O tira-teimas da UE nos preços da energia

João Oliveira

A presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, anunciou esta semana os planos da União Europeia (UE) para fazer face à subida dos custos da energia em consequência da agressão dos EUA e Israel ao Irão.

Em 44 dias de guerra estima-se que a subida dos custos da energia tenha já um impacto de 44 mil milhões de euros no espaço da UE mas as medidas anunciadas por von der Leyen passam ao lado das questões políticas e económicas estruturantes que se colocam hoje no sector energético.

Sintetizando, pode-se dizer que aquilo que foi anunciado pela presidente da CE foi: nem um passo atrás na liberalização do mercado energético, nem um passo à frente no controlo público do sector estratégico da energia, nem um passo no sentido do confronto com os grupos económicos e as multinacionais que controlam o sector e fixam os preços como entendem, nem um passo para devolver aos Estados-Membros a capacidade soberana de desenvolver a produção e o aprovisionamento energéticos e regular o sector, incluindo controlar e fixar preços.

Perante a escalada dos preços da energia e dos combustíveis a resposta da UE é cínica: têm de ser os povos a pagar o aumento do preço do combustível para poderem ir “a cavalo no transporte”. Ou pagam directamente na bomba e no contador da electricidade ou pagam indirectamente por via do orçamento do Estado, acabando por lhes ser descontado na redução de outras responsabilidades públicas em que o mesmo Estado anunciará o mais que previsível decaimento.

A presidente da CE fala de «auxílios estatais mais flexíveis» mas recusa suspender a aplicação do Pacto de Estabilidade e Crescimento. Aponta objectivos de redução da procura de hidrocarbonetos a médio prazo, através do desenvolvimento de energias renováveis e nucleares e do aumento da eficiência energética, mas não diz uma palavra sobre a capacidade de os Estados-Membros fazerem soberanamente as suas opções nessa matéria nem de a UE apoiar o investimento público nesse âmbito. Anuncia a intenção de recuperar mecanismos de coordenação para a compra conjunta de gás para evitar que os Estados-Membros concorram entre si mas para o curto prazo apenas refere um apoio que compense parte dos aumentos dos preços dos combustíveis ou fertilizantes e uma medida simplificada que permite um montante limitado de auxílio por empresa. Anuncia para Maio propostas legislativas relativas à tributação dos produtos energéticos e diz que os Estados-Membros podem adoptar medidas orçamentais de emergência para «apoiar os agregados familiares e sectores vulneráveis», desde que essas medidas sejam «direccionadas, atempadas e temporárias» e não conduzam a «uma deterioração indevida dos défices públicos».

Quando se diz que a UE se confirma como um espaço de domínio dos grandes monopólios e transnacionais europeias, em confronto com os direitos, interesses e aspirações dos povos, não é de cor que se fala nem é só de energia que se trata. Mas com a cobertura política ao escandaloso aumento dos preços da energia ficam as teimas tiradas.

 



Mais artigos de: Internacional

Combate à pobreza exige política integral e efectiva

O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Oliveira, participou em Lisboa numa audição sobre o relatório que reclama da UE uma efectiva estratégia de combate à pobreza, do qual foi relator e que foi entretanto aprovado. Participaram na audição diversas entidades portuguesas envolvidas neste combate.

Irão resiste à agressão dos EUA e de Israel

As conversações entre o Irão e os EUA, em Islamabad, nos dias 11 e 12, intermediadas pelo Paquistão, foram interrompidas sem que as partes chegassem a acordo, dadas as exigências dos EUA. Com o cessar-fogo ainda em vigor, embora não cumprido por Israel, que continua a agredir brutalmente o Líbano, Washington decidiu impor um bloqueio naval ao Irão.

Vietname: o povo é o protagonista principal

Tô Lâm, Secretário-Geral do PCV, foi investido no cargo de Presidente do Vietname, após ter sido eleito durante o primeiro período de sessões da XVI Legislatura da Assembleia Nacional.

Cuba reafirma soberania e resistirá perante agressão

«Nós somos um país pacífico, não promovemos a guerra, mas a solidariedade e a cooperação», afirmou o Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, a uma estação de televisão norte-americana, reafirmando a determinação do seu povo em resistir, mesmo perante uma eventual agressão militar norte-americana.

Venezuela foi alvo desde 2014 de quase um milhar de sanções

A República Bolivarina da Venezuela é alvo, desde 2014, de medidas coercivas unilaterais impostas pelos EUA, por outros países e pelo sistema financeiro internacional, contra a economia, as finanças públicas, a indústria petrolífera e o comércio externo. A denúncia é do Observatório Venezuelano Antibloqueio, um organismo...

Eleições na Hungria

Na Hungria, os resultados das eleições legislativas do dia 12 deram uma ampla maioria parlamentar ao Tisza, partido que não tinha qualquer eleito no parlamento húngaro e nem havia participado nas últimas eleições legislativas. O seu líder, Péter Magyar (que até há poucos anos integrava o Fidesz, de Viktor Orbán), será o...

A guerra do avesso da guerra

O avesso da guerra imperial contra o Irão é a guerra social contra os EUA: aquilo que por fora faz pontaria às crianças iranianas, aponta por dentro às crianças americanas. Dito de outro modo: os planos de explodir o Irão ameaçam implodir os EUA. Assumiu-o Trump, sem flores de retórica e com lixo entre os dentes, no...