Editorial
Opinião
Actual

A falta que a escola faz

Iniciou-se esta semana o novo ano escolar. É, sem dúvida, um passo positivo, devendo assegurar-se os meios necessários (nomeadamente os...
Actual

Números…

Os títulos dos jornais e as aberturas dos noticiários já lançaram o mote: «estamos na segunda vaga». Aumenta novamente a intensidade mediática...
Actual

A montanha pariu um papo-seco

É difícil imaginar quem, senão o PCP, teria condições para enfrentar uma violenta e prolongada campanha como aquela que ao longo de 4 meses se...
Crónica Internacional

Amílcar Cabral:Uma aliança libertadora

Comemoramos este ano o 45.º aniversário da independência dos povos africanos submetidos ao jugo colonial português. Uma efeméride que foi...
A talhe de foice

Os ausentes

«Setembro marca o regresso das lutas e a busca por alternativas para vencer a crise»: quem o afirma é o Bloco de Esquerda, na convocatória...
PCP

Encontro marcado na 45.ª Festa do Avante!

A Festa do Avante! de 2020 constituiu um notável êxito do colectivo partidário, uma importante demonstração de determinação e militância que importa valorizar e projectar para a intervenção futura.

Em Foco

João Ferreira: a candidatura que dá voz aos valores de Abril

ELEIÇÕES João Ferreira, membro do Comité Central e deputado ao Parlamento Europeu, é candidato a Presidente da República. O anúncio foi feito no sábado, 12, por Jerónimo de Sousa, após a reunião do Comité Central do Partido realizada nesse mesmo dia.

PCP

PCP leva hoje ao Parlamento controlo público do Novo Banco

INICIATIVA «Se é o Estado quem paga as contas do Novo Banco (NB), deve ser o Estado a controlar os seus destinos», reafirma o PCP, que leva hoje à AR um projecto de resolução para a nacionalização daquela entidade financeira.

VI Congresso do PCP: caminho aberto para a Revolução de Abril

LEGADO A aprovação do Programa para a Revolução Democrática e Nacional, e o que ele representou na evolução do País até ao 25 de Abril de 1974 e para lá dele, coloca o VI Congresso do PCP, realizado em 1965 (o último na clandestinidade), na galeria dos acontecimentos maiores da vida do Partido e da história recente de Portugal.

O velho normal

Desde meados de Maio que, nesta coluna, só por uma vez não referimos a campanha mediática orquestrada contra a Festa do Avante! e contra o...
Trabalhadores

CGTP-IN incrementa reivindicação e luta

EXIGÊNCIA O aumento geral dos salários e pensões, a segurança no emprego, a dinamização da contratação colectiva e a construção de um novo rumo para o País ganham hoje mais actualidade e premência.

Unidade e firmeza derrotaram despedimentos

EXEMPLOS Foi possível defender quase uma centena de postos de trabalho, na empresa da Siemens que, no Aeroporto de Lisboa, assegura o funcionamento de tapetes rolantes e na Fundação D. Pedro IV.

TVDE precisa de regulamentação

A convenção colectiva de trabalho aplicável ao transporte ligeiro de passageiros deve ser extensível a todos os trabalhadores motoristas que...
Nacional

CDU é a alternativa política de futuro para os Açores

REGIONAIS A CDU entregou, no dia 9 de Setembro, a lista dos seus candidatos pelo círculos eleitoral da ilha de São Miguel e regional da Compensação às eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA).

Europa

PCP dinamiza defesa do multilinguismo no PE

CARTA Os deputados do Partido Comunista Português no Parlamento Europeu dinamizaram uma carta aberta em defesa do princípio do multilinguismo. A União Europeia tem 24 línguas oficiais mas mais de metade delas continua a não ter interpretação.

Internacional

Washington agrava relações com Pequim

DIFAMAÇÃO A China deplorou o afã dos Estados Unidos em difamar as forças armadas chinesas com um relatório que desvirtua a estratégia de defesa do país asiático.

Pós-surrealismo

Esta semana, o jornalista Bob Woodward divulgou vários excertos das gravações das suas conversas com Trump durante...
Temas

Comunistas ucranianos intervêm na semi-legalidade

Artigo de acesso livre

Alvo de um processo de ilegalização e constrangido por sérios obstáculos à sua intervenção, o Partido Comunista da Ucrânia (PCU) não desiste, explicou ao Avante! Viktoria Georgiievska, que alertou ainda para o perigo de a Bielorrússia se transformar numa nova Ucrânia.

«É fundamental criar mobilização social»

Responsável das relações internacionais do Partido Comunista de Espanha (PCE) e deputado no Parlamento Europeu, Manuel Pineda esteve na Festa do Avante!. Fala aqui da situação no seu país e das prioridades dos comunistas espanhóis.

O PAIGC confunde-se com o povo

Domingos Simões Pereira é presidente do PAIGC e sê-lo-ia também da República da Guiné-Bissau não fosse a usurpação do poder por outro candidato, apoiado pelos militares e por países como o Senegal. Ao Avante!, deu conta da situação que se vive no país e manifestou a sua confiança no povo guineense para repor a normalidade democrática.

Argumentos
Memória
Aconteceu

Operafest termina com sucesso

A primeira edição do festival de ópera Operafest começou no dia 21 de Agosto e terminou no sábado passado. Foram mais de três mil as pessoas...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Quinta-feira – 17 de Setembro LISBOA 18h00 –...
Resumo da Semana

Quinta-feira

CGTP-IN reivindica aumento geral dos salários de 90 euros para 2021 e do salário mínimo nacional para 850 euros a curto prazo # Uniões dos sindicatos de Castelo Branco e da Guarda exigem reposição dos preços dos passes sociais na Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela # Governo venezuelano anuncia reabertura dos transportes terrestre entre as diversas regiões do país e a reabertura dos aeroportos para voos nacionais.

A semana em resumo

Frases

“Nunca como agora foi tão clara a relevância de uma saúde pública acessível a todos.” (Pedro Ivo...