Editorial

NA PRIMEIRA FILA DA LUTA

A confirmar a intensificação e o alargamento da luta contra a política das troikas – e na sequência da...
Opinião
Actual

O «bom caminho»

A apresentação pela Comissão Europeia da terceira avaliação da aplicação do mal dito...
Actual

Privilégios e excepções

Isto do valor das palavras anda cada vez mais embaralhado – e não por acaso. Atentemos na palavra privilégio, que...
A talhe de foice

Heróis

Em todas as batalhas há heróis e as que se inserem na luta de classes não são excepção. Ao...
PCP

A luta. O Partido. O Congresso

Ao lançar a preparação do XIX Congresso, o Comité Central assinalou que ela devia ser feita em andamento, ou seja, que «o processo da sua preparação e realização deve inserir-se no trabalho geral do Partido, integrando as suas exigências específicas com o desenvolvimento da luta de massas, a intervenção e o reforço do Partido», assumindo, em toda a plenitude, a importância e a singularidade da sua realização, «numa fase da vida nacional marcada pelas consequências nefastas decorrentes da natureza exploradora do capitalismo e da sua crise estrutural, do processo de integração na União Europeia e da política de direita das últimas décadas agora expressas no pacto de agressão subscrito pelo PS, PSD, CDS-PP com o FMI, a União Europeia e o BCE, com o apoio do Presidente da República».

Em Foco

<font color=0093dd>Grande dia de luta em Lisboa</font>

Mais de 200 mil pessoas manifestaram-se, sábado, em Lisboa contra a Proposta de Lei n.º 44/XII – Reorganização Administrativa Territorial, que substitui o Documento Verde –, já aprovada na generalidade, que pretende extinguir cerca de um terço das 4259 freguesias do País. Momento singular de luta, este protesto juntou a alegria e a determinação de um povo em defesa do Poder Local democrático, conquistado com a Revolução de Abril, que, agora, a pretexto das imposições da troika, o Governo quer destruir.

Este País também é para jovens!

O objectivo de encher o Largo Camões, em Lisboa, estabelecido pela Interjovem/CGTP-IN para a manifestação nacional de jovens trabalhadores realizada no sábado, foi cumprido. Vindos de todo o País e dos mais variados sectores de actividade, milhares de jovens percorreram as ruas da Baixa lisboeta dizendo bem alto que rejeitam o convite do Governo para emigrar e que não desistem de viver e trabalhar no seu País – com direitos e com salários dignos.

PCP

A luta não vai parar

Num vibrante comício em Espinho, na tarde de domingo, o Secretário-geral do PCP garantiu que o combate contra o pacto de agressão «não terminou, nem vai parar» tal como a luta por uma «verdadeira alternativa».

Apoiar a pequena pesca

O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira, esteve em Peniche com os pescadores a recolher contributos para um relatório sobre a pequena pesca, que está a elaborar.

Aprofunda-se a recessão

O Boletim da Primavera do Banco de Portugal divulgado no final de Março confirma o «aprofundamento da recessão em 2012 e o...

Aniversário na Bélgica

Foi num ambiente de confraternização e convívio que cerca de meia centena de militantes e...

Adiamento inaceitável

O PCP acusa o Governo de desrespeitar a região do Porto ao voltar a pedir o adiamento da eleição do conselho de...

Defender os subsídios

O deputado comunista Miguel Tiago considerou anteontem «absolutamente inaceitáveis» as declarações do alto...
Trabalhadores

Ânimo e firmeza na <i>Cerâmica de Valadares</i>

Já no final da reunião, num café-restaurante perto da fábrica, vem a notícia de mais um compromisso da administração quanto aos prazos para retoma da laboração, interrompida três semanas antes para limpeza e manutenção. Com justificada reserva quanto ao cumprimento da palavra dada, o compromisso é recebido como mais uma vitória da luta dos trabalhadores.

 

Por melhores salários

Os trabalhadores da Portucel, em Setúbal, da Atlantis Vista Alegre, em Alcobaça, e da Dura Automotive, na Guarda, estão entre aqueles que decidiram entrar em greve.

Via para empobrecer

Mal entraram em vigor as graves alterações ao regime de protecção no desemprego, o Eurostat mostrou números que denunciam um novo aumento do número de desempregados e colocam Portugal em terceiro lugar entre os 27 países da UE.

A greve geral continua

Depois dos casos denunciados durante a greve geral, que tentavam refrear a disposição de luta dos trabalhadores, também as pressões contra quem aderiu à luta têm agora resposta firme.

Contra cortes

Os barcos da Transtejo não circularam nas horas de ponta, de manhã e de tarde, no dia 28 de Março, devido à muito...

9.º Congresso da US Aveiro

Com a participação de 171 delegados (em representação de 18 sindicatos, da Interjovem e da Inter-Reformados) e de...
Assembleia da República

Injustiça e indignidade

Foi aprovada, na generalidade, pela maioria PSD/CDS-PP, com a abstenção do PS, a proposta de lei que altera o Código do Trabalho. Para o PCP, que votou contra (PEV e BE também), este é um ataque soez, vil e brutal aos trabalhadores e seus direitos que só pode merecer repúdio e rejeição total, dando razão a uma luta que prossegue no Parlamento (debate na especialidade), nas empresas e nas ruas.

