Partido avança para a Conferência

A pre­pa­ração da Con­fe­rência Na­ci­onal do PCP, con­vo­cada para os dias 12 e 13 de No­vembro sob o Lema «Tomar a ini­ci­a­tiva. Re­forçar o Par­tido. Res­ponder às novas exi­gên­cias», pros­segue de Norte a Sul do País.

Va­lo­rizar a mi­li­tância e in­ten­si­ficar a in­ter­venção são pri­o­ri­dades

Na Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Leiria (ORLei) do PCP estão agen­dadas 30 reu­niões, de entre as quais oito as­sem­bleias elec­tivas. Pre­tende-se dis­cutir a Con­fe­rência li­gada aos as­pectos con­cretos do re­forço de cada or­ga­ni­zação e da in­ter­venção do Par­tido e, nesse pro­pó­sito, na Ma­rinha Grande os mi­li­tantes pri­o­ri­zaram a dis­cussão de avançar no es­cla­re­ci­mento das ques­tões que mais afectam as fa­mí­lias e de­ci­diram avançar para uma cam­panha de es­cla­re­ci­mento sobre a in­ter­venção nas au­tar­quias e para a re­a­li­zação da as­sem­bleia da or­ga­ni­zação no pró­ximo ano.

Ainda na ORLei, na con­ce­lhia da Na­zaré, a pre­o­cu­pação é o re­forço or­gâ­nico do co­lec­tivo par­ti­dário, tendo fi­cado as­sente pre­parar a reu­nião magna da or­ga­ni­zação mas, até lá, re­cu­perar quo­ti­zação em atraso e apurar tra­ba­lha­dores a re­crutar num ter­ri­tório onde o PCP tem pres­tígio, um eleito na Câ­mara Mu­ni­cipal e gere uma fre­guesia. Já em Pe­niche e no Bom­barral, as as­sem­bleias elec­tivas e as as­sem­bleias das or­ga­ni­za­ções ocorrem em si­mul­tâneo, pelo que a dis­cussão anda em torno do for­ta­le­ci­mento do Par­tido em vá­rios do­mí­nios.

No dis­trito de Se­túbal, re­a­li­zaram-se as as­sem­bleias elec­tivas em Al­co­chete e no Sa­mouco. Na pri­meira, foram ex­pressas pre­o­cu­pa­ções para com a si­tu­ação in­ter­na­ci­onal e na­ci­onal, a ofen­siva ide­o­ló­gica e contra o PCP, mas os pro­blemas lo­cais ti­veram igual re­le­vância, tendo-se des­ta­cado as ca­rên­cias ao nível dos ser­viços pú­blicos e fun­ções so­ciais do Es­tado. No Sa­mouco, as pre­o­cu­pa­ções com o SNS também se ma­ni­fes­taram, tendo os mi­li­tantes de­ci­dido avançar para o es­cla­re­ci­mento po­pular, assim como no en­vol­vi­mento e res­pon­sa­bi­li­zação de qua­dros para a in­ter­venção po­lí­tica do Par­tido.

Ainda em Se­túbal, o pro­cesso pre­pa­ra­tório da Con­fe­rência Na­ci­onal, na sequência da re­a­li­zação da XIII As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Con­ce­lhia da Moita (ver foto), tem con­tri­buído bas­tante para o seu re­forço, não só pelas ques­tões con­cretas abor­dadas, como pelo re­forço dos or­ga­nismos de di­recção, que contam com a par­ti­ci­pação de novos qua­dros a as­sumir res­pon­sa­bi­li­dades. En­tres os temas que mais so­bres­saíram estão a va­lo­ri­zação da mi­li­tância e a ne­ces­si­dade de in­ten­si­ficar a in­ter­venção do Par­tido, nos planos ide­o­ló­gico, face à ofen­siva cres­cente, e po­lí­tico, tendo, neste âm­bito, fi­cado claras as pri­o­ri­dades lo­cais.

