Editorial

IR MAIS LONGE<br>PELA LUTA

Pelo seu profundo significado e actualidade, esta semana ficou marcada pela realização anteontem em Lisboa da sessão...
Opinião
Actual

Da Grécia e da mentira…

Dizem as notícias que o Eurogrupo reuniu para analisar a situação na Grécia e que o «tabu» da...
Actual

Lembram-se como era?

O jornal «Observador», apenas disponível em formato electrónico, nunca escondeu ao que vinha. Um projecto...
Actual

Direito de escolha

As contradições em que se enredam os defensores do Estado mínimo e das propaladas virtudes da iniciativa privada geram...
Crónica Internacional

Ilusões e luta

Na Grécia e França, importantes lutas marcam a actualidade. Governos auto-proclamados de esquerda – ou até da...
A talhe de foice

Barroso

Durão Barroso deu uma entrevista ao Expresso e declarou, em relação à «cimeira das Lajes» de 2003,...
PCP

Férias forçadas<br>com salários em atraso

A Santix é uma empresa têxtil do concelho de Coimbra que existe desde 1900. Nos últimos anos, dentro das suas instalações trabalham operárias de duas empresas – a Santix e a Insieme. A constituição da Insieme tem contornos pouco claros. Foi formada com o acordo da proprietária da Santix, pelo contabilista e outro sócio.

Em Foco

Momentos decisivos<br>da história do PCP<br>e da luta antifascista

O III e o IV congressos do Partido Comunista Português (os primeiros realizados na clandestinidade) representam o culminar do processo iniciado com a reorganização de 1940/41, que transformou o PCP numa grande força nacional, organizadora da luta popular e impulsionadora da unidade antifascista. As análises produzidas nesses dois congressos e as orientações deles emanadas – quer as respeitantes à organização e intervenção partidárias quer à definição do caminho para o derrubamento do fascismo – foram decisivas para o crescimento e afirmação do Partido e para o impetuoso ascenso da luta pela liberdade e a democracia.

PCP

Libertar o País<br>da submissão ao euro

«A libertação do País da submissão ao euro – condição para o desenvolvimento e a soberania nacional» foi o lema da sessão que o PCP promoveu anteontem, 10, em Lisboa, na qual participaram o Secretário-geral Jerónimo de Sousa, o membro da Comissão Política Vasco Cardoso, os deputados João Ferreira e Paulo Sá e os economistas João Ferreira do Amaral e Jorge Bateira.

Podem contar com o PCP!

O PCP vai distribuir, a partir de sábado, 14, por todo o País, um folheto intitulado «Basta de...

Luta por um Alentejo<br>com futuro

Mais de 200 pessoas participaram, no dia 7 de Maio, em Avis, Portalegre, no 15.º Encontro Regional de Quadros do Alentejo do PCP, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa.

«Aumenta o som, baixa o IVA!»

Ao mesmo tempo que prosseguem as eliminatórias do concurso de bandas para o Palco Novos Valores, a JCP lança uma campanha exigindo a baixa do IVA dos instrumentos musicais para seis por cento.

Vencer a chantagem

O PCP está solidário com os trabalhadores do Porto de Lisboa que lutam pelos seus direitos e defende a retirada das concessões públicas às multinacionais que dominam a actividade portuária.

Precariedade ou qualidade

«Não há jornalismo de qualidade com precariedade e baixos salários», afirma o PCP num comunicado...

Alterar a lei das rendas

A deputada Paula Santos esteve recentemente reunida com o grupo de representantes dos bairros de Setúbal de renda apoiada, com o...
Trabalhadores

Luta por emprego e futuro

Trabalhadores das confecções Triumph, em Loures, e da fábrica de molas para automóveis Frauenthal, na Azambuja, exigiram medidas do Governo para salvar estas importantes unidades produtivas, com centenas de postos de trabalho.

A EMEF pode mais

Trabalhadores da EMEF de todo o País manifestaram-se anteontem em Lisboa, para levarem ao Ministério do Planeamento e das Infra-estruturas a afirmação das capacidades da empresa e a reivindicação de reposição de direitos e salários.

Eleva-se a luta no <i>handling</i>

Os trabalhadores da Portway e da SPdH demonstraram coragem, unidade e determinação, a ANAC voltou a mostrar passividade e cumplicidade e o Governo não pode «fingir-se de morto».

