Força indispensável ao futuro da Horta e Ponta Delgada
A CDU anunciou a candidatura de Paula Decq Mota, 46 anos, professora, à presidência da Câmara Municipal da Horta. Licenciada em Matemática – Ramo Educacional, pós-graduada em Administração e Planificação da Educação e mestre em Matemática para Professores, lecciona na ES Manuel de Arriaga e tem colaborado na formação de docentes.
É dirigente do SPRA (no qual coordena a Área Sindical do Faial), da União de Sindicatos da Horta e da CGTP-IN Açores. Integra os Conselhos Nacionais da FENPROF e da CGTP-IN.
Coordena a Comissão de Ilha do Faial e integra a Direcção Regional do PCP. Foi eleita na Assembleia de Freguesia da Matriz (2013-17), tesoureira da respectiva junta e cabeça-de-lista à Câmara da Horta em 2017 e 2021. Colabora com a imprensa local.
Para a Assembleia Municipal, a CDU apresenta André Goulart, 32 anos, docente não-profissionalizado e formador na Escola Profissional da Horta. Licenciado em Ciências da Comunicação e pós-graduado em Comunicação Estratégica para Autarquias, já foi jornalista e desenvolveu actividade na Associação de Futebol da Horta e no parlamento açoriano.
Foi presidente da Associação de Jovens da Ilha do Faial (2019-21), integra a direcção do Império do Farrobim e é co-fundador e dirigente da Azores High. É eleito na Assembleia Municipal da Horta e integra a Comissão de Ilha do Faial.
Ponta de D elgada
A CDU anunciou Henrique Levy, 60 anos, professor, poeta, romancista e editor, como candidato à presidência da CM de Ponta Delgada. Licenciado em Língua e Cultura Portuguesas e mestre em Estudos Portugueses, foi professor em Macau, na Faculdade de Letras de Lisboa, na Autónoma e em Turim, Itália.
Desde o lançamento do livro de poesia Mãos Navegadas (1999), tem publicado várias obras, das quais se destaca Vinte e Sete Cartas de Artemísia, que lhe valeu o Prémio Natália Correia 2022.
Para a Assembleia Municipal, foi apresentado Aníbal Pires, 69 anos, professor aposentado. Licenciado em Ensino de Educação Tecnológica e mestre em Relações Interculturais, presidiu ao conselho directivo da Preparatória dos Arrifes (1990-96).