Artigo anterior  Próximo artigo

Castelo Branco
Avançar e crescer


Prestar contas do trabalho realizado e preparar as eleições autárquicas de Dezembro próximo foram dois objectivos que presidiram ao Encontro Distrital da CDU realizado no passado dia 26 Maio e que reuniu na Covilhã dezenas de eleitos, de activistas e convidados independentes dos vários concelhos, dando expressão ao trabalho da Coligação num Distrito governado há 25 anos por maiorias rosa e laranja.

As consequências desta governação são, para a CDU, o despovoamento e desertificação do território, a ausência de planeamento urbano e ambiental, a concentração da riqueza, a falta de investimento no desporto, na cultura, na protecção do património natural e arquitectónico e a degradação dos sistemas locais de saúde e educação.

O vereador da Câmara Municipal da Covilhã, Vitor Reis Silva, vários eleitos em assembleias municipais e membros de juntas de freguesia sublinharam a marca da gestão CDU, que consideraram democrática, participada e profundamente ligada aos estratos sociais mais frágeis.

O Encontro aprovou ainda uma Resolução, definindo como objectivos eleitorais a necessidade de concorrer a todas as Câmaras e Assembleias Municipais e ao maior número de Assembleias de Freguesia, para ganhar posições e assim poder imprimir ao serviço das populações uma gestão municipal de esquerda. A Resolução apontou ainda como orientações decisivas a dinamização das estruturas locais da Coligação bem como o envolvimento e contribuição de todos os que se revêem na CDU, na recolha de fundos, indispensáveis à realização de uma activa, independente e bem sucedida campanha eleitoral.

Jorge Cordeiro, membro da Comissão Política do PCP, encerrou o Encontro, denunciando a política do Governo PS bem como a utilização abusiva que este faz dos cargos públicos designadamente em ano de eleições, apelando ao desmascaramento deste tipo de comportamentos que são já ilustrativos da perda de equilíbrio que caracteriza este Governo. Puxando dos indicadores de qualidade de vida como a cobertura de saneamento, Jorge Cordeiro, demonstrou a falência do tipo de gestão autárquica praticada pelo PS e PSD no Distrito, apelando ao empenhamento de todos no reforço e dinamização da CDU, condição indispensável para inverter esta política e para melhorar as condições de vida das populações nas freguesias e concelhos, contribuindo também para que a política nacional mude de rumo.

«Avante!» Nº 1436 - 7.Junho.2001