Assembleia do Sector Intelectual do Porto

Mobilizar para a luta geral

Image 9349

A 8.ª Assembleia do Sector Intelectual do Porto do PCP, realizada recentemente, avaliou as repercussões do agravamento da política de direita – na sequência da aplicação do pacto de agressão – na actividade e em todas as áreas intelectuais: desemprego, precariedade, recibos verves e falsos recibos verdes (escondendo subemprego de carácter permanente) são problemas que atingem hoje a generalidade dos trabalhadores portugueses e são bem visíveis nos trabalhadores intelectuais, seja qual for a sua formação ou actividade.

Os intelectuais comunistas do Porto constataram ainda a crescente proletarização dos trabalhadores com funções intelectuais, que tem levado a que sejam também atingidos pelos problemas que atingem a generalidade dos assalariados.

Na assembleia foram ainda debatidos os objectivos de cada um dos sub-sectores que compõe o Sector Intelectual do Porto e identificadas algumas medidas prioritárias para o futuro. Entre estas contam-se o reforço da organização por via do recrutamento e da responsabilização de mais quadros; a convergência com os restantes trabalhadores na luta contra a política de direita, mobilizando também os restantes intelectuais que estão contra esse rumo e dele são igualmente vítimas; o alargamento do trabalho unitário junto dos que são atingidos e não se conformam com a degradação das suas condições de trabalho e de vida, opondo-se ao pacto de agressão, tendo sempre como objectivo principal a defesa da Constituição.

A assembleia, que tinha como lema Organizar a resistência, lutar contra o capitalismo, pela democracia e o socialismo, contou com a participação de dezenas de militantes, que aprovaram o documento Relatório e Linhas de Acção e a nova direcção, renovada e rejuvenescida.

A encerrar, Jaime Toga, da Comissão Política, valorizando o êxito da greve geral de 24 de Novembro, garantiu que na luta que irá ser travada os trabalhadores intelectuais terão um papel a desempenhar.



Mais artigos de: PCP

Alargar o combate contra o pacto de agressão

Nas três iniciativas em que participou no fim-de-semana – na Trofa, em Braga e na Parede –, Jerónimo de Sousa reafirmou a confiança nas possibilidades que se podem abrir com a luta do povo.

Só a luta pode travar destruição

A destruição do sistema público de transportes só pode ser travada pela luta dos trabalhadores e dos utentes, afirmou Jerónimo de Sousa numa declaração proferida no dia 14.

Terrorismo social ao serviço do capital

Para o PCP, a revisão do memorando da troika, que dá corpo ao pacto de agressão que PS, PSD e CDS assumiram com a União Europeia e o FMI, vai trazer mais austeridade, exploração, empobrecimento e retrocesso social.

Uma voz insubstituível

Intervindo nas empresas e locais de trabalho através das suas células, o PCP é uma voz necessária à defesa dos direitos e à dura luta que se trava contra a exploração e o empobrecimento.

10 anos de Património da Humanidade

As organizações regionais de Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu do PCP emitiram um comunicado conjunto, no dia 14, no qual saúdam os durienses pelo 10.º aniversário da classificação pela UNESCO do Alto Douro Vinhateiro como...

Ovar debateu legislação laboral

Promovido pelo PCP, realizou-se no dia 16, em Ovar, um debate sobre a legislação laboral e as alterações previstas pelo Governo. Com a presença de cerca de 40 pessoas, o debate moderado por José Costa, da Comissão Concelhia, contou com a participação de Jorge...

A Saúde não é um negócio

O PCP distribuiu, na semana passada, um comunicado onde apelava à luta das populações contra o aumento das taxas moderadoras. Salientando que «o povo não aguenta mais», os comunistas rejeitam não apenas o aumento das taxas para o dobro mas também a subida do...

Tempo de antena do PCP

Amanhã, dia 23, será emitido um tempo de antena do PCP (na RTP1, antes do Telejornal, e na Antena 1, por volta das 13.52 horas), em que Jerónimo de Sousa fala do agravamento das condições de vida do povo português, dos milhares de trabalhadores que foram empurrados para o...