Editorial

PELA POLÍTICA QUE O PAÍS PRECISA

Artigo de acesso livre

Ainda sob o impacto positivo da manifestação nacional convocada pela CGTP-IN que, no passado dia 20 de Novembro trouxe à Avenida da Liberdade em Lisboa milhares e milhares de pessoas numa grandiosa acção de luta convergente pelo aumento geral dos salários, pelas 35 horas para todos, pela erradicação da precariedade e em defesa da contratação colectiva, prossegue a luta dos trabalhadores em torno da acção reivindicativa nas empresas e locais de trabalho e a luta das populações em defesa dos seus interesses, em particular do Serviço Nacional de Saúde – sujeito a um autêntico processo de assalto e destruição, com influência de diversos sectores em convergência com os interesses dos grupos económicos que vivem do negócio da doença – e dos serviços públicos.

É neste quadro que avança a preparação da importante batalha política das eleições legislativas de 30 de Janeiro, em que se inseriram, nas duas últimas semanas, a definição e divulgação dos primeiros candidatos da CDU pelos 22 círculos eleitorais e a realização de inúmeras iniciativas da Coligação Democrática Unitária, com destaque para o jantar/comício na Madeira na sexta-feira passada e a sessão pública anteontem em Campo Maior, com a participação do Secretário-geral do PCP.

No mesmo sentido, hoje mesmo, terá lugar em Lisboa o Acto Público «CDU – Força decisiva ao teu lado todos os dias».

O PCP irá desenvolver a sua intervenção nesta batalha eleitoral, a partir dos problemas concretos dos trabalhadores e do povo, afirmando respostas e soluções para uma política alternativa. Uma alargada intervenção junto dos trabalhadores e das populações, nas ruas e nos locais de trabalho, com a elaboração e divulgação de propostas no plano eleitoral, com uma intensa acção de esclarecimento e mobilização para o voto na CDU. Uma intervenção confiante na força que têm o percurso e as soluções que o PCP e a CDU apresentam ao povo português e vão ao encontro das suas genuínas aspirações.

Enquanto o PS, PSD e CDS (e os seus sucedâneos) vão concertando posições e arrumando forças para prosseguir a defesa dos interesses do grande capital, o PCP e a CDU tudo fazem e vão continuar a fazer para responder aos problemas do País e construir soluções para os enfrentar. É o caso dos avanços registados na gratuitidade das creches, por proposta do PCP recentemente aprovada na Assembleia da República, e que só não vai mais longe, como propunha e defende o Partido (gratuitidade assegurada rapidamente e sem mais elementos de atraso para todas as crianças e criação de uma rede pública de creches capaz de garantir vagas a todas as crianças), porque o PS e o PSD rejeitaram essas soluções.


Prosseguem também as comemorações do Centenário do Partido Comunista Português com uma grande diversidade de iniciativas por todo o País, com destaque para o espectáculo realizado no domingo passado na cidade do Porto, que deixou o Teatro Rivoli a transbordar de entusiasmo, força e confiança no futuro.

Foi de facto um espectáculo que contou com a participação de cerca de uma centena de artistas, que, pela arte, deram expressão a uma das dimensões da democracia avançada – a democracia cultural – que o PCP preconiza e propõe ao povo português. Como sublinhou Jerónimo de Sousa na sua intervenção, «ao longo de praticamente toda a sua história, o nosso Partido tem acompanhado e intervindo sobre as questões da cultura, exprimiu publicamente opinião acerca das dinâmicas e políticas culturais, reivindicou a democratização da cultura e combateu a sua elitização e isolamento em relação às aspirações populares.»

Entretanto, desenvolve-se a acção de reforço orgânico do PCP – com prioridade para a responsabilização de quadros, para o recrutamento e para o trabalho de fundos –, condição indispensável para a concretização de uma política alternativa que resolva os problemas do País.


