Valorizar o Hospital Visconde de Salreu

À ex­cepção do PS, que se abs­teve, todas as ban­cadas par­la­men­tares vo­taram fa­vo­ra­vel­mente a re­co­men­dação do PCP ao Go­verno para que este va­lo­rize o Hos­pital Vis­conde de Salreu, em Es­tar­reja. Pro­jectos de re­so­lução com o mesmo in­tuito do PEV, BE e PSD ob­ti­veram igual apro­vação.

A de­sen­ca­dear estas ini­ci­a­tivas le­gis­la­tivas es­teve uma pe­tição na qual os subs­cri­tores, re­flec­tindo uma pre­o­cu­pação da ge­ne­ra­li­dade da po­pu­lação quanto ao de­sin­ves­ti­mento de quem sido alvo aquela uni­dade de saúde, pedem uma in­flexão de ca­minho e a sua «re­a­ber­tura».

E têm razão para o fazer, tendo em conta que aquele hos­pital, pela sua lo­ca­li­zação, per­mi­tiria prestar as­sis­tência a um con­junto muito sig­ni­fi­ca­tivo da po­pu­lação, não apenas da­quele con­celho mas de parte de ou­tros li­mí­trofes, como Mur­tosa, Aveiro, Al­ber­garia-a-Velha e Oli­veira de Aze­méis.

Em causa está o facto de o hos­pital, desde há vá­rios anos, estar a ser des­va­lo­ri­zado, su­ba­pro­vei­tado, como atesta o aban­dono de vá­rias va­lên­cias de pres­tação de cui­dados de saúde à po­pu­lação, des­tacou o de­pu­tado co­mu­nista An­tónio Fi­lipe. O que levou a que esta uni­dade de saúde não dis­ponha hoje dos meios com­ple­men­tares de di­ag­nós­tico, nem de um «ser­viço de ur­gência por mais bá­sico que seja», la­mentou o par­la­mentar do PCP, fa­zendo notar que as pes­soas são assim obri­gadas a re­correr a uni­dades hos­pi­ta­lares de maior di­mensão, no­me­a­da­mente ao Hos­pital de Aveiro.

A questão as­sume con­tornos mais graves se se pensar, como foi lem­brado, que Es­tar­reja é um con­celho atra­ves­sado por au­to­es­tradas com grande si­nis­tra­li­dade ro­do­viária (A1 e A29) e al­berga um grande parque in­dus­trial de in­dús­tria quí­mica com vá­rias cen­tenas de tra­ba­lha­dores.

Daí que a va­lo­ri­zação do Hos­pital Vis­conde Salreu, re­qua­li­fi­cando o edi­fi­cado, do­tando-o de um ser­viço de ur­gência bá­sica e de meios com­ple­men­tares de di­ag­nós­tico, seja, na pers­pec­tiva do PCP, a única opção que me­lhor res­ponde às ne­ces­si­dades da po­pu­lação.




Mais artigos de: Assembleia da República

Perdões fiscais de milhões favorecem infractores

O PCP requereu com carácter de urgência a audição na AR do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais sobre a divulgação de uma versão provisória do relatório da Autoridade Tributária sobre Regimes Excepcionais de Regularização Tributária (RERT). Da leitura desse texto preliminar, segundo a carta do deputado...

Prazos fiscais das MPME

O PCP inquiriu o Governo sobre a disponibilidade deste para alargar o prazo relativo ao cumprimento da entrega da declaração periódica de IVA referente ao 4.º trimestre de 2020. Numa pergunta dirigida esta segunda-feira, 8, ao ministro de Estado e das Finanças, os deputados comunistas Duarte Alves e Bruno Dias indagam...

Pela escola a que aspira Fernão Ferro

Obteve a recente aprovação do Parlamento, com a abstenção do PS e os votos favoráveis de todas as outras bancadas, o projecto de resolução do PCP que recomenda ao Governo a construção de uma escola básica (2.º e 3º ciclo) e secundária em Fernão Ferro, no Seixal. Iniciativas sobre a mesma matéria do PEV, BE, PAN,CDS e PSD...