Mais CDU para viver melhor em Guimarães

O largo de Donães encheu-se no domingo para a apresentação pública de Mariana Silva, 43 anos, como candidata da CDU a presidente da Câmara Municipal de Guimarães. Inês Rodrigues, 23 anos, encabeça a lista à Assembleia Municipal (AM).

Tornar os transportes públicos mais acessíveis

Mariana Silva, do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), avançou com meta de «conquistar o lugar da vereação» para «tirar a maioria ao PS que teve mais um mandato baseado em muitas promessas, em muitos anúncios e pouca resolução daquilo que são as dificuldades dos vimaranenses e de quem escolheu viver aqui».

A licenciada em Ensino de Português pela Universidade do Minho destacou algumas propostas da CDU para Guimarães, como «mais e melhor habitação, a preços sociais, que garantam o direito a um tecto com dignidade». Tornar «os transportes públicos mais acessíveis com a concretização do passe intermodal que permita a deslocação a preços acessíveis nas ligações no concelho e com os concelhos vizinhos» e apoiar as micro, pequenas e médias empresas são outras medidas dadas a conhecer por Mariana Silva, que é membro da AM em sucessivos mandatos, desde 2009 até 2021, sendo líder de bancada da CDU no último mandato.

Foi eleita na Assembleia da União de Freguesias de Oliveira do Castelo, São Paio e São Sebastião de 2013 a 2021; deputada da Assembleia da República pelo PEV, de 2019 a 2022.

É membro do Conselho Nacional do MDM e estudante da pós-graduação One Health da Escola Superior Agrária Refóios do Lima.

Compromisso

Na sessão, Inês Rodrigues, do PCP, reforçou que «mesmo sem ter um vereador neste último mandato, a verdade é que continua a ser à porta dos eleitos da CDU que as populações correm para expor os seus problemas». A técnica superior, licenciada em Geografia e Planeamento pela Universidade do Minho, é estudante de mestrado em Riscos e Protecção Civil na mesma instituição. É, também, membro da Direcção Nacional da JCP; da Comissão Concelhia de Guimarães e da Direcção da Organização Regional de Braga do PCP; do MDM, do CPPC; eleita na AM de Guimarães.

 



Mais artigos de: Nacional

Acção nacional da CDU arranca no sábado

A CDU, força que vê o «futuro com confiança», leva a cabo, de 31 de Maio a 7 de Junho, uma acção nacional de afirmação do seu projecto autárquico de «Trabalho, Honestidade e Competência».

Estudantes do ensino superior afirmam o caminho que se exige

Sob o mote «Venha Quem Vier, Não Recuamos!», diversas estruturas representativas do movimento associativo estudantil, que tinham já construído o apelo «Não Recuamos, Gratuitidade Já!», tendo este desaguado na manifestação nacional do passado dia 24 de Março, avançaram com nova semana de luta, animada por centenas de estudantes em vários pontos do País, entre 21 e 28 de Maio.

Município de Santiago do Cacém pede intervenção urgente na EN 120

Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, reiterou, em ofício enviado na passada semana à Infra-estruturas de Portugal (IP), o pedido de intervenção urgente na Estrada Nacional (EN)120, especificamente entre a localidade de Cruz de João Mendes e a cidade de Santiago...

Experiência autárquica para Castro Verde

A CDU anunciou que a sua candidata a presidente da Câmara Municipal (CM) de Castro Verde é Ana Paula Baltazar, inspectora do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, actividade que exerce desde 2000. Tem acompanhado o trabalho dos eleitos da CDU no Poder Local e presidiu à Assembleia...

Construir um concelho de Leiria justo, desenvolvido e participado

O professor de história Nuno Violante, 49 anos, é o candidato da CDU a presidente da Câmara Municipal de Leiria. O membro da Comissão Concelhia de Leiria do PCP, é formado em História pela Universidade de Évora e tem uma pós-graduação em Ciências Documentais no ISLA. Participa na Assembleia...