Composição <br>do Comité Central <br>eleito no XIX Congresso

O Congresso, na sessão reservada aos delegados, a 1 de Dezembro de 2012, elegeu o Comité Central. Participaram na eleição 1219 delegados, sendo o Comité Central eleito por maioria, com 1184 votos a favor, correspondendo a 97%, 14 votos contra e 21 abstenções.A eleição fez-se por voto secreto, por imposição da antidemocrática Lei dos Partidos. Publicamos os nomes e biografias dos camaradas eleitos. A negro, estão os eleitos que não integravam o Comité Central cessante.

Agostinho Lopes
Engenheiro. 68 anos de idade.
Membro do Partido desde 1968. Funcionário do Partido desde 1974. Participou na organização e lutas académicas de 1968-69. Participou nas lutas da Oposição Democrática (1968-72). Participou na movimentação dos professores de 1970-74. Foi membro da Assembleia Municipal de Vila Real e deputado à Assembleia da República pelo distrito de Santarém. Foi membro do Executivo da DOR do Norte e do Executivo e Secretariado da DOR de Trás-os-Montes. Foi membro do Conselho Nacional, de 1992 a 1996, do Secretariado do Comité Central, de 1992 a 2006, e da Comissão Política do CC, de 1988 a 2008. É deputado à Assembleia da República pelo distrito de Braga. É responsável pela Comissão dos Assuntos Económicos. Membro do Comité Central desde o IX Congresso.

Albano Nunes
Intelectual. 71 anos de idade.
Membro do Partido desde 1962. Funcionário do Partido desde 1965. Foi dirigente do movimento estudantil, tendo desempenhado o cargo de Secretário-geral das Reuniões Inter-Associações, entre 1962 e 1964. Foi expulso da Universidade de Lisboa. Foi membro das organizações estudantis do PCP e, quando se fundou a UEC, passou a membro do seu Executivo. Membro da DOR de Lisboa de 1973 a 1975. Foi responsável pela Secção Internacional, de Janeiro de 1976 a 1996. Foi membro do Conselho Nacional, de 1992 a 1996, e da Comissão Política do Comité Central, de 2004 a 2008. Director de O Militante, desde Janeiro de 2001. Membro do Comité Central desde 1974. Membro do Secretariado do Comité Central.

Alexandre Araújo
Intelectual. 40 anos de idade.
Membro do Partido desde 1990. Funcionário do Partido desde 1998. Foi da JCP de 1988 a 1998. Funcionário da JCP, de 1991 a 1998, e membro dos organismos executivos da Direcção Nacional da JCP, entre 1990 e 1998. Enquanto estudante, foi dirigente da Associação de Estudantes da Escola Secundária D. Pedro V. Foi membro da DOR de Lisboa, da DOR de Setúbal, do Secretariado e Executivo da Comissão Concelhia de Almada e do Secretariado da Festa do Avante. Membro da Comissão Administrativa e Financeira. É responsável pela Festa do Avante!. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso. Membro do Secretariado do Comité Central.

Amável Alves
Maquinista. 64 anos de idade.
Membro do Partido desde 1978. Foi membro da célula do Metropolitano de Lisboa. Foi coordenador da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) e membro do Conselho Nacional e da Comissão Executiva da CGTP-IN. É membro da Direcção do Sindicato dos Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP). Membro do Comité Central desde o XVI Congresso.

