Editorial

PODEM CONTAR COM O PCP

A convocação pelo Presidente da República dos partidos políticos com representação parlamentar...
Opinião
Crónica Internacional

Pela Paz! Não à NATO!

A NATO está a realizar em Portugal, Espanha e Itália, e até 6 de Novembro, aquelas que anuncia serem as maiores...
Actual

 O anunciado fim da PACC

A PACC é uma prova dita de avaliação de conhecimentos e capacidades introduzida no Estatuto da Carreira Docente desde...
Actual

Luzes e sombras

Por entre as densas brumas criadas pela barragem mediática nos últimos meses à realidade que atinge as...
Actual

O atentismo

Diz-se atentismo quando aqueles que deveriam impulsionar a transformação ficam à espera de que essa...
A talhe de foice

Das máscaras

A direita está acantonada nos trinta e tal por cento desde a Revolução de Abril. É um score primordial no regime...
PCP

Inquietação e ódio de classe

Vivemos sob o impacto dos resultados das eleições de 4 de Outubro, num quadro político novo e de desenvolvimento incerto em que, uma vez derrotadas as leituras e os cenários da noite eleitoral visando impor a continuidade do Governo PSD/CDS, os poderes dominantes desencadearam uma fortíssima campanha política e ideológica para impedir a interrupção do actual curso abertamente reaccionário e destruidor.

Em Foco

Porto com força <br>para novas batalhas

No comício de sábado à tarde, centenas de pessoas fizeram transbordar o «auditório magno» do Instituto Superior de Engenharia do Porto. A vivacidade com que estiveram nesta primeira grande iniciativa do PCP no distrito, após as eleições legislativas, foi também um compromisso colectivo de empenho nos próximos combates, com destaque para a eleição do Presidente da República.

PCP

Ânimo e força para continuar a luta

Os organismos do Partido aos mais variados níveis continuam a analisar os resultados das eleições de 4 de Outubro e a projectar a actividade imediata.

Crime contra a economia

Com o resultado das eleições legislativas de 4 de Outubro, encontram-se reunidas condições institucionais para anular o processo de privatização da TAP, defende o PCP.

Debate profundo

A avaliação dos resultados das eleições legislativas de 4 de Outubro e da situação política...
Trabalhadores

Mudança tem que se ver

A CGTP-IN vai voltar a reunir-se com os partidos políticos e, valorizando os resultados das eleições legislativas, salienta que é agora altura de pôr em prática promessas e compromissos que assumiram.

Acordos assinados em vigor

A Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) solicitou a «remessa dos originais dos ACEP» para «depósito e subsequente publicação», informa o STAL.

A PACC é inconstitucional

A Fenprof destacou o simbolismo da queda simultânea da PACC e do ministro da Educação, e exige que os professores sejam ressarcidos pelos prejuízos decorrentes da realização da prova.

Fectrans insiste nas empresas

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, perante «um quadro político diferente», decidiu «recolocar na ordem do dia» as principais reivindicações dos trabalhadores das empresas públicas.

Greves em Novembro

O Sindicato dos Enfermeiros da Madeira publicou, no dia 19, um pré-aviso de greve para 2 e 3 de Novembro, reivindicando a...

Plenários na Petrogal

«Mantêm-se em vigor os nossos direitos laborais e sociais», assegura a Fiequimetal/CGTP-IN, num comunicado de anteontem,...

SEP critica municipalização

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), em nota recentemente divulgada, critica o Ministério da Saúde (MS) por voltar a...

CNIS confirmou salários

A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), afinal, veio confirmar que os aumentos...

Unicer tem que recuar

Os trabalhadores da Unicer, reunidos nas instalações da empresa em Leça do Balio (Matosinhos) e Portela das Padeiras...
Nacional

Sábado há concentração em Lisboa

É já no sábado, 24, que se realiza em Lisboa um desfile pela paz e contra os exercícios militares da NATO, promovida por organizações e movimentos nacionais.

Unir, reflectir e lutar

No sábado, 17, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a cidade de Leiria recebeu mais de 250 pessoas com deficiência – sócios, dirigentes e trabalhadores de diversas instituições de todo o País – que participaram no 23.º Encontro Nacional de Deficientes, promovido pela CNOD.

Abalar a indiferença

No dia 12 de Dezembro, em Almada, terá lugar o 2.º Congresso Maria Lamas, subordinado ao tema «Vida e obra de Maria Lamas, actualizar o pensamento, abalar a indiferença».

Petição contra pobreza

O Movimento Erradicar a Pobreza apresentou, no dia 15, em Lisboa, uma petição para que os deputados eleitos debatam a...

Cuba livre do bloqueio

No próximo domingo, 25, o Núcleo de Almada da Associação Amizade Portugal Cuba...
Europa

Não ao TTIP, não à pobreza

Cerca de duas mil pessoas manifestaram-se, dia 17, em Bruxelas, sob a bandeira das Euromarchas, que encerraram uma série de acções contra o TTIP, a austeridade e a pobreza.

Médicos protestam

Mais de 20 mil pessoas manifestaram-se, dia 17, em Londres, contra os novos ataques ao Serviço Nacional de Saúde, desta vez através de restrições aos médicos.

Combater a pobreza infantil

O relatório de iniciativa da deputada do PCP, Inês Zuber, intitulado «Redução das Desigualdades com especial...
Internacional

Não há paz sob ocupação

O que os palestinianos pedem é muito simples: fim da ocupação, um Estado, livre, independente e viável com as fronteiras de 1967 e com Jerusalém Leste como sua capital – palavras de Ângelo Alves, em entrevista ao Avante!, após uma visita à Palestina e Israel.

 

Temas

Novo ano lectivo<br>– velhos problemas

O Governo exultou com a «normalidade» da abertura do ano lectivo, retórica em que foi acompanhado por alguns comentadores ao seu serviço e pelos chamados analistas políticos. Estávamos em plena campanha eleitoral e com a perspectiva de PSD/CDS terem o pior resultado de sempre era preciso dar a mão ao Governo, procurando, assim, fazer esquecer a contestação de que foi alvo durante os quatro anos da Legislatura.

Argumentos
TVisto

O que faz falta

Eles que chegam, os chamados migrantes ou, mais caracterizadamente, os refugiados. Eles que chegam, isto é, os que conseguem chegar:...
Memória
Aconteceu

Portugal recuou uma década

Em termos sociais, os portugueses recuaram uma década em apenas três anos. A conclusão é do economista Carlos...

Ricos vivem mais tempo

Estatísticas publicadas, dia 14, nos EUA revelaram que as enormes desigualdades sociais não só se reflectem nos...

Premiados pelo PEN Clube

Mário de Carvalho e Paulo Varela Gomes foram dois dos sete autores nacionais vencedores dos Prémios PEN Clube Português,...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Luta e confiança...

A semana em resumo

Frases

“O que António Costa está a fazer é um verdadeiro golpe de...