Coligação PCP-PEV entrega listas às autárquicas de Lisboa
A CDU entregou no dia 30 de Julho, no Tribunal, as listas de candidatos às eleições autárquicas de 2025 para a Câmara Municipal de Lisboa, Assembleia Municipal e 24 freguesias da capital, num total de 694 candidaturas.
A delegação que formalizou a entrega incluiu João Ferreira, candidato à presidência da Câmara Municipal (CM) de Lisboa, Sofia Lisboa, cabeça-de-lista à Assembleia Municipal (AM), e Francisco Mendes, mandatário concelhio da candidatura.
A Coligação PCP-PEV sublinha o carácter plural e inclusivo das listas, que contam com mais de 160 candidatos independentes. Esta participação alargada reforça a imagem de uma frente unitária e popular, representativa da diversidade e dos anseios da cidade.
As listas da CDU incluem candidatos ligados a vários sectores da sociedade, entre os quais dirigentes associativos, representantes de movimentos de massas, trabalhadores de diferentes áreas – incluindo do município – e ainda dirigentes sindicais e estudantis. A Coligação afirma que estes candidatos estão «ligados à vida e às aspirações da população» e «conhecem a realidade da cidade de Lisboa».
A composição das listas reflecte também uma forte paridade de género: 49% dos candidatos são homens e 51% são mulheres. Das 26 listas apresentadas, 13 são encabeçadas por mulheres, sendo uma mulher a segunda candidata à CM e duas mulheres as primeiras candidatas à AM.
A CDU sublinha ainda o equilíbrio entre experiência e renovação, conjugando candidatos com provas dadas em anteriores mandatos com outros que se candidatam pela primeira vez. A candidatura afirma-se como espaço de convergência, alternativa e transformação, comprometida com uma «Lisboa a que todos tenham direito».
Trabalho, Honestidade e Competência
A CDU está a proceder à entrega das suas listas aos órgãos autárquicos dos 308 concelhos do País, como já aconteceu em:
Barreiro
Odivelas
Santarém
Alpiarça
Seixal
Coruche