Ana Isabel Valente
Operária. 38 anos de idade.
Membro do Partido desde 2001. Funcionária do Partido desde 2006. Foi membro da JCP. Foi dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Eléctricas do Norte (STIEN) e da Interjovem. Foi eleita na Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia. É membro da DOR do Porto e do seu Executivo. Responsável pela Comissão Sindical Regional e pelas áreas do Trabalho e da Informação e Propaganda. Membro da Direcção de Organização de Sectores Profissionais e Grandes Empresas da OR do Porto, sendo responsável pelas células de Hotelaria, Soares da Costa e Bingos. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

Ana Lourido
Licenciada em Política Social. 32 anos de idade.
Membro do Partido desde 1997. Funcionária do Partido desde 2003. Entrou para a JCP em 1995, tendo sido membro da Direcção Nacional e da sua Comissão Política. Subsidiada entre 2002 e 2003. Representou a JCP no Conselho Nacional da Juventude. Foi dirigente da Frente Anti-Racista. Foi membro do Executivo da DOR de Leiria do PCP. É responsável pelo Sector da Função Pública da ORL. Membro da DOR de Lisboa e do seu Executivo e da Comissão Distrital. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

Ana Pato
Licenciada em Física. 29 anos.
Membro do Partido desde 1999. Funcionária do Partido desde Janeiro de 2012.Membro da JCP de 1998 a 2012. Fez parte do Executivo da Comissão Regional de Setúbal da JCP, da Coordenadora Nacional do Ensino Secundário da JCP e da Direcção Central do Ensino Superior. Foi dirigente associativa no Ensino Secundário e membro da Mesa da Reunião Geral de Alunos (RGA) da Faculdade de Ciências e da Assembleia de Representantes e do Senado da Universidade de Lisboa. Foi membro da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP e responsável pela Organização Regional de Santarém e pela Organização do Ensino Superior de Lisboa da JCP. Foi membro do executivo da DOR de Santarém do PCP. É dirigente da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP). É responsável pelo Departamento de Propaganda (DEP). Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

Andreia Pereira
Optometrista. 32 anos de idade.
Membro do Partido desde 1997. Funcionária do Partido desde 2010. Membro da JCP de 1994 a 2010. Funcionária da JCP de 2005 a 2010. Foi membro da Associação de Estudantes da Escola Secundária Feitor Pinto, Covilhã. Foi membro do Executivo da Comissão Regional de Castelo Branco e de Lisboa e do Secretariado e da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP. Foi membro da DOR Porto e do seu Executivo. É membro da DOR de Coimbra e dos seus organismos executivos e responsável pela Organização Concelhia de Coimbra. Membro do Comité Central eleito no XVIII Congresso.

Antónia Lopes
Professora. 55 anos de idade.
Membro do Partido desde 1975. Funcionária do Partido desde 2005.
Quando trabalhava na Standard Eléctrica/Alcatel, foi membro da Comissão de Trabalhadores e delegada sindical do Sindicato dos Técnicos de Desenho. Foi Presidente da Junta de Freguesia da Trafaria e vereadora da Câmara Municipal de Almada. Foi membro dos organismos executivos da Comissão Concelhia de Almada e responsável pela respectiva organização. É membro a DOR de Setúbal e dos seus organismos executivos e responsável pela Organização Concelhia do Seixal.

António Cardoso
Operário têxtil. 61 anos de idade.
Membro do Partido desde 1975 e Funcionário do Partido desde 1976. Foi delegado sindical e membro da Comissão de Trabalhadores na empresa têxtil NINAFIL. Foi membro do Executivo da Comissão Concelhia da Covilhã, do Executivo da Comissão Distrital de Castelo Branco e do Secretariado da DOR da Beira Interior. É membro da DOR de Castelo Branco e dos seus organismos executivos. Responsável pela Organização Concelhia do Fundão, pelo Sector Sindical e Sector de empresas. Membro do Comité Central desde o XII Congresso.

António Fernando Mendes
Operário. 56 anos de idade.
Membro do Partido desde 1976. Funcionário do Partido desde 1980. Foi membro da DOR do Porto e da DOR de Trás-os-Montes e Alto Douro. Responsável pelo trabalho autárquico no distrito de Vila Real, e responsável por várias organizações concelhias, nomeadamente Chaves. Membro do DOR de Vila Real e do seu Secretariado. Membro do Comité Central desde o XV Congresso.

