cultural, tudo isso sobressai do conteúdo dos painéis.

O facto de Maria Carvalho, falecida em 2016, ter desempenhado tarefas durante décadas em Almada fez com que a iniciativa fosse particularmente emotiva, pois ali estiveram dezenas de camaradas que com ela partilharam tarefas, combates, momentos de convívio e que o testemunharam através de um vídeo exibido no início da homenagem ou presencialmente, em diversas intervenções. A militante dedicada, a contadora de histórias, a frequentadora de teatro, a referência para gerações de jovens comunistas – todas estas vertentes de Maria Carvalho foram explicitadas nos vários depoimentos.

A encerrar a sessão interveio Antónia Lopes, do Comité Central, que, enquanto militante e dirigente do Partido no concelho de Almada durante muitos anos, foi ela própria testemunha privilegiada da abnegação e simplicidade de Maria Carvalho.




Mais artigos de: PCP

Pressão para reverter a decisão do povo britânico

BREXIT A rejeição do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia, pelo Parlamento britânico, visa «reverter» a «decisão tomada pelo povo» daquele país, «desrespeitando a sua vontade soberana», considera o PCP.

Encontro com CCP

«Esperamos que o Governo tenha outra atitude e outra compreensão, perante a necessidade absoluta de corresponder a anseios legítimos e que são conhecidos», disse ontem Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, a propósito do encontro entre delegações do Partido e da Comissão Coordenadora...

Cuidados continuados no Lorvão é, para os comunistas, a solução

A Comissão Concelhia de Penacova do PCP rejeita a intenção do Governo de instalar um hotel na zona do antigo Hospital Psiquiátrico que funcionou, até 2012, no Mosteiro do Lorvão. Para os comunistas, «o único programa que pode fazer reviver» o imóvel é o «proposto pelo Movimento + Saúde» e «passa pela requalificação do...

PCP contesta parque no Rossio de Aveiro

Conhecidos estudos que parecem confirmar a possibilidade técnica de construção de estacionamento em cave no Rossio de Aveiro, a Comissão Concelhia de Aveiro do PCP reagiu frisando que «além das dúvidas sobre método e qualidade da prospecção arqueológica e de geotecnia, permanecem perros e defeitos, injustificados, que...