É também no plano desta intensa actividade que se insere a reafirmação da solidariedade de sempre do PCPpara com a Palestina e a luta do povo palestiniano pelos seus direitos inalienáveis e do apelo ao reforço da solidariedade do povo português com a causa nacional da Palestina, no passado dia 29 de Novembro, quando se realizaram acções de solidariedade com aquele povo promovidas pelo movimento da paz e da solidariedade.

 

Como sublinha o comunicado da reunião do Comité Central de 21 de Novembro e a vida todos os dias vai comprovando, «o reforço do PCP e da CDU é o elemento decisivo para combater a política de direita e abrir caminho a uma política determinada pelos interesses dos trabalhadores, do povo e do País.»


Opinião
Crónica Internacional

Manigâncias antidemocráticas

O presidente dos EUA, Joe Biden, irá promover uma dita «cimeira para a democracia», nos dias 9 e 10 de Dezembro. Esta farsa e o seu real...
Actual

Pezinho e creche

Foi anunciado na semana passada o número de testes do pezinho realizados nos primeiros dez meses do ano: 65637, menos 6 mil do que no ano...
Actual

A malta não quer é trabalhar

A imprensa indigna-se com as suas próprias mentiras: nem por 2000 euros a malta quer trabalhar; milhares de anúncios de emprego sem qualquer...
A talhe de foice

Peão de brega

Foi preciso três dezenas de mortos no Canal da Mancha para que a tragédia dos migrantes na Europa voltasse a ser recentrada. Após semanas de...
PCP

Com confiança e determinação por um Portugal com futuro

Artigo de acesso livre

Vivemos tempos que nos convocam a enfrentar o peso do negativismo desenvolvido pela ideologia dominante, usando os meios ao seu dispor, visando a desistência, o conformismo e a resignação. Inserido nesta dinâmica, há quem não se coíba de usar a epidemia para agigantar medos.

Em Foco

Alegria e confiança no espectáculo comemorativo do Centenário do PCP

Artigo de acesso livre

A cidade do Porto acolheu, no domingo, 28, um espectáculo único, de uma beleza singular, comemorativo do Centenário do PCP, onde se revelou a importância da cultura como componente intrínseca da democracia e dos factores da transformação da realidade. Às diversas expressões artísticas, da poesia à dança, à música clássica e popular, ao jazz, ao fado e às mornas, juntou-se a força da luta dos trabalhadores e do povo.

«Continuaremos certos que o futuro tem Partido, pelo seu ideal, pelo seu projecto, porque esta é força da esperança que está todos os dias ao teu, ao vosso e ao nosso lado em todos os domínios da nossa vida colectiva», sublinhou o Secretário-geral do PCP.

CDU

No Porto, com confiança

A CDU apresentou publicamente na sexta-feira, 26, os seus cinco primeiros candidatos pelo círculo eleitoral do...
PCP

Defesa do ambiente ou dos lucros privados?

Analisando com profundidade as conclusões da recente Cimeira do Clima (COP26), o PCP sublinha a insuficiência dos seus objectivos e realça a discussão que não se fez, sobre a urgência de uma mudança de políticas e não só na esfera ambiental.

Comemorações do Centenário prosseguem

Na Marinha Grande, em Barcelos e no Seixal, os 100 anos do PCP foram evocados este fim-de-semana com iniciativas que continuam a suscitar ampla participação.

Concretizar a igualdade combater todas as violências

«Assinalar o dia para a eliminação da violência sobre as mulheres não é evocar uma efeméride, mas manifestar apoio à luta das mulheres contra a exploração laboral, as desigualdades, discriminações e violências», nota o PCP, que reafirmou «o seu compromisso com os direitos das mulheres assente numa política alternativa».

Garantir direitos a pais e crianças

Depois de o Governo anunciar o adiamento em uma semana do início do 2.º período lectivo, o PCP quer que o Governo assegure que os pais com...
Trabalhadores

Greve na Casa da Música

«Discriminações salariais, falsos contratos a termo e recibos verdes, horários de trabalho abusivos, ausência de...