António Filipe Rodrigues
Jurista e Professor Universitário. 49 anos de idade.
Membro do Partido desde 1983. Membro da União de Estudantes Comunistas (UEC) e da JCP. Fez parte do Conselho Directivo da Faculdade de Direito de Lisboa entre 1982 e 1984 e da respectiva Assembleia de Representantes entre 1982 e 1985. Integrou a Direcção do Conselho Nacional da Juventude em 1988. Foi membro da Direcção Nacional da JCP e dos seus organismos executivos. Foi membro da Assembleia Municipal da Amadora entre 1993 e 2001. Membro da Assembleia Municipal de Sintra. É Vice-Presidente da Assembleia da República e do Grupo Parlamentar do PCP. Membro do Comité Central desde o XIV Congresso.

António Magrinho
Operário industrial. 41 anos de idade.

Membro do Partido desde 2007. Membro do Secretariado da célula da Auto-Europa. Membro da Comissão de Trabalhadores da Auto-Europa. Dirigente do Clube Associativo de Santa Marta do Pinhal.

António Rodrigues
Empregado. 59 anos de idade.
Membro do Partido desde Janeiro de 1975. Funcionário do Partido desde Março de 1978. Integrou diversas estruturas do MFA. Foi responsável pelo Gabinete de Imprensa do PCP. Integra o Grupo de Estudos de Defesa Nacional do PCP. Membro do Comité Central desde o XV Congresso.

António Vitória
Empregado de escritório. 56 anos de idade.
Membro do Partido desde 1977. Funcionário do Partido desde 1980. Foi membro da JCP. Foi fundador da Associação Cultural e Recreativa "Zona Azul". É membro da Assembleia de Freguesia de S. Salvador, no concelho de Beja. Foi membro do Executivo e do Secretariado da Comissão Distrital de Beja e da DOR do Alentejo. Foi responsável pela O.R. Beja do PCP, membro do Conselho Nacional de 1992 a 1996. Membro da DOR de Beja e dos seus organismos executivos e da Direcção Regional do Alentejo, responsável pela Organização Concelhia de Mértola. Membro do Comité Central desde o XII Congresso.

Arménio Carlos
Operário. 57 anos de idade.
Membro do Partido desde 1977. Pertenceu à subcomissão da Carris (Cabo Ruivo) e à célula do Partido na Carris. Foi Coordenador da União de Sindicatos de Lisboa. Dirigente do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP). Secretário-geral da CGTP-IN. Membro DOR de Lisboa, de 1989 a 2011. Membro do Comité Central desde o XII Congresso.

Armindo Miranda
Empregado. 59 anos de idade.
Membro do Partido desde 1977. Funcionário do Partido desde 1981. Foi membro do Organismo de Direcção do Sector dos Bancários na OR de Lisboa, e responsável pelo sector, entre 1981 e 1983. Foi membro da DOR de Lisboa e do seu Secretariado e Executivo. Foi responsável pela ORA da Madeira, pelo Organismo Inter-Regional das Beiras (Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Viseu, Coimbra) e pela OR de Setúbal. Foi membro do Conselho Nacional, de 1992 a 1996. É responsável pela OR de Lisboa. É membro do Comité Central desde o XIV Congresso. Membro da Comissão Política do Comité Central.

Belmiro Magalhães
Licenciado em História. 30 anos de idade.
Membro do Partido desde 1998. Funcionário do Partido desde 2004. Membro da JCP de 1997 a 2004. Foi membro da Direcção Nacional da JCP. Foi dirigente da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Ermesinde e da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi eleito na Junta de Freguesia de Ermesinde no mandato de 2001 a 2005. É membro da Assembleia Municipal do Porto e da Assembleia Metropolitana do Porto. É responsável pela Organização da Cidade do Porto e pela Organização Concelhia de Valongo. Membro da DOR do Porto e dos seus organismos executivos. Membro do Comité Central eleito no XVIII Congresso.

