Editorial

CRESCE O APOIO À CDU

O Governo continua a avançar na concretização da política de direita, como se viu no passado dia 22 na...
Opinião
PCP

Caminhos

Agora que as eleições legislativas estão marcadas, ficam cada vez mais claros, pelos discursos dos principais protagonistas da política de direita, os caminhos que estão em causa nesse importante momento da vida nacional.

A talhe de foice

A pancada

A promessa do Governo de «devolver» 19 por cento da sobretaxa do IRS/ano «se» (um condicional múltiplo...
Actual

… à barriga da mãe

O destacamento avançado da troika aterrou em Atenas para verificar «in loco» que tudo segue como por si determinado para...
Actual

Uma mentira eleitoral

O domínio do aparelho Estado, o apoio da comunicação social, o suporte dos grupos económicos a quem servem, leva...
Actual

O saque

Para se perceber o saque a que o País está a ser sujeito, é preciso ter bem presente que neste saque, havendo...
Crónica Internacional

Cuba/EUA

Mais de meio século depois de os EUA terem rompido as relações diplomáticas com Cuba, a bandeira cubana voltou a...
Em Foco

Condição de progresso e desenvolvimento

A valorização do trabalho e dos trabalhadores é, para o PCP, um eixo essencial da política patriótica e de esquerda que propõe e, igualmente, «objecto e condição do desenvolvimento e do progresso social». Nesta edição tratamos as propostas que o Partido apresenta, no seu Programa Eleitoral, sobre estas importantes matérias, reunidas no capítulo III da segunda parte.  

Lutar e votar para salvar a CP Carga

Entregar a CP Carga à MSC Rail foi uma decisão «criminosa» de «um Governo derrotado, que procura impor uma política de factos consumados», acusou o PCP, salientando que ela deverá ser revertida na sequência das eleições de 4 de Outubro, com o reforço significativo da CDU e com a continuação e intensificação da luta dos trabalhadores.

Legislativas

CDU é a resposta necessária

Os candidatos da CDU à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Santarém já foram apresentados. O cabeça-de-lista, António Filipe, insistiu na importância de derrotar os partidos da troika (PSD, CDS e PS) e a política de direita.

Cresce a confiança

A Coligação PCP-PEV apresentou, dia 24, os primeiros cinco candidatos da lista pelo círculo eleitoral de Braga às eleições legislativas. No dia 20, prestou contas da actividade nesta legislatura.

Conhecer realidade, <br>apresentar propostas

Jorge Machado e Diana Ferreira, deputados do PCP na AR e primeiros dois candidatos pelo círculo eleitoral do Porto às eleições legislativas, contactaram com a população do distrito, divulgando o trabalho dos deputados do PCP e revelando propostas da Coligação.

Esclarecer e mobilizar

Por iniciativa da Coligação PCP-PEV na freguesia da Ajuda, em Lisboa, realizou-se, dia 26, no...
PCP

Experiência que conta

A Organização Regional de Setúbal do PCP realizou, sábado, um encontro regional de reformados e pensionistas, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa e Francisco Lopes.

Pablo Neruda

O PCP evocou no sábado, 25, em Almada, os 111 anos do nascimento de Pablo Neruda, poeta e destacado militante do Partido Comunista do...
Trabalhadores

Verão em luta

O aviso lançado pela CGTP-IN, na concentração de dia 22, frente ao Parlamento, confirma que neste Verão a luta não vai de férias, porque o Governo mantém a ofensiva.

CGTP-IN rejeita fatalidade

A não ser travada e invertida a imposição da política de direita, as suas consequências continuarão a fazer-se sentir, particularmente no desemprego e crescimento económico, adverte a CGTP-IN.

Revoguem a sobretaxa

«Mais do que uma hipotética devolução a conta-gotas do valor usurpado, o que se exige é a revogação imediata da sobretaxa sobre o IRS», protestou a CGTP-IN no dia 24.

Força para resistir

À entrada do Hotel Estação, em Braga, teve lugar no dia 23 uma acção de...

