Continuar a construir um futuro melhor para a Moita

Image 23375

Num ba­lanço muito curto do man­dato que está a chegar ao fim, a mais im­por­tante con­clusão é a de que po­demos afirmar que cum­primos os com­pro­missos as­su­midos com os elei­tores.

Nestes quatro anos di­mi­nuímos o IMI e não fi­zemos ne­nhum au­mento das taxas e ta­rifas do mu­ni­cípio. No en­tanto, o que este man­dato re­vela é a firme de­ter­mi­nação de su­perar obs­tá­culos e en­con­trar so­lu­ções para dar res­posta às ne­ces­si­dades do con­celho e aos an­seios das po­pu­la­ções, tra­du­zida no equi­lí­brio das contas mu­ni­ci­pais, que per­mite sa­tis­fazer os com­pro­missos sem atrasos, re­duzir sig­ni­fi­ca­ti­va­mente a dí­vida de longo prazo e so­bre­tudo de­fender o ser­viço pú­blico pres­tado em todas as suas ver­tentes e, si­mul­ta­ne­a­mente, au­mentar o in­ves­ti­mento.

Pri­o­ri­zámos o in­ves­ti­mento nas es­colas, con­cluímos as infra-es­tru­turas bá­sicas em todo o ter­ri­tório, apos­támos na me­lhoria do es­paço pú­blico – nos par­ques in­fantis, nos as­fal­ta­mentos, em inú­meras pe­quenas ou grandes in­ter­ven­ções de me­lhoria em todas as fre­gue­sias ou ainda na con­ser­vação dos par­ques mu­ni­ci­pais. Também cons­truímos novos equi­pa­mentos e re­no­vámos ou­tros.

Não nos re­sig­námos às di­fi­cul­dades dos anos de crise e aos cons­tran­gi­mentos – fi­nan­ceiros, de au­to­nomia e de pes­soal – im­postos ao Poder Local e man­ti­vemos os ní­veis de pres­tação do ser­viço pú­blico em todas as áreas da nossa res­pon­sa­bi­li­dade e até pro­cu­rámos con­tra­riar a di­mi­nuição de pes­soal a que fomos for­çados, re­no­vando e am­pli­ando o nosso equi­pa­mento me­câ­nico, assim como mo­der­ni­zámos o aten­di­mento ao pú­blico.

Con­ti­nuámos e até apro­fun­dámos a li­gação e as par­ce­rias com o mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo e com a rede so­cial. Con­ti­nuámos a pro­mover a cul­tura e o des­porto para todos e a pre­servar e di­vulgar a his­tória e as tra­di­ções do nosso con­celho. Apos­támos na di­vul­gação do ter­ri­tório e das suas po­ten­ci­a­li­dades, para captar mais in­ves­ti­mento e mais vi­si­tantes.

Pro­jecto po­lí­tico

E fi­zemos tudo isto sendo fiéis à ma­triz do nosso pro­jecto po­lí­tico, através de uma gestão as­sente no tra­balho co­lec­tivo, na pro­xi­mi­dade às po­pu­la­ções e às ins­ti­tui­ções, fo­men­tando a par­ti­ci­pação.

É pois com este cré­dito de se­ri­e­dade e res­pon­sa­bi­li­dade que nos pro­pomos dar con­ti­nui­dade à gestão da CDU na Câ­mara Mu­ni­cipal.

Nos pró­ximos anos não só será pre­ciso con­ti­nuar a ga­rantir a acção da Câ­mara em todas as di­versas áreas como novos e com­plexos de­sa­fios se vão co­locar, desde logo a atri­buição de novas com­pe­tên­cias que o Go­verno pre­tende con­cre­tizar e que, na forma como está a ser pre­pa­rada, gera pro­fundas pre­o­cu­pa­ções.

Provas dadas

Para res­ponder a estes novos de­sa­fios, a CDU apre­senta-se com provas dadas, mas fun­da­men­tal­mente com ideias, com pro­jectos, com uma in­can­sável von­tade de tra­ba­lhar para cons­truir um fu­turo me­lhor para a nossa terra, para todos os que aqui vivem e tra­ba­lham.