19.º Encontro de CT

No dia 20, sexta-feira da próxima semana, no Fórum Municipal do Seixal, vai realizar-se o 19.º Encontro Nacional de...
Assembleia da República

Acabar com o fardo<br>das portagens

Abolição imediata das portagens nas autoestradas da Beira Interior, da Beira Litoral e Beira Alta, do Interior Norte, de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Algarve, tal era o objectivo estabelecido em cinco projectos de lei do PCP que os votos contra de PS, PSD e CDS inviabilizaram sexta-feira, 6, no Parlamento.

Pelo reforço e eficácia<br>da ACT

Preencher as actuais vagas do quadro de inspectores da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e adoptar, com carácter de urgência, as medidas que se ajustem ao cumprimento das orientações desta entidade, nomeadamente a existência de pelo menos um inspector para cada dez mil trabalhadores, eis duas das recomendações ao Governo contidas em projecto de resolução do PCP aprovado recentemente pelo Parlamento.

Rejeição total ao TTIP

Foi chumbado com os votos contra de PS, PSD e CDS o «ponto um» do voto do PCP onde se afirma a rejeição dos...

PCP demarca-se<br>de voto do CDS

O PCP demarcou-se de um voto do CDS, aprovado no passado dia 29 de Abril com o voto favorável das restantes bancadas parlamentares, de...
Nacional

Obra colectiva em Almada

No dia 5, Jerónimo de Sousa esteve no concelho de Almada, um bom exemplo do que é o projecto autárquico da CDU, que se afirma pelo trabalho, honestidade e competência.

Repor os direitos <br>da juventude

A Direcção Nacional (DN) da JCP, reunida nos dias 7 e 8 de Maio, em Lisboa, analisou a situação política do País, a realidade da juventude e a sua luta.

Roteiro para mudar Sintra

A CDU deu início, sábado, em Sintra, ao Roteiro «Um território qualificado no respeito pelos direitos dos trabalhadores e das populações», com a apresentação de propostas para a requalificação urbana da Tapada das Mercês.

Memórias de resistência

Os 40 anos da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) foram assinalados com diversas...
Europa

Desenvolvimento é a prioridade

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu realizaram, entre os dias 2 e 5, jornadas de trabalho em Aveiro, Coimbra, Leiria e Viseu.

À mercê dos credores

Num ambiente de fortes protestos, o parlamento da Grécia aprovou por escassa margem um novo pacote de austeridade que prevê redução das pensões e aumento de impostos.

Tories perdem Londres

O candidato trabalhista, Sadiq Khan, conquistou, dia 5, a presidência da Câmara de Londres, que era governada há oito anos...

A pobreza no feminino

Após discussão e aprovação na Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de...
Internacional

Vitória imortal

A vitória sobre o nazi-fascismo foi assinalada em todo o mundo, com destaque para as celebrações na Rússia e para os desfiles do «Regimento Imortal».

Senado vota

A distituição de Dilma Rousseff pode ser travada na sequência do afastamento do presidente do parlamento, Eduardo Cunha. No entento, o Senado confirmou a votação do pedido.

NATO acolhe Israel

Israel aceitou o convite da NATO para abrir uma missão permanente junto da sede da organização, em Bruxelas. Com...

Paz ameaçada na Colômbia

Uma reunião de membros do Partido e da Juventude comunistas colombianos e da União Patriótica, foi alvo de um atentado na...
Temas

Bento de Jesus Caraça<br>e a integração de intelectuais<br>no PCP

A integração de intelectuais no combate do povo é tão remota quanto a existência de classes antagónicas como estrutura fundamental sobre a base da qual se eleva qualquer construção social. Entretanto, esta frase não deve levar-nos a acreditar que a proletarização dos intelectuais pode levá-los à proletarização completa como agudamente o observou Walter Benjamin.

Argumentos
Filme do Mês

A lei do capital

Thierry Taugourdeau, operário fabril, foi despedido junto com mais de 750 colegas. Tem 51 anos e...
TVisto

A voz invencida

O programa estava anunciado para transmissão na segunda-feira, embora já no final do dia, a horas em que não desse muito...
Memória
Aconteceu

Faleceu Paulo Varela Gomes

O escritor e historiador da arquitectura Paulo Varela Gomes faleceu, dia 30 de Abril, aos 63 anos, vítima de um cancro diagnosticado...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP  ...

A semana em resumo

Frases

“Está na altura de as pessoas serem ouvidas e dizerem se concordam com a...