93 anos e muito futuro

Não é só nas grandes ini­ci­a­tivas, que contam com cen­tenas de par­ti­ci­pantes e com a pre­sença do Se­cre­tário-geral do PCP, que se co­me­mora o 93.º ani­ver­sário do PCP. Uma vez mais, e talvez a um nível su­pe­rior re­la­ti­va­mente a anos an­te­ri­ores, estas co­me­mo­ra­ções chegam a todo o País, e não só, reu­nindo em inú­meras ini­ci­a­tivas mi­lhares de mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes do Par­tido. Re­forçar a or­ga­ni­zação e a luta são ob­jec­tivos cen­trais.

Alen­tejo

No Alen­tejo, para além do grande al­moço de do­mingo, em Al­jus­trel (que des­ta­camos nestas pá­ginas), houve muitas ou­tras ini­ci­a­tivas re­la­ci­o­nadas com o ani­ver­sário do PCP. No fim-de-se­mana de 8 e 9, no dis­trito de Évora, cen­tenas de pes­soas par­ti­ci­param em al­moços, jan­tares e con­ví­vios co­me­mo­ra­tivos deste sig­ni­fi­ca­tivo ani­ver­sário. Em Borba, 60 pes­soas par­ti­ci­param numa acção, que contou com a pre­sença de Ar­mindo Mi­randa, da Co­missão Po­lí­tica; em Es­tremoz, foram mais de meia cen­tena os que es­cu­taram a in­ter­venção de João Dias Co­elho, do mesmo or­ga­nismo; em Évora, João Oli­veira, pre­si­dente do Grupo Par­la­mentar do PCP e igual­mente da Co­missão Po­lí­tica, in­ter­veio numa acção que contou com a pre­sença de 200 pes­soas. Inês Zuber, de­pu­tada ao Par­la­mento Eu­ropeu e membro do Co­mité Cen­tral, es­teve em Mora e em Vendas Novas, jun­ta­mente com mais de 300 mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes do Par­tido; em Vila Vi­çosa, mais de 100 pes­soas mar­caram pre­sença na co­me­mo­ração dos 93 anos do PCP, que contou com a in­ter­venção po­lí­tica de Jorge Pires, da Co­missão Po­lí­tica.

No Li­toral Alen­te­jano, ti­veram já lugar sete ini­ci­a­tivas, nos vá­rios con­ce­lhos da re­gião. No dia 2, Bruno Dias, de­pu­tado e membro do CC, es­teve na fre­guesia de Abela, em San­tiago do Cacém, e Do­mingos Abrantes em Grân­dola. No dia 9, foram quatro os al­moços: em Al­cácer do Sal, com a in­ter­venção da de­pu­tada Rita Rato; em Sines, com Ma­nuel Va­lente, do CC; em Al­va­lade do Sado, com Rui Fer­nandes, da Co­missão Po­lí­tica; e em San­tiago do Cacém, com a de­pu­tada Paula Santos. Bruno Dias es­teve, neste dia, no Cercal do Alen­tejo.

Al­garve

Também no Al­garve o pro­grama das co­me­mo­ra­ções do ani­ver­sário do Par­tido é vasto, com ac­ções mar­cadas – e al­gumas já re­a­li­zadas – em pra­ti­ca­mente todos os con­ce­lhos da re­gião. No dia 9, em Vila Real de Santo An­tónio, Al­bu­feira e Lagoa ti­veram lugar ini­ci­a­tivas co­me­mo­ra­tivas, que con­taram com a pre­sença de Fran­cisco Lopes, dos or­ga­nismos exe­cu­tivos do Co­mité Cen­tral, Celso Costa, do CC, e do de­pu­tado Paulo Sá, res­pec­ti­va­mente. No dia 16, em Olhão e Lagos, re­a­li­zaram-se dois al­moços, nos quais in­ter­vi­eram Ar­mindo Mi­randa, da Co­missão Po­lí­tica, e Ri­cardo Oli­veira, do Co­mité Cen­tral.