Bernardino Soares
Licenciado em Direito. 41 anos de idade.
Membro do Partido desde 1993. Foi membro da JCP de 1989 a 1999. Foi membro da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP. Foi membro da DOR de Lisboa do PCP. Deputado da Assembleia da República, é Presidente do Grupo Parlamentar do PCP e membro de diversas Comissões Parlamentares. Eleito na Assembleia Municipal de Loures. Membro do Comité Central desde o XVI Congresso. Membro da Comissão Política do Comité Central.

Bruno Dias
Licenciado em Ciências da Comunicação. 36 anos de idade.
Membro do Partido desde 1994. Foi membro do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, entre 1994 e 1996. Foi membro da Direcção Nacional da JCP e dos seus Executivo e Comissão Política. É membro da Comissão Executiva do MPPM – Movimento para a Paz na Palestina e no Médio Oriente. Deputado à Assembleia da República e eleito na Assembleia Municipal de Almada. Membro da DOR de Setúbal e da Comissão Concelhia de Almada. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

Carina Castro
Licenciada em Artes Plásticas. 29 anos de idade.
Membro do Partido desde 2002. Funcionária do Partido desde Janeiro de 2012. Foi membro da JCP de 1998 a 2011 e funcionária da JCP de 2006 a 2011. Foi membro da Direcção Central da Organização do Ensino Superior da JCP. Foi membro do Secretariado e da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP. Foi membro do Senado da Universidade de Évora. Responsável pelo Gabinete de Imprensa do PCP.


Carlos Bucho
Carpinteiro. 42 anos de idade.
Membro do Partido desde 1988. Membro da Célula dos Trabalhadores das Autarquias do Barreiro e da Comissão Concelhia do Barreiro e do seu Executivo. Responsável pelo organismo de Direcção das empresas do Sector Químico e pela organização nas empresas dos parques industriais da Quinta das Rabelas e Sete Portais.


Carlos Carvalhas
Economista. 71 anos de idade.
Membro do Partido desde 1969. Participou no Movimento Estudantil e nas campanhas eleitorais de 1965, 1969 e 1973. Foi fundador do Conselho Português para a Paz e Cooperação e integrou a sua Presidência. De 1969 a 1974 colaborou estreitamente com o Movimento Sindical. Após o 25 de Abril, foi secretário de Estado do Trabalho em cinco governos provisórios. Foi candidato da CDU à Câmara Municipal de Lisboa, e candidato, apresentado pelo PCP, às Eleições Presidenciais de 1990. Foi deputado do Parlamento Europeu, deputado do Conselho da Europa (onde foi Presidente do Grupo Comunista) e deputado à União Europeia de Defesa (UEO). Foi deputado à Assembleia da República e membro do Conselho de Estado. Foi Director da Revista "EC - Economia - Questões Económicas e Sociais". Foi membro do Conselho Nacional de 1992 a 1996. Eleito Secretário-geral Adjunto em Maio de 1990. Foi membro da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central. Foi Secretário-geral do Partido, de Dezembro 1992 a Dezembro de 2004. Membro do Comité Central desde o VIII Congresso.

Carlos Chaparro
Empregado. 58 anos de idade.
Membro do Partido desde 1974. Funcionário do Partido desde 1976. Foi membro da Coordenadora das Comissões de Moradores de Lisboa. Foi membro do Organismo de Direcção do Sector de Hotelaria do Comité Local de Lisboa, e da Direcção da Organização da Cidade de Lisboa. Foi responsável de várias organizações da Cidade de Lisboa e pelas organizações concelhias de Oeiras e da Amadora. Membro da DOR de Lisboa e dos seus organismos executivos, responsável pela Organização da Cidade de Lisboa. Membro do Comité Central desde o XIV Congresso.

