Uma Festa que abre uma janela de confiança no futuro
A Festa do Avante! é motivo de orgulho para todos os comunistas
A Festa do Avante!, quase a completar 50 anos, realiza este ano a sua 49.ª edição, nos dias 5, 6 e 7 de Setembro, no magnifico espaço da Atalaia, Amora, Seixal, afirmando a sua identidade e com muitos e variados motivos de interesse, porque não há Festa como esta! A Festa, a que o jornal Avante! deu o nome e que a juventude, os trabalhadores, os democratas e o povo português fizeram sua, voltará a ser um espaço único de convívio e alegria, de fraternidade e camaradagem, de democracia e liberdade, de afirmação dos valores de Abril.
Com a saída do suplemento do Avante!, com os artistas da Festa, no passado dia 29 de Maio e agora, neste numero, do suplemento sobre o Concerto Sinfónico de sexta-feira, damos mais um importante passo para divulgar e dar a conhecer esta edição da Festa do Avante!. E já no próximo dia 28 Junho terão inicio as jornadas de trabalho para a sua construção, onde todos serão chamados a dar forma e cor a cada um dos espaços da Festa e a contribuir para criar as melhores condições para receber os seus muitos milhares de visitantes.
Jornadas de trabalho em que, com o empenhamento das organizações do Partido e da JCP, com a participação de muitos homens, mulheres, jovens e de muitos e muitos amigos da Festa que a sentem também como sua e não dispensam a participação no convívio fraterno que constitui a construção da Festa, cada um dará a sua contribuição para erguer esta magnifica obra colectiva.
Mas a construção da Festa não se limita ao trabalho que se desenvolve na Quinta da Atalaia. Por todo o País, a par da preparação dos conteúdos do que se vai levar de cada região à Festa, dá-se a conhecer a data da sua realização, as suas características e identidade, o seu programa, dá-se corpo à promoção e divulgação da Festa e à mobilização indispensável para a construção do seu êxito.
Alarga-se a promoção e venda da EP – Entrada Permanente, verdadeiro título de solidariedade cuja aquisição antecipada dá uma importante contribuição e ajuda à construção da Festa e que, por apenas 34 euros, dá acesso a todas as actividades e espectáculos ao longo dos três dias de Festa.
Razões para visitar e um motivo de orgulho
Do muito que já se conhece do programa da Festa, são vários os motivos, quer para voltar à Festa do Avante! quer para a conhecer ou nela participar pela primeira vez:
-
a programação musical única e diversificada com artistas consagrados ou novas vozes que começam agora a afirmar-se. Com o jazz, o fado, o hip-hop, o funaná, o rock, a electrónica, o reggae ou o canto livre celebra-se a alegria, a liberdade e a paz;
-
o Concerto Sinfónico pela orquestra Sinfonietta de Lisboa, “A luta pela Paz nos 80 anos da Vitória sobre o nazi-fascismo”, que abre o Palco 25 de Abril;
-
as várias exposições, do espaço central e por toda a Festa, sobre o Tapete de Arraiolos, de artes plásticas, a 24.ª Bienal, do Espaço Ciência;
-
o programa do Desporto, envolvendo centenas de atletas em dezenas de modalidades e em que se destaca a Corrida da Festa, cujo período de inscrições se encontra já a decorrer;
-
e muito mais que se dará ainda a conhecer nos próximos dias, do teatro ao cinema, dos debates à gastronomia, da programação para a infância e para toda a família às várias expressões de solidariedade internacionalista. Todas no seu conjunto, e cada uma delas, são razões acrescidas para levar mais gente à Festa.
A Festa do Avante!, cuja realização é justamente motivo de orgulho para todos os comunistas, orgulho pelo que representa de capacidade de realização, orgulho por sermos capazes de a erguer nos moldes em que o fazemos e com as características que a destinguem (e por só nós o podermos fazer), orgulho por tudo o que ela representa de mais belo, de mais fraterno e de mais humano, mas sobretudo por sermos capazes de, abertos ao mundo e à vida, à juventude, aos trabalhadores e ao povo, concretizar uma Festa para todos, que dá combate aos valores retrógrados e reaccionários, uma Festa que abre uma janela de confiança para o futuro.