Rússia, RPD da Coreia e Vietname reforçam relações
O presidente russo, Vladimir Putin efectuou visitas de Estado à República Popular Democrática da Coreia (RPDC), nos passados dias 18 e 19, e à República Socialista do Vietname, nos dias 19 e 20. Em Pyongyang e Hanói, reuniu-se com os mais altos dirigentes coreanos e vietnamitas, para promover o reforço da cooperação entre a Rússia e os dois países asiáticos, cujos povos estão ligados por históricos laços de amizade.
O acordo com a RPDC, para além da assistência militar mútua em caso de agressão, articulará as relações bilaterais «na procura de uma nova ordem multipolar contrária às tentativas hegemónicas dos Estados Unidos da América». O presidente do Comité de Assuntos Estatais da RPDC, Kim Jong Un, considerou que o Acordo de Associação Estratégica Integral assinado entre a RPDC e a Rússia tem «um carácter verdadeiramente construtivo, orientado para o futuro, de natureza exclusivamente pacífica e defensiva, desenhado para proteger e defender os interesses básicos dos povos de ambos os países».
O novo acordo substitui o Tratado de Amizade e Assistência Mútua, de 1961, e o Tratado de Amizade, Boa Vizinhança e Cooperação, de 2000, assim como as declarações bilaterais de Moscovo (2000) e Pyongyang (2001).
Consolidar os laços Rússia-Vietname
O Vietname e a Rússia afirmaram em Hanói a vontade de avançar no sentido de consolidar a sua associação estratégica integral, ao aprovar uma declaração conjunta por ocasião da visita do presidente Vladimir Putin.
O chefe do Estado vietnamita, To Lam, afirmou que nas conversações havidas ambas as partes acordaram as principais orientações e medidas destinadas a fortalecer os laços na base da confiança e vantagens mútuas, da igualdade e da não interferência nos assuntos internos de cada um dos países.
Decidiram também fortalecer a confiança política mediante o intercâmbio de delegações de distintos níveis, em especial de alto nível, e realizar negociações que permitam melhorar o Acordo de Livre Comércio entre o Vietname e a União Económica Eurasiática.
As duas partes coincidiram em fortalecer a cooperação nos sectores da energia, dos transportes, da ciência, tecnologia e inovação, da educação e formação profissional, contribuindo para o crescimento económico.
Pela sua parte, Putin valorizou as conversações com To Lam, que se desenvolveram «num ambiente bom e substancial» e realçou que esta visita teve como objectivo continuar a consolidar e fortalecer a associação estratégica integral entre a Rússia e o Vietname.
Além das conversações com o seu homólogo vietnamita, To Lam, Putin reuniu-se com o Secretário-Geral do Partido Comunista do Vietname, Nguyen Phu Trong, com o primeiro-ministro Pham Minh Chinh e com o presidente do parlamento, Tran Thanh Man.