Rejeitado acesso gratuito ao medicamento

O Par­la­mento re­jeitou, dia 28, o pro­jecto de lei do PCP que vi­sava ga­rantir a dis­pensa gra­tuita de me­di­ca­mentos a utentes com mais de 65 anos, aos do­entes cró­nicos e às fa­mí­lias ca­ren­ci­adas eco­no­mi­ca­mente. Contra es­ti­veram PS, PSD, CDS-PP e Ini­ci­a­tiva Li­beral, o PAN abs­teve-se, vo­tando fa­vo­ra­vel­mente as res­tantes ban­cadas e de­pu­tados, numa vo­tação de que es­teve au­sente o de­pu­tado do Chega.

O perfil de utentes abran­gido pela pro­posta co­mu­nista cor­res­ponde ao uni­verso de pes­soas pro­pensas a não con­se­guirem ad­quirir os me­di­ca­mentos de que pre­cisam, como re­feriu o de­pu­tado co­mu­nista João Dias na apre­sen­tação do di­ploma da sua ban­cada.

Re­al­çado por si foi também o facto de a «grande mai­oria dos tra­ba­lha­dores» perder «grande parte do seu ren­di­mento quando se re­forma», o que coin­cide com um pe­ríodo da sua vida em que «au­mentam os custos», no­me­a­da­mente com me­di­cação.

A dis­pensa dos me­di­ca­mentos, se­gundo a pro­posta do PCP, ocor­reria nas uni­dades do Ser­viço Na­ci­onal de Saúde e nas far­má­cias co­mu­ni­tá­rias.



Mais artigos de: Assembleia da República

Associativismo desportivo com a corda na garganta reclama acção do Governo

A si­tu­ação do des­porto no nosso País está a tornar-se in­sus­ten­tável, com clubes, as­so­ci­a­ções e co­lec­ti­vi­dades a pas­sarem por tre­mendas di­fi­cul­dades, alerta o PCP, que acusa o Go­verno de ter acor­dado tarde para o pro­blema e con­ti­nuar a não fazer o que lhe cabe fazer.

Lei-quadro sobre as freguesias aquém do que é preciso

Obteve a aprovação do Parlamento o texto de substituição apresentado pela Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local que define o regime jurídico de criação, modificação e extinção de freguesias. A vontade expressa pelas populações e por órgãos autárquicos em muitos...

Agricultura e pecuária com apoios à electricidade

A Assembleia da República aprovou, no dia 14 de Maio, em votação final global, o projecto de lei do PCP que estabelece apoios aos custos com a electricidade no sector agrícola e agropecuário. Contra o diploma estiveram PS, PAN e Iniciativa Liberal, votando favoravelmente as restantes bancadas e deputados. Este é o...