Carlos Cruz
Operário metalúrgico. 43 anos de idade.
Membro do Partido desde 2011. Membro da célula do Partido na Jado Iberia. Membro do Sector Sindical e da OR de Braga. Dirigente do SITE Norte e membro da sua Comissão Executiva, do Conselho Nacional da CGTP-IN e do Secretariado da União dos Sindicatos de Braga.


Carlos Fernandes
Operário metalúrgico. 39 anos de idade.
Membro do Partido desde 2003. Foi dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul. Foi membro da Célula do Partido na Lusosider e do Secretariado e do Executivo da Comissão Concelhia do Seixal. Membro da DOR de Setúbal e dos seus organismos executivos, responsável pelo Sector Sindical. Membro do Comité Central eleito no XVIII Congresso.

Carlos Gonçalves Santana
Empregado. 61 anos de idade.
Membro do Partido desde 1971. Funcionário do Partido desde 1973. Foi do Movimento da Juventude Trabalhadora (MJT). Integrou a primeira Direcção do Grupo de Teatro de Campolide. Integrou diversas estruturas do MFA. Foi membro da DO da Região Autónoma da Madeira e dos seus organismos executivos. Integrou comissões e grupos de estudo nas áreas da Administração Interna e da Justiça. É responsável pela área da Toxicodependência. Foi membro da Comissão Central de Controlo, de 2000 a 2004, e responsável pela OR de Castelo Branco. Responsável pelo Organismo da Beira Interior e pela OR de Aveiro. Membro do Comité Central desde o XIV Congresso. Membro da Comissão Política do Comité Central.

Carlos Humberto Carvalho
Empregado. 61 anos de idade.
Membro do Partido desde 1971. Funcionário do Partido desde 1977. Foi membro da União dos Estudantes Comunistas (UEC). Foi membro do Secretariado Distrital de Setúbal do Movimento da Juventude Trabalhadora (MJT) e, mais tarde, da União da Juventude Comunista (UJC). Foi membro dos secretariados e dos executivos das DOR de Setúbal e de Santarém. Foi membro da Assembleia Municipal do Barreiro. É Presidente da Câmara Municipal do Barreiro e da Junta Metropolitana de Lisboa. Foi membro da Comissão Central de Controlo entre 2000 e 2004. Membro da DOR de Setúbal e da Comissão Concelhia do Barreiro. Membro do Comité Central desde o XII Congresso.

Carolina Medeiros
Operária têxtil. 46 anos de idade.
Membro do Partido desde 1996. Funcionária do Partido desde 1998. Pertenceu à Célula do Partido na empresa Norporte, foi dirigente sindical e membro da Comissão de Trabalhadores desta empresa. Foi membro da Junta de Freguesia da Baixa da Banheira. Foi membro da Comissão Concelhia da Moita e da DOR de Setúbal. É membro da DOR de Beja e dos seus organismos executivos e da Direcção Regional do Alentejo. responsável das organizações concelhias de Moura e Vidigueira. Membro do Comité Central desde o XVI Congresso.

Cátia Lapeiro
Licenciada em Psicologia. 26 anos de idade.
Membro da JCP e do Partido desde 2005. Funcionária da JCP desde 2009. Foi membro da Assembleia de Representantes da Universidade de Coimbra. Foi representante da JCP no Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e sua representante no Conselho Nacional de Educação (CNE), de 2010 e 2011. Integrou a Direcção da Organização do Ensino Superior da JCP. Foi responsável pela Organização do Ensino Superior de Coimbra e a nível nacional. É membro do Secretariado e da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP.


Celso Costa
Empregado de mesa. 36 anos de idade.
Membro do Partido desde 2007. Sócio fundador e membro da direcção do Clube Aventura de Barão de São João. Membro do Conselho Municipal de Segurança de Lagos, entre 2009 e 2012. Membro da Comissão Concelhia de Lagos do PCP. Membro da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP.