So­eiro Pe­reira Gomes

Como su­cede todos os anos, voltou a re­a­lizar-se no re­fei­tório do Centro de Tra­balho da So­eiro Pe­reira Gomes o tra­di­ci­onal al­moço de ani­ver­sário, que uma vez mais contou com a pre­sença de de­zenas de fun­ci­o­ná­rios e co­la­bo­ra­dores da es­tru­tura cen­tral do Par­tido. A in­ter­venção po­lí­tica es­teve, este ano, a cargo de Mar­ga­rida Bo­telho, da Co­missão Po­lí­tica.

Se­túbal

Entre as muitas ini­ci­a­tivas re­a­li­zadas na Pe­nín­sula de Se­túbal, des­ta­camos duas. Na Quinta do Conde, no con­celho de Se­simbra, re­a­lizou-se um al­moço no dia 9, que contou com a pre­sença de José Ca­sa­nova, do Co­mité Cen­tral. No mesmo dia, no CT Bento Gon­çalves, no La­ran­jeiro (Al­mada), 60 pes­soas par­ti­ci­param num al­moço co­me­mo­ra­tivo. In­ter­vi­eram, na oca­sião, Hugo Gar­rido, do Co­mité Cen­tral, e Zó­zimo Amado, da Co­missão Con­ce­lhia.

Aveiro

De Aveiro, chegou-nos a in­for­mação de duas grandes ini­ci­a­tivas que reu­niram largas de­zenas de mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes do Par­tido, em Santa Maria da Feira e Ovar. Na pri­meira, in­ter­vi­eram Fi­lipe Mo­reira, em nome da Co­missão Con­ce­lhia, e Oc­távio Au­gusto, da Co­missão Po­lí­tica, que va­lo­rizou o per­curso he­róico do PCP tanto na re­sis­tência ao fas­cismo como na Re­vo­lução de Abril e sa­li­entou o seu Pro­grama e as suas pro­postas. Em Ovar, o ani­ver­sário foi as­si­na­lado no dia 8 num jantar re­a­li­zado no Centro de Tra­balho. In­ter­veio, na oca­sião, José Neto. Por se tratar no Dia In­ter­na­ci­onal da Mu­lher, Ju­liana Silva, da Co­missão Con­ce­lhia, evocou também essa data his­tó­rica.

Lisboa

No dis­trito de Lisboa, foram também muitas e di­ver­si­fi­cadas as ac­ções de co­me­mo­ração dos 93 anos do Par­tido, que pros­se­guem nas pró­ximas se­manas. Na fre­guesia lis­boeta de Al­cân­tara, cerca de 90 pes­soas en­cheram a sala do CT local do Par­tido para par­ti­cipar num al­moço co­me­mo­ra­tivo, que contou com a in­ter­venção po­lí­tica de Gon­çalo Tomé, membro do Co­mité Cen­tral e res­pon­sável pela or­ga­ni­zação da Ci­dade de Lisboa do Par­tido. Em Vila Franca de Xira, entre ou­tras ex­pres­sões, o ani­ver­sário do Par­tido deu o mote a um mural, onde são des­ta­cados os ob­jec­tivos da luta do Par­tido: a cons­trução da de­mo­cracia avan­çada e do so­ci­a­lismo.

