Fixar preços de bens e serviços e aumentar salários e pensões

O PCP está a promover, em todo o País, uma campanha pela limitação dos preços dos bens e serviços essenciais e pelo aumento da retribuição de quem trabalha.

O Governo PS não combate a especulação

As acções decorrem fundamentalmente junto de grandes superfícies comerciais e colocam em causa o contraste entre o aumento médio do cabaz alimentar, em cerca de 21%, e dos lucros, em 30 por cento, de duas grandes cadeias de distribuição alimentar.

Durante o passado fim-de-semana, no distrito de Setúbal, decorreram várias iniciativas de contacto (nas fotos) com o intuito de denunciar que os 629 milhões de lucros dos grupos Jerónimo Martins e Sonae foram arrecadados à custa do crescimento especulativo dos preços e da exploração do trabalho. De resto, além de notar o aumento do custo de vida, o Partido alerta, ainda, para a necessidade de aumentar os salários e as pensões de reforma, medidas de urgente aplicação a par da fixação do preço dos bens e serviços essenciais.

Recorde-se que no passado dia 13, o PCP apresentou, na Assembleia da República, uma proposta legislativa visando o controlo daqueles, a qual acabou chumbada pelos deputados de PS, PSD, IL e Chega.

Também no Algarve, a Organização Regional do PCP (ORAL) informou que estão em curso acções de contacto, mobilização e esclarecimento no mesmo âmbito, sublinhando que «a larga maioria da população não deve ficar dependente das estratégias de maximização de lucro dos grupos económicos do sector da grande distribuição», os quais, «ao mesmo tempo que esmagam os preços pagos aos produtores e que aniquilam o pequeno comércio, apropriam-se de margens de lucro especulativas, que fazem repercutir sobre os preços pagos pelos consumidores».

A ORAL critica, também, «a falta de respostas do Governo PS no combate à especulação», e reivindica que «para responder efectivamente ao problema é preciso enfrentar os lucros fabulosos (em 2022 foram mais de 629 milhões só para os dois maiores grupos da distribuição)», bem como «aprovar a proposta do PCP para a criação de um regime de preços máximos a aplicar a um cabaz alimentar essencial e definir um preço de referência para cada um dos produtos, com base nos custos reais».



Mais artigos de: PCP

Obra e exemplo de Amílcar Cabral são património dos povos na luta

«Amílcar Cabral constitui um legado precioso de confiança na força invencível da luta organizada dos povos, pela sua soberania e direitos, pela transformação da sociedade», sublinhou Paulo Raimundo numa sessão em que se assinalou os 50 anos do assassinato do fundador e Secretário-geral do PAIGC.

Homenagem na sede do sector do PAICV

Sábado, dia 21, ao final da tarde, o Secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, participou na actividade comemorativa do Dia dos Heróis Nacionais, promovida pelo sector do PAICV em Portugal (PAICV-PT), na sua sede, na Reboleira (Amadora), e que incidiu sobre os 50 anos decorridos desde o...

Esclarecer e mobilizar pelo direito à habitação

A negação do direito à habitação é um dos mais graves problemas com que as populações estão confrontadas, esmagadas por elevadas rendas e taxas de juro e crescentemente expulsas para as periferias das cidades.

 

Inaceitável aumento nas telecomunicações

O PCP quer ouvir na Assembleia da República o secretário de Estado das Infra-estruturas e a ANACOM. Em causa está o aumento das tarifas de telecomunicações em 7,8 por cento, anunciados pelas principais operadoras.

Obra necessária e urgente

O PCP propôs na Assembleia da República a construção do troço do IC3 ligando a A13, no concelho de Almeirim, à A23, em Vila Nova da Barquinha. Nesse projecto, o Partido defendia igualmente uma ponte alternativa à actual ponte João Joaquim Isidro dos Reis, que ligasse os concelhos da Chamusca e...

PCP empenhado em valorizar bombeiros

Paulo Raimundo reafirmou, ontem, a disponibilidade do PCP para continuar a encontrar soluções que valorizem e garantam condições aos bombeiros portugueses. As declarações foram prestadas após um encontro entre o Partido e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), na sede nacional do Partido, em...

Tomar Partido na luta

Como comprovam as histórias dos muitos novos militantes que têm sido publicadas no Avante!, a formação de consciência de classe e política não é um processo linear. Logicamente, são muitos os caminhos, os momentos e as experiências que uma pessoa pode percorrer e experienciar até chegar ao...