Cesaldina Gil Robalo
Operária têxtil. 41 anos de idade.
Membro do Partido desde 2001. Funcionária do Partido desde 2002. Foi delegada sindical e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis da Beira Baixa e da Direcção da Interjovem. É membro da Assembleia de Freguesia do Gonçalo, do concelho da Guarda. Responsável pelo Sector Sindical, pela organização nas empresas e locais de trabalho e pela organização concelhia da Guarda. Membro da DOR da Guarda e dos seus organismos executivos. Membro do Comité Central eleito no XVIII Congresso.

Conceição Bastos
Costureira. 52 anos de idade.
Membro do Partido desde 1988. Dirigente sindical do Sindicato dos Trabalhadores Civis das Forças Armadas, Estabelecimentos Fabris e Empresas de Defesa (STEFFAs). Membro da Célula do Partido nos Estabelecimentos Fabris das Forças Armadas. Membro da DORL e do Organismo de Empresas da Organização da Cidade de Lisboa. Membro do Comité Central eleito no XVIII Congresso.

Diamantino Dias
Operário metalúrgico. 62 anos de idade.
Membro do Partido desde 1974. Funcionário do Partido desde 1976. Foi dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do Alentejo e membro da CT da empresa "Batista Russo". Foi membro da Assembleia Municipal de Évora e Presidente da Assembleia Municipal de Vendas Novas. Foi membro do Executivo e do Secretariado da DOR do Alentejo. Foi deputado à Assembleia da República pelos distritos de Évora e Portalegre. É membro do Gabinete Técnico para as Autarquias Locais (GTAL) e da Comissão Nacional de Autarquias. Membro da DOR de Évora e dos seus organismos executivos e da Direcção Regional do Alentejo. Membro do Comité Central desde o IX Congresso.

Edgar Silva
Licenciado em Teologia. 50 anos de idade.
Membro do PCP desde 1995. Funcionário do Partido desde 1999. Foi membro fundador do MAC (Movimento de Apoio à Criança) e da Escola Aberta, movimentos de apoio às crianças de rua, entre 1987 e 1992. Foi Professor na Universidade Católica do Funchal entre 1987 e 1992. Foi Assistente Nacional do MCE (Movimento Católico de Estudantes), entre 1992 e 1995. É deputado da Assembleia Legislativa Regional da Madeira. É responsável pela ORA da Madeira do PCP. Membro do Comité Central desde o XVI Congresso.

Eduardo Vieira
Operário. 53 anos de idade.
Membro do Partido desde 1974. Foi funcionário do Partido entre 1980 e 1984, regressando a funcionário em 1995. Foi membro do Movimento da Juventude Trabalhadora (MJT) e do Secretariado dos Trabalhadores-Estudantes. Foi da União da Juventude Comunista (UJC) e seu funcionário. Foi dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA). Foi da Direcção da Cidade de Lisboa e responsável pelo Sector de Serviços. Foi membro do Organismo de Direcção do Sector de Transportes da OR de Lisboa. Foi membro do Executivo e da Comissão Distrital da DOR de Lisboa. Foi responsável da Organização Concelhia da Moita. Membro da DOR de Setúbal e do seu Executivo. É responsável da Organização Concelhia de Setúbal. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

Eugénio Pisco
Operário metalúrgico. 61 anos de idade.
Membro do Partido desde 1970. Funcionário do Partido desde 1975. Até Maio de 1974 pertenceu ao Secretariado de Célula da empresa onde trabalhava (OGMA, Alverca). Fez parte da Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira. Foi membro da Comissão Concelhia e Distrital de Santarém. Foi membro da DOR do Oeste e Ribatejo e do Executivo e do Secretariado da DOR de Santarém. Foi eleito da Assembleia Municipal de Santarém e Presidente da Junta de Freguesia de Vale de Santarém. Actualmente desempenha tarefas centrais no Gabinete Técnico para as Autarquias Locais do PCP. Membro do Comité Central desde o IX Congresso