SBSI tem que pagar

A Autoridade para as Condições do Trabalho veio dar razão aos sindicatos da CGTP-IN e determinou que a...
Assembleia da República

País mais frágil, injusto e dependente

Até onde estão dispostos a ir PSD, CDS-PP e PS no caminho de afundamento do País, nos sacrifícios exigidos aos portugueses? A avaliar pela aprovação de algumas medidas na recta final dos trabalhos na AR e pelos seus programas eleitorais, apesar da dissimulação que os envolve, «não têm limites».

Inaceitável retrocesso

Entre os diplomas que marcaram muito negativamente o fecho da Legislatura esteve a aprovação pela maioria PSD/CDS-PP de medidas relativas à interrupção voluntária da gravidez.

Manobra com perna curta

A hipotética devolução de parte da sobretaxa de IRS em 2016 é considerada pelo PCP um embuste, tendo em conta que...

Dignidade e resistência

A maioria PSD/CDS-PP e o PS estiveram irmanados no chumbo a um voto apresentado pelo PCP de condenação do Governo...
Nacional

Melhores cuidados de saúde

No dia 22, grupos de utentes denunciaram a degradação da prestação de cuidados de saúde na região do Médio Tejo, apontando responsabilidades políticas pela situação. Também apresentaram propostas para corrigir este quadro.

Mulheres vão responder

«PSD e CDS pactuam ostensiva e autoritariamente para impor normas, regras morais e religiosas a toda uma população, que,...
Europa

As «portas giratórias» do TTIP

Uma investigação do Observatório Europeu das Corporações, publicada dia 15, mostra que vários responsáveis da Comissão Europeia ligados às negociações do TTIP trabalham hoje em companhias privadas.

Escapar à ruína

Após quatro dias de protestos que se estenderam a todo o país, os produtores de leite e de gado franceses obtiveram alguns apoios do governo para minimizar prejuízos.

A persistência da fractura

Um quarto de século transcorrido desde a «reunificação» da Alemanha, um abismo continua a separar as...

Do Egeu ao Atlântico

Duas semanas transcorridas sobre a Cimeira do Euro (de 12 de Julho), prosseguem as negociações entre o governo grego e a...
Internacional

Deriva fascista na Ucrânia

O governo golpista ucraniano proibiu, no dia 24, a actividade dos partidos comunistas do país e a sua participação em eleições. O Partido Comunista da Ucrânia considera a decisão anticonstitucional.

Escalada belicista agita Turquia

O massacre de 32 pessoas em Suruç, os bombardeamentos turcos no Iraque e na Síria, e a cedência da base aérea de Incirlik aos EUA fazem temer uma escala da guerra na região.

Guantánamo na ordem do dia

Os EUA estão a preparar um plano para encerrar de forma «segura e responsável» a prisão militar de...
Temas

Uma obra notável

Em 29 e 30 de Julho de 1975 foram publicadas as primeiras leis da Reforma Agrária em Portugal. Nestas datas, entraram em vigor cinco Decretos-Leis contendo normas especificamente dirigidas a essa nova realidade revolucionária que emergira no Sul do País.
Argumentos
TVisto

No dia dos avós

O passado domingo, dia 26 de Julho, foi o Dia dos Avós pelo menos em Portugal e no Brasil, tendo a data sido escolhida, ao que...
Memória
Festa do Avante!

A Festa vai ao cinema

O concerto de abertura da Festa deste ano terá como repertório excertos célebres das bandas sonoras de filmes, de que...

Um espaço que cresce e se afirma

Tal como noutros espaços da Festa do Avante!, o Cineavante tem como um dos seus objectivos principais mostrar o que de melhor fazem os criadores portugueses, neste caso no campo do cinema: durante três dias serão exibidos vários filmes de realizadores portugueses, entre ficção e documentário, longas e curtas metragens. Consta ainda da programação do Cineavante deste ano três momentos de evocação: dos 70 anos da vitória sobre o nazi-fascismo, de comemoração do centenário do nascimento de Manuel Guimarães e de homenagem a Manoel de Oliveira, recentemente falecido.

Aconteceu

Agenda

Reuniões e outras iniciativas Lisboa - Hoje, 30, às 14h30, plenário de...

A semana em resumo

Frases

“Nós salvámos o Estado social.” (Passos Coelho,TVI, 23.7.15)  ...