Editorial

CONTINUAR A NOSSA LUTA

O desenvolvimento da situação política nacional foi marcada na última semana pela derrota da...
Opinião
PCP

Por um novo aeroporto<br>que sirva o País

A discussão em torno da construção de um novo aeroporto internacional, que substituísse o actual aeroporto localizado em Lisboa, tem barbas. Aberto ao tráfego aéreo desde 1942, esta infra-estrutura localizada na Portela, que lhe emprestou o nome durante décadas (actualmente aeroporto Humberto Delgado), está hoje a caminho da sua saturação e sem possibilidades de expansão.

A talhe de foice

Se, por acaso

Oh, céus! Oh drama! Oh tragédia! O mundo como o conhecemos está a desabar e ninguém se rala? O homem falou e...
Actual

Amigos da onça

A realidade tem muita força. Sobretudo esse arreliador e desagradável poder de dinamitar as encenações que por...
Actual

O PSD tem «novo líder»

Os «spin doctors» do marketing político e da política-espectáculo são especialistas de...
Actual

A «concertação social»

A redução da TSU constituía «uma medida injusta que lesava a Segurança Social, incentivava os baixos...
Em Foco

O futuro constrói-se<br>e conquista-se

A sessão de abertura das comemorações do centenário da Revolução de Outubro, promovidas pelo PCP, realizou-se no sábado num Fórum Lisboa transbordante. Nas intervenções, nas expressões artísticas e culturais e na atitude emocionada das centenas de pessoas presentes conjugaram-se a determinação e a confiança no futuro, que, como afirmou o Secretário-geral do Partido, «não acontece, constrói-se e conquista-se».

 

<font color=0093dd>Trump, proteccionismo e livre comércio</font>

O relançamento por Trump do «proteccionismo», renegando (?!) o «livre comércio», está a produzir notáveis efabulações e mistificações. No comentário mediático em Portugal (e no mundo) o «proteccionismo» de Trump é a nova ameaça global, depois do terrorismo…
E para justificar a tese e esconjurar o «proteccionismo», vale tudo, até, argumento supremo, a invocação da História (1)!

PCP

Lutar pela alternativa

Jerónimo de Sousa participou, a 27 de Janeiro, num jantar em Cernache, no concelho de Coimbra, e na inauguração do novo Centro de Trabalho de Soure.

Defender a pequena propriedade

O PCP denuncia os limites da Reforma Florestal do Governo e insiste na ruptura com a política florestal de desresponsabilização do Estado e de ataque à pequena propriedade.

Aumentos injustos e ilegais

O PCP denuncia os aumentos dos preços dos transportes públicos de Lisboa, sublinhando que os utentes estão a pagar cada vez mais por um serviço pior.

Trabalhadores

Fiequimetal marca quinzena

Greves, concentrações e outras acções de massas, vão dar corpo à «quinzena de acção e luta» que a Fiequimetal/CGTP-IN está a preparar para o período entre 23 de Fevereiro e 10 de Março.

Mantém-se a ameaça

«Não está afastada» a ameaça da privatização de funções sociais do Estado, como a Educação, a Saúde e a Segurança Social, que em tempos se pretendeu «municipalizar», por via de uma falsa «descentralização», alertou o STAL/CGTP-IN.

TSU rejeitada pela luta

«Este é o resultado de uma luta permanente, que tornou possível o que parecia impossível», salientou a CGTP-IN, ao saudar a rejeição na AR da redução da contribuição patronal para a Segurança Social.

Dia Nacional do Sargento

Para comemorar o 31 de Janeiro, como Dia Nacional do Sargento, centenas de militares estão a participar, por todo o País, em...

Plenário de luta na Carristur

No plenário realizado a 26 de Janeiro, em Cabo Ruivo, os trabalhadores da Carristur decidiram mandatar os delegados e dirigentes...

Sem respostas na Saúde

Os problemas colocados ao secretário de Estado da Saúde, quando este visitou a Urgência do Hospital de Portimão,...
Assembleia da República

Combate ao flagelo da precariedade

Estará concluído e será divulgado esta semana o relatório sobre a situação na administração pública em matéria de precariedade. A revelação foi feita pelo primeiro-ministro no debate quinzenal em resposta a Jerónimo de Sousa que voltou a alertar para os níveis inaceitáveis de precariedade laboral.

Aumento do SMN<br>não é moeda de troca

O Parlamento revogou o diploma do Governo que reduz a TSU para as empresas. Corrigida é assim uma «medida errada prejudicial», ficando a ganhar os trabalhadores e a justiça social.

Prevenir, punir e reparar

Obteve a aprovação do Parlamento, na generalidade, o projecto de lei do PCP com medidas destinadas a prevenir e combater o assédio no local de trabalho.

Nacional

Oportunidade para Lisboa

Em Lisboa, as próximas eleições autárquicas poderão significar «o fecho de um ciclo», depois de 16 anos de alternância entre PS e PSD/CDS.

Espaço de memória

A URAP reclama um Museu da Resistência e Liberdade para o Forte de Peniche e defende a instalação, no mesmo local, de um memorial com os nomes dos 2500 antifascistas que estiveram presos naquela cadeia fascista.

Morreu Mário Ruivo

Mário Ruivo morreu no dia 25 de Janeiro, aos 89 anos. Biólogo formado pela Universidade de Lisboa, especializou-se em...
Europa

TC repõe sistema proporcional

O Tribunal Constitucional italiano invalidou parcialmente a nova lei eleitoral, mas abre porta à convocação de eleições legislativas antecipadas no país.

Corrupção sem perdão

Dezenas de milhares de pessoas voltaram a manifestar-se, dia 19, em Bucareste e outras cidades da Roménia, contra a amnistia de crimes não violentos decretada pelo governo.

Cimeira do Sul orientada a Norte

Realizou-se no passado sábado, em Lisboa, a segunda Cimeira dos Países do Sul da União Europeia, que reuniu os Chefes de...
Internacional

Resistência árabe

A intenção de demolir um povoado beduíno no Negev para construir mais um colonato desnuda a discriminação dos árabes-palestinianos, denuncia o Partido Comunista de Israel, que apela à resistência.

FMLN no futuro de El Salvador

O povo salvadorenho comemorou, em Janeiro, os 25 anos dos Acordos de Paz que puseram termo ao conflito armado que...
Argumentos
TVisto

Bipolar

Na passada segunda-feira, o serão da RTP1 foi de algum modo bipolar, digamos assim. O «Prós e Contras» abordou um...
História

Auschwitz e a História

OPCP iniciou no sábado, 28, com uma sessão no Fórum Lisboa, o seu programa de comemorações do...
Memória
Aconteceu

Desemprego recua

A taxa de desemprego situou-se nos 10,2 por cento em Dezembro, segundo a estimativa provisória divulgada, dia 30, pelo Instituto...

Novo olhar sobre Moita Macedo

Uma exposição antológica dedicada ao pintor e poeta Moita Macedo (1930-1983) foi inaugurada, dia 26, no Museu Arpad...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário Geral do PCP Emprego. Direitos...

A semana em resumo

Frases

“Quem fixa um objectivo para o partido [PSD] e não é muito ambicioso e...