O meu com­pro­misso, o com­pro­misso da CDU, é dar se­gui­mento ao tra­balho ba­seado na par­ti­ci­pação e no en­vol­vi­mento do maior nú­mero de pes­soas e de ins­ti­tui­ções, pois é aí que se en­contra a base, a força, a cri­a­ti­vi­dade e a de­di­cação à co­mu­ni­dade, que se trans­formam em acção mu­ni­cipal trans­for­ma­dora. No nosso pro­jecto as pes­soas são o mais im­por­tante e por isso todos contam e con­tamos com todos, para con­ti­nuar a cons­truir fu­turo.

Rui Garcia, ac­tual pre­si­dente
e de novo ca­beça-de-lista
à Câ­mara Mu­ni­cipal da Moita

 



Mais artigos de: Em Foco

CDU é o motor do desenvolvimento da Península de Setúbal

As po­pu­la­ções dos con­ce­lhos da Pe­nín­sula de Se­túbal sabem, por ex­pe­ri­ência, que a pre­sença da Co­li­gação PCP-PEV na gestão au­tár­quica é si­nó­nimo de um Poder Local De­mo­crá­tico ao ser­viço das po­pu­la­ções, capaz de as­se­gurar o de­sen­vol­vi­mento e a me­lhoria das suas con­di­ções de vida. Por isso é tão im­por­tante o re­forço da CDU no pró­ximo 1 de Ou­tubro, ele­mento de­ter­mi­nante para dar con­ti­nui­dade e mais ex­pressão e força à de­fesa dos di­reitos das po­pu­la­ções, à so­lução dos pro­blemas e à pro­moção do pro­gresso local.


CDU quer afirmar a marca «Alcochete»

ES­TRATÉGIA Os ob­jec­tivos da CDU estão de­fi­nidos no plano es­tra­té­gico «Al­co­chete 2030», re­cen­te­mente apro­vado, que traça a visão da Co­li­gação PCP-PEV para o con­celho a médio/​longo prazo.

Ao serviço da população

Estou absoluta e plenamente disponível para, integrado na Coligação Democrática Unitária e com espírito de missão, continuar a servir o nosso concelho e as nossas populações, assumindo a minha candidatura a presidente da Assembleia Municipal. Com...

Mudança necessária para o Montijo

Em Montijo, cresce a convergência no diagnóstico sobre um concelho parado, num ciclo com 20 anos que se arrasta e nos arrasta colectivamente. Cresce, também, a convicção de que só a convergência de votação na CDU garantirá a...

Almada faz um caminho de sucesso com a CDU

PRO­GRESSO O pro­jecto da CDU, que co­locou Al­mada nas po­si­ções mais altas em di­versos ín­dices da res­pon­sa­bi­li­dade do poder local, é o que está em me­lhores con­di­ções para res­ponder aos de­sa­fios do fu­turo. Esta é a con­vicção de Jo­a­quim Judas, pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal e no­va­mente can­di­dato pela co­li­gação PCP-PEV.

«Palmela Conquista» com o projecto da CDU

Em Palmela, concluímos este ciclo com a convicção de dever cumprido: os indicadores são bastante positivos, quer ao nível da concretização dos investimentos, quer no que respeita aos resultados financeiros, e não temos dívidas a...

Resolver os problemas concretos da população

Encaramos a gestão do Poder Local pela CDU como um importante contributo para a resolução dos problemas concretos da população, para o desenvolvimento do concelho e freguesias, para ajudar na valorização das nossas concepções políticas...

Vale a pena viver e trabalhar em Setúbal

ACRE­DITAR Em Se­túbal, de­pois de uma gestão rui­nosa do PS na au­tar­quia, a CDU «ar­re­gaçou as mangas» e pôs mãos à obra, para trans­formar a vida das pes­soas.