Desenvolvimento do distrito do Porto em debate
Os candidatos da CDU do Porto estiveram reunidos no passado dia 14 com a direcção da União de Sindicatos do Porto, da CGTP-IN. No encontro foi possível aprofundar o conhecimento sobre situações concretas dos diversos sectores de actividade do distrito e, ao mesmo tempo, comprovar a importância da acção decisiva da luta dos trabalhadores e da intervenção da CDU, na Assembleia da República, para a reposição de direitos e rendimentos para o povo português.
Tanto a CDU como a estrutura sindical reconhecem que, apesar dos avanços alcançados, os baixos salários, a precariedade, os ataques à contratação colectiva e as desigualdades sociais continuam a ser os traços mais marcantes no mundo do trabalho: o distrito do Porto possui 55,3 por cento dos desempregados da zona Norte e 22,9 por cento do total de desempregados do País. «Apesar da situação ter sido já mais dramática, continua a merecer atenção e medidas», refere a nota de imprensa lançada pela CDU.
Os candidatos da coligação PCP-PEV por este círculo eleitoral consideram que o Porto tem condições únicas para contribuir para o desenvolvimento do País, no quadro de um modelo de desenvolvimento que assente na valorização do trabalho e na subida dos salários, no estímulo da actividade económica e da produção nacional, no combate à pobreza e na promoção da melhoria das condições de vida.
Para além das propostas de âmbito nacional, a CDU apresentou já um conjunto de medidas que, atendendo às especificidades e potencialidades regionais, são estratégicas para o distrito do Porto. Entre elas destaca-se a criação de um Observatório da Pobreza e Exclusão Social no Porto, que estude as causas e consequências e que proponha medidas de combate, e a promoção da produção regional.