Razão

No Al­garve, as or­ga­ni­za­ções de Olhão e São Brás de Al­portel re­a­li­zaram a sua as­sem­bleia elec­tiva igual­mente com os olhos postos na as­sem­bleia de or­ga­ni­zação re­gi­onal, con­vo­cada para o início de De­zembro, pers­pec­ti­vando-se a su­pe­ração das di­fi­cul­dades or­gâ­nicas e or­ga­ni­za­tivas mas, em si­mul­tâneo, o re­forço da in­fluência entre pes­ca­dores e ma­ris­ca­dores e po­pu­lação, neste úl­timo caso in­ter­vindo sobre mo­bi­li­dade e ser­viços pú­blicos.

A Norte, na Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Bra­gança do PCP, de­correu o ple­nário elec­tivo das or­ga­ni­za­ções con­ce­lhias de Al­fân­dega da Fé, Car­ra­zeda de An­siães, Mi­ran­dela e Vila Flor. No pro­fícuo de­bate, re­alçou-se a razão e jus­teza da aná­lise e acção do Par­tido e a ne­ces­si­dade de apro­fundar a sua afir­mação e a trans­missão das ideias-chave, assim como a ur­gência de con­ti­nuar a in­tervir entre os micro e pe­quenos em­pre­sá­rios e pro­du­tores e em torno da de­fesa da água pú­blica.

Por fim, na Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Coimbra, já de­cor­reram as as­sem­bleias de Oli­veira do Hos­pital e das cé­lulas da Ad­mi­nis­tração Pú­blica Cen­tral (em si­mul­tâneo com as as­sem­bleias das res­pec­tivas or­ga­ni­za­ções, tendo so­bres­saído as pre­o­cu­pa­ções com as uni­dades do SNS); dos co­mu­nistas que in­tervêm na área da Cul­tura (de­ci­dindo-se apro­fundar a li­gação às es­tru­turas ama­doras); do Sector In­te­lec­tual (apon­taram-se ini­ci­a­tivas em de­fesa da car­reira do­cente); da Cé­lula do Con­ser­va­tório de Mú­sica de Coimbra (de­ci­diram editar o bo­letim).

Na con­ce­lhia de Coimbra, por seu lado, o co­lec­tivo de­cidiu pre­parar as­sem­bleias de or­ga­ni­zação de fre­guesia, numa linha de de­fesa dos Ser­viços Mu­ni­ci­pa­li­zados de Trans­portes Ur­banos e de­nun­ciar o pro­jecto Metro Mon­dego no que diz res­peito à des­truição da fer­rovia.



Mais artigos de: PCP

Governo entrega três mil milhões aos lucros com gás e electricidade

O PCP acusa o Go­verno de mo­bi­lizar atétrês mil mi­lhões de euros para «fi­nan­ciar os lu­cros mi­li­o­ná­rios das ener­gé­ticas», uma vez que deixa de fora destes apoios os con­su­mi­dores do­més­ticos e opta por manter in­to­cá­veis mar­gens e fi­xação dos preços.

PCP debateu Justiça

Militantes e amigos do PCP e membros de associações sindicais do sector estiveram, sexta-feira, 7, na Casa da Escrita, em Coimbra, à conversa sobre a Justiça com o advogado Rui Mendes e com João Oliveira, membro da Comissão Política do PCP. A iniciativa «pretendeu debater os principais...

Aprender, crescer e construir com o Partido

Mafalda escolheu falar acerca do receio que muitos amigos e simpatizantes da JCP e do PCP parecem ter em dar o passo da adesão: «Às vezes temos aquele medo de não estarmos preparados ou de que não sabemos o suficiente», confidencia. «O primeiro passo para enfrentar isso é falar com as pessoas,...

Conferência é já no próximo sábado

Como o Avante! noticiou na sua edição da semana passada, a Conferência «Uma visão universal e progressista da história – a actualidade da obra de José Saramago» realiza-se no próximo sábado, entre as 10h30 e as 17h30, no Auditório da Escola Secundária Camões, em Lisboa. Baseando-se nos seus...