Artigo anterior  Próximo artigo


Miguel Boieiro novamente
candidato em Alcochete
«Evoluir
a um ritmo nunca visto»


Foram apresentados no domingo, num jantar com cerca de duas centenas e meia de pessoas, os candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Alcochete, bem como às freguesias do concelho: Samouco, Alcochete e São Francisco.

Miguel BoieiroRealizado no Centro Náutico do Complexo Alfoz, a apresentação dos candidatos contou com a presença de Jorge Pires, da Comissão Política do Comité Central do PCP e Álvaro Saraiva, da Comissão Executiva Nacional do PEV, que realizaram intervenções políticas. Afonso Luz, do PEV, José Capucho e José Caetano, ambos do Comité Central do PCP e da DORS, estiveram também presentes, para além de outros dirigentes nacionais e regionais dos dois partidos que compõem a CDU.

O jantar, que contou com a participação de pessoas de diferentes camadas e classes sociais e tendências político-partidárias, viveu momentos de grande entusiasmo e animação, como aconteceu durante o período dedicado à música, com a interpretação do jovem Filipe Narciso.

Para além das questões gerais do concelho, foram lembradas na iniciativa as questões mais particulares, bem como o trabalho realizado pela CDU para as resolver, ou não tivessem sido também apresentados os candidatos à presidência das juntas de freguesia do concelho. Na freguesia de Alcochete, a CDU recandidata o actual presidente, José Luís. Para o Samouco, Maria Eugénia Ferreira é novamente candidata ao cargo que já ocupa e, para São Francisco, a CDU apresentou o agricultor e eleito na Assembleia de Freguesia, Raúl Duarte.

José Jorge, actual presidente da Assembleia de Freguesia do Samouco, candidato da CDU à presidência da Assembleia Municipal de Alcochete, afirmou, na sua intervenção, que «é por demais evidente que quem ganha com a vitória da CDU é a população do nosso concelho», estando certo de que «o prestígio granjeado desde que assumimos a direcção do poder local no concelho, ou seja, desde 1980, irá ser consolidado». José Jorge disse ainda que em Alcochete existe qualidade de vida, lembrando ser este o concelho que mais metros quadrados dispõe para a prática desportiva, avisando os opositores da CDU que, «contra o que está feito e bem feito, não há argumentos».

«Revolucionário e activo»

Considerando-se «revolucionário e activo», contra aqueles, amigos ou opositores, que o queriam ver cessar a sua actividade autárquica de 25 anos – 19 dos quais como presidente da autarquia – Miguel Boieiro afirma que, como é prática corrente na CDU, o trabalho colectivo com os eleitos e as populações continuará a ser uma constante, avisando, porém, que continuará a colaborar e a dialogar «mas nos princípios seremos inquebrantáveis e firmes e não cederemos».

«Alcochete está hoje diferente para melhor, dizem as sondagens de opinião e vemos nós e sentimos nós, no quotidiano», afirmou o presidente da autarquia que considerou este um importante estímulo para o prosseguimento do trabalho de evolução de Alcochete, que «avança a um ritmo veloz, nunca visto».

Como estratégia de desenvolvimento do concelho que dirige há quase vinte anos, o autarca propõe o combinar de dois factores: economia e ambiente. «Se atendermos apenas a aspectos económicos, de que a vertente mais visível é a construção de edifícios sem o atendimento das leis da Natureza, estaremos a agir de forma incompleta e, portanto, erradamente; mas, por outro lado, se apostarmos no oposto para que a Natureza não corra riscos estaremos a castrar cegamente as perspectivas do nosso desenvolvimento», declarou o candidato, que considerou que é em Alcochete que este dilema é mais saliente e onde é mais necessário agir com clarividência e ponderação.

A terminar, o candidato chamou a atenção para a tarefa, sempre inacabada, dos autarcas que, «por cada obra pública terminada, seja um pavilhão gimnodesportivo, uma piscina, uma biblioteca, um jardim, um arranjo paisagístico, uma circular urbana, uma estrada, aparecem centenas a exigir capital e mão-de-obra, sempre insuficientes, para o que queremos e para o que é necessário».

«Avante!» Nº 1436 - 7.Junho.2001