Atrasos nas ajudas a deficientes das forças armadas

O PCP pediu esclarecimentos sobre o atraso no fornecimento de ajudas técnicas e outros produtos médicos a deficientes das forças armadas, defendendo que esta situação e os problemas por ela originados «impõem respostas de natureza imediata por parte do Governo e das entidades envolvidas no processo».

Em pergunta dirigida esta segunda-feira, 22, à ministra da Defesa Nacional, o deputado comunista João Dias assinala que o referido atraso por parte do Laboratório Nacional do Medicamento tem causado «fortes constrangimentos» em quem necessita desses apoios, «tornando as suas condições de vida ainda mais difíceis».

Aliás, realça-se na missiva, trata-se de um problema que é «recorrente» e relativamente ao qual não têm sido adoptadas as medidas capazes de o resolver de «forma estrutural».

A própria Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), observa o parlamentar do PCP, já se pronunciou sobre o problema, considerando que uma parte significativa do mesmo «está na intervenção do IASFA/ADM no processo de fornecimento, sempre gerador de confusões, já que se mistura, no mesmo órgão, as prescrições dos Deficientes das Forças Armadas, suportadas pelo OE e não sujeitas a quaisquer tabelas ou restrições», e o «apoio complementar à saúde da Famílias Militar, facultado através da ADM/IASFA, e sujeito às regras do SNS e da ADSE».

Daí o desafio lançado por João Dias ao Governo para que esclareça quais as «medidas de natureza imediata» que vai adoptar para resolver os atrasos identificados e evitar que se repitam no futuro.




Mais artigos de: PCP

Reforçar os meios, proteger a floresta

Numa conferência de imprensa realizada anteontem, 23, o PCP insistiu na necessidade de apoio imediato às vítimas dos incêndios e na adopção de medidas de fundo para elevar a capacidade de prevenção e resposta a novas ocorrências.

Atrasos prejudicam pessoas com deficiência

A recuperação dos atrasos no Atestado de Incapacidade Multiuso, agravados durante a epidemia, constitui para o PCP um importante instrumento de combate às desigualdades e ao empobrecimento das pessoas com deficiência.

Só uma rede pública garante a gratuitidade das creches a todos

Numa conferência de imprensa realizada no dia 19, o PCP reafirmou os seus compromissos com os direitos das crianças e dos pais: «Cumprir a Constituição, avançar nas creches gratuitas. Direitos das crianças, prioridade do Estado», foi o título escolhido para a declaração.

Hospital de Aveiro fecha Urgência de Obstetrícia

«A concretização do encerramento da urgência de obstetrícia no Hospital de Aveiro é a face visível e mais recente dos constrangimentos que têm afectado o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV)» e os utentes que este devia servir, denuncia a célula do PCP.

Podem sempre contar com o PCP

«Impõe-se promover o recrutamento de novos militantes como acção regular das organizações, que devem estimular os militantes a ter essa prática indispensável para o rejuvenescimento e reforço do Partido. Nesse sentido, e visando o aproveitamento das potencialidades existentes, o XXI Congresso...

PCP contra privatização de estacionamento

Num comunicado de 10 de Agosto, a Comissão Concelhia de Santarém do PCP critica as alterações verificadas no parque de estacionamento do Hospital Distrital de Santarém (HDS), decididas pelo Conselho de Administração: com a concessão ao SUCH, utentes e trabalhadores terão de pagar para estacionar, já a partir deste mês....

Opções incendiárias

Nas últimas semanas, os incêndios florestais assumiram um peso crescente nos noticiários – seja por via da área ardida este ano, pela persistência de vários incêndios que fustigaram zonas de inestimável património natural, como na Serra da Estrela, seja pelo apontar de falhas da Protecção Civil. A verdade é que não tem...