Nem «bíblia» nem «vaca sagrada»

A justificação do Governo para o novo golpe brutal contra os trabalhadores através de mexidas na legislação laboral – mais competitividade e crescimento económico – não bate certo com as últimas previsões do Banco de Portugal que apontam para estagnação e mais desemprego. «Alguém está a enganar alguém», concluiu o Secretário-geral do PCP, perante o óbvio desfasamento.

Governo sacrifica Cultura

Cancelar concursos para apoio às artes, além de revelador da desvalorização e pouco apreço do Governo pela Cultura, assume o carácter de «uma outra forma de censura». Quem o diz é o PCP, que acusa o Governo de estar a impor um autêntico «garrote financeiro» às estruturas de criação cultural e artística.

Recessão e desemprego

Uma contracção de 3,4 por cento para este ano e uma estagnação em 2013, assim será o comportamento da nossa...
Nacional

Fracasso na política de Rui Rio

Pedro Carvalho, vereador na Câmara do Porto, denunciou domingo «o fracasso» da reabilitação do Centro Histórico e da intervenção da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU).

Muita parra e pouca uva

A CNA responsabiliza o Governo pelos bloqueios do sistema informático do IFAP às ajudas da Política Agrícola Comum (PAC) para 2012, que estão a transformar a vida dos agricultores e das organizações agrícolas num verdadeiro calvário.

Governo discrimina

O Colectivo para a Defesa do Ensino do Português no Estrangeiro acusa o Governo de tratar os portugueses residentes no estrangeiro como...
Europa

Um êxito histórico

A greve geral de dia 29 em Espanha foi uma das mais participadas de sempre, com uma adesão média de 77 por cento, que se elevou a 97 por cento na indústria, transportes e construção, fixando-se em 57 por cento na Administração Pública.

Mau para todos

A Federação de Sindicatos de Transportes e Comunicações foi uma das 16 organizações sindicais que se juntou ao protesto, realizado dia 28 em Bruxelas, contra o «Livro Branco dos Transportes» da Comissão Europeia.

Itália pára a 13

É já na sexta-feira da próxima semana que os trabalhadores de todos os sectores de actividade em Itália...

Comissão confessa-se

O deputado João Ferreira questionou recentemente o executivo comunitário sobre a evolução da esperança...

«Gentes da Beira» em Bruxelas

Com o apoio dos deputados do PCP, esteve patente até ao final da passada semana no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a...

Tenham vergonha!

Qual é a diferença actual entre o Governo PSD-CDS/PP de Passos Coelho/Portas e o PS de...
Internacional

Política de terror

Depois de terem sido obrigados a bater em retirada pelo exército sírio, os grupos armados responsáveis pela violência no país apostam nos atentados terroristas. Paralelamente, emergem novos elementos sobre a ingerência imperialista na Síria e a campanha de intoxicação pública realizada por meios de comunicação árabes e dos EUA com o objectivo de subverter os acontecimentos dos últimos meses no país.

 

PCdoB comemora 90 anos

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) completou 90 anos no dia 25 de Março. É a organização política mais antiga em toda a história do país.

Na morte de Ibrahim Nugud

O Secretariado do CC do PCP manifestou ao Comité Central do Partido Comunista do Sudão os «mais profundos sentimentos de...

7.º Congresso do PADS

O 7.º Congresso do Partido da Vanguarda Democrática e Socialista (PADS) de Marrocos realizou-se no passado fim-de-semana, em...
Temas

Combater a destruição de 29 freguesias em Lisboa

Sobre a Divisão Administrativa da Cidade, recordamos, em primeiro lugar, o estudo encomendado a Augusto Mateus e João Seixas, que custou muito dinheiro ao Município de Lisboa. Apesar de tudo, ele dava prioridade à área metropolitana, na sua organização administrativa, apontando para a necessidade de criação de órgãos representativos e seus reflexos em Lisboa.
Era mera falácia e cortina de fumo, como se viu, para ocultar outros desígnios.

O país de fantasia de Passos Coelho e o País real dos portugueses

No discurso de encerramento do Congresso do PSD, realizado no fim de semana de 24-25 de Março, um dos pontos mais matraqueados por Passos Coelho foi que o seu Governo estava a conseguir equilibrar as contas externas do País, e que isso determinaria que Portugal já não se teria de endividar mais ao estrangeiro, tendo apenas de pagar a dívida existente.

Isso, segundo o primeiro-ministro, era a condição indispensável para que o País pudesse iniciar uma fase de crescimento económico sustentado.

Argumentos
TVisto

Segunda-feira de trevas

Era o primeiro dia útil do mês, pois que a véspera, o sempre famoso 1 de Abril, recaíra este ano num domingo. O...
Aconteceu

Portugal no pódio do desemprego

Portugal chegou ao final de Fevereiro com uma taxa de desemprego de 15 por cento, o que significa uma subida de 0,2 por cento face ao...

Reuniões e outras iniciativas

Cantanhede - Sexta-feira, 13, às 21h30, plenário de militantes do Concelho de...

A semana em resumo

Frases

«Não temos razão para pensar que a recessão será maior do que...