Greve na Santa Casa de Lisboa

Em dia de greve, trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia reuniram-se, ao final da manhã de 19 de Novembro, em...

ADSE motiva abaixo-assinado

Em defesa de uma ADSE pública, como um direito dos trabalhadores e aposentados da Administração Pública, para que...
Assembleia da República
Nacional

Portugueses reafirmam solidariedade com o povo palestiniano

Centenas de pessoas afirmaram na terça-feira, em Lisboa, no Porto e em Coimbra, a sua posição em defesa da paz e pelo fim da ocupação e dos crimes perpetrados por Israel, em três iniciativas onde se assinalou o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano.

URAP homenageou Centenário do PCP

As gerações que não viveram no fascismo devem conhecer as histórias dessas décadas de opressão e a história da resistência antifascista, na qual se destaca a exemplar actividade do PCP.

Europa

Metalúrgicos de Cádis conquistam aumentos

Os sindicatos dos trabalhadores metalúrgicos da baía de Cádis, na Andaluzia, após nove dias de greve e manifestações, chegaram no dia 25 de Novembro a um acordo com a entidade patronal do sector, a Federação de Empresários Metalúrgicos da província de Cádis (Femca).

Não PACtuamos!

Diariamente assistimos a reivindicações dos agricultores e produtores cujos rendimentos são demasiado baixos para enfrentar o aumento dos...
Internacional

Comunistas solidários com o povo palestiniano

Por iniciativa do Partido do Povo Palestiniano e do Partido Comunista de Israel, diversos partidos comunistas, entre os quais o Partido Comunista Português, subscreveram uma declaração conjunta no Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano, assinalado a 29 de Novembro.

Marcha pela Pátria apoia democracia na Bolívia

Face às manobras golpistas da direita na Bolívia, o Movimento Ao Socialismo organizou uma marcha popular de vários dias para apoiar a democracia no país e o presidente Luis Arce e seu governo.

Um lobo e um cordeiro, num armazém

«Provas de fraude eleitoral generalizada». Foi com esta justificação que o Conselho Nacional de Relações do Trabalho (NLRB, na sigla inglesa)...
Argumentos
TVisto

Amiga

A televisão vem fazendo o seu trabalho que na circunstância é de prevenção e ajuda, justificadamente se diria até que de amizade: informa-nos...
Memória
Sugestões da semana

Sugestões da semana

Infância Era uma vez ou lá o que é, teatro e dança numa comédia burlesca pelo Teatro Extremo. Sábado, 4, 21h30, para maiores de seis anos....
Aconteceu

Mário de Carvalho condecorado

O escritor português Mário de Carvalho foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante, reconhecimento público atribuído por uma longa...

Bronze nos mundiais de trampolim

As atletas Beatriz Martins e Catarina Nunes conquistaram, com 46,670 pontos, a medalha de bronze na final de trampolim sincronizado feminino...

Cuba celebra Cante Alentejano

A Câmara Municipal de Cuba assinalou o 7.º aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela...

Telma Monteiro conquista ouro

A judoca portuguesa Telma Monteiro conquistou, no dia 26, a medalha de ouro no Grand Slam de Abu Dhabi, cidade dos Emirados Árabes Unidos, na...

Vitorino Salomé distinguido

A Sociedade Portuguesa de Autores atribuiu, no dia 29, o Prémio Pedro Osório ao músico português Vitorino Salomé pelo álbum Crónicas da flor...

Reuniões e iniciativas

Artigo de acesso livre

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP ____________________   Quinta-feira – 2 de Dezembro...

A semana em resumo

Frases

Frases

“O que os governantes nos vendem, particularmente os de direita, são as virtudes das ‘carreiras de portfólio’, das permanentes transições...

Frases