Crescer e reforçar

Elemento essencial do reforço do Partido é a realização de assembleias das organizações aos mais variados níveis. Recentemente, duas importantes organizações concelhias – Sines e Guimarães – realizaram as suas reuniões magnas, debatendo análises e propostas e elegendo os seus organismos de direcção.

Em Sines, foram cerca de 50 os militantes comunistas que participaram na 10.ª assembleia concelhia. Interveio, então, Manuel Valente, membro do Comité Central e responsável pela Direcção da Organização Regional do Litoral Alentejano. O lema proposto, «Mais organização, mais intervenção, maior influência – Um PCP mais forte» deu o mote para o debate, no qual se fez o balanço da implementação e intervenção do Partido no concelho desde a última assembleia (realizada em 2008), se definiu as prioridades e objectivos para os próximos anos – sendo o reforço do Partido no concelho a questão decisiva – e elegeu-se a Comissão Concelhia.

O novo órgão dirigente conta agora com 17 membros, dos quais oito o integram pela primeira vez. A nova Comissão Concelhia é composta por elementos ligados ao mundo do trabalho, ao movimento associativo, jovens e mulheres.

Em Guimarães, a assembleia – que teve como lema «Com os valores de Abril: Mobilizar, Organizar, Intervir» – abordou alguns dos problemas mais sentidos pelos trabalhadores e pela população do concelho, o que revelou o profundo conhecimento que os comunistas têm da realidade sobre a qual intervêm. A resolução política aprovada sistematiza as tarefas que se colocam à organização, sobretudo no que respeita ao seu reforço. A Comissão Concelhia eleita ficou composta por 35 membros, dos quais 14 assumem essa responsabilidade pela primeira vez.

João Frazão, da Comissão Política, encerrou a assembleia, valorizando as intervenções dos delegados pelo seu conteúdo muito «ligado à vida». O dirigente comunista saudou o reforço do PCP no concelho, patente nos mais de dez novos militantes inscritos desde o início do ano. Esta é, acrescentou, a melhor garantia de que o PCP, no concelho de Guimarães, continuará a cumprir o seu papel na defesa dos trabalhadores e do povo.




Mais artigos de: PCP

«Uma justiça para os pobres e outra para os banqueiros»

Portugal não pode aceitar «uma justiça para os pobres e outra para os banqueiros e outros ricaços», defendeu Jerónimo de Sousa. O dirigente do PCP afirmou que a prescrição das penalizações aplicadas a banqueiros «é mais um escândalo de proporções inauditas».

93 anos e muito futuro

Não é só nas grandes iniciativas, que contam com centenas de participantes e com a presença do Secretário-geral do PCP, que se comemora o 93.º aniversário do PCP. Uma vez mais, e talvez a um nível superior relativamente a anos anteriores, estas...

Manter pública a TAP

«A TAP não precisa de ser privatizada para ser a poderosa realidade económica que é.» A afirmação é da célula do PCP na empresa, constante de um comunicado emitido logo após a divulgação, pela...

Objectivos antidemocráticos

O PCP denunciou anteontem, em comunicado, o conteúdo gravoso dos projectos do PS, PSD e CDS de alteração das leis eleitorais.

Defender direitos, travar a ofensiva

Só unidos e organizados é possível aos trabalhadores travar com êxito a luta contra a ofensiva em curso e em defesa dos seus direitos, garante o PCP.

Política cruel

O PCP promoveu, no dia 14, em Setúbal, um encontro com associações de deficientes sobre os problemas das pessoas com deficiência e das suas organizações, no qual participaram os deputados comunistas eleitos por aquele círculo eleitoral. Na iniciativa participaram...

Mulheres discriminadas

O deputado do PCP na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores apresentou no dia 11 um voto para assinalar do Dia Internacional da Mulher, onde recorda que, de acordo com dados do próprio Governo Regional, as açorianas ganham em média geral menos 90 euros do que os...

Concurso de postais

Está lançado o concurso de postais da Festa do Avante!, que decorre até 29 de Abril. O objectivo é a edição de uma colecção de postais relativos à próxima edição da Festa (que, recorda-se, tem lugar nos dias 5, 6 e 7 de Setembro) para...