Em todo o País

No dis­trito do Porto, as co­me­mo­ra­ções não se li­mi­taram ao grande co­mício do pas­sado sá­bado (ver texto nesta pá­gina). Em Vila Nova de Gaia, por exemplo, mais de 150 pes­soas par­ti­ci­param, no dia 1 de Março, num jantar co­me­mo­ra­tivo, que contou com a pre­sença de Ma­nuel Ro­dri­gues, di­rector do Avante! e membro da Co­missão Po­lí­tica. No dis­trito de Viseu, onde há igual­mente um vasto pro­grama de co­me­mo­ra­ções, re­a­lizou-se no dia 8 um jantar em Vila Nova de Paiva e, no sá­bado se­guinte, dia 15, uma ini­ci­a­tiva se­me­lhante em São Pedro do Sul, onde es­teve pre­sente João Abreu, do Co­mité Cen­tral e res­pon­sável pela Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal. No dia se­guinte, Fran­cisco Lopes (da Co­missão Po­lí­tica e do Se­cre­ta­riado) par­ti­cipou num al­moço em Viseu. No dis­trito da Guarda, mais pre­ci­sa­mente no con­celho de Gou­veia, Ma­nuel Ro­dri­gues par­ti­cipou num jantar no pas­sado dia 15. Em Bra­gança, no dia 9, as­si­nalou-se o ani­ver­sário com o já tra­di­ci­onal lanche con­vívio. A in­ter­venção po­lí­tica es­teve a cargo de Gon­çalo Oli­veira, do Co­mité Cen­tral.

França

Os co­mu­nistas por­tu­gueses emi­grantes em França não dei­xaram de as­si­nalar o ani­ver­sário do seu Par­tido. E fi­zeram-no de forma ex­pres­siva, com um al­moço em Aulnay-Sous-Bois, que reuniu cerca de uma cen­tena de mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes do PCP num res­tau­rante por­tu­guês que é uma re­fe­rência para a co­mu­ni­dade emi­grante. O al­moço contou com a pre­sença de Rosa Ra­biais, do Co­mité Cen­tral, que adi­antou as prin­ci­pais ta­refas que estão co­lo­cadas aos co­mu­nistas por­tu­gueses, entre as quais se des­taca o re­forço da or­ga­ni­zação e in­ter­venção do Par­tido.




Mais artigos de: PCP

«Uma justiça para os pobres e outra para os banqueiros»

Por­tugal não pode aceitar «uma jus­tiça para os po­bres e outra para os ban­queiros e ou­tros ri­caços», de­fendeu Je­ró­nimo de Sousa. O di­ri­gente do PCP afirmou que a pres­crição das pe­na­li­za­ções apli­cadas a ban­queiros «é mais um es­cân­dalo de pro­por­ções inau­ditas».

Manter pública a TAP

«A TAP não precisa de ser privatizada para ser a poderosa realidade económica que é.» A afirmação é da célula do PCP na empresa, constante de um comunicado emitido logo após a divulgação, pela...

Crescer e reforçar

Elemento essencial do reforço do Partido é a realização de assembleias das organizações aos mais variados níveis. Recentemente, duas importantes organizações concelhias – Sines e Guimarães – realizaram as suas reuniões magnas,...

Objectivos antidemocráticos

O PCP de­nun­ciou an­te­ontem, em co­mu­ni­cado, o con­teúdo gra­voso dos pro­jectos do PS, PSD e CDS de al­te­ração das leis elei­to­rais.

Defender direitos, travar a ofensiva

Só unidos e or­ga­ni­zados é pos­sível aos tra­ba­lha­dores travar com êxito a luta contra a ofen­siva em curso e em de­fesa dos seus di­reitos, ga­rante o PCP.

Política cruel

O PCP promoveu, no dia 14, em Setúbal, um encontro com associações de deficientes sobre os problemas das pessoas com deficiência e das suas organizações, no qual participaram os deputados comunistas eleitos por aquele círculo eleitoral. Na iniciativa participaram...

Mulheres discriminadas

O deputado do PCP na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores apresentou no dia 11 um voto para assinalar do Dia Internacional da Mulher, onde recorda que, de acordo com dados do próprio Governo Regional, as açorianas ganham em média geral menos 90 euros do que os...

Concurso de postais

Está lançado o concurso de postais da Festa do Avante!, que decorre até 29 de Abril. O objectivo é a edição de uma colecção de postais relativos à próxima edição da Festa (que, recorda-se, tem lugar nos dias 5, 6 e 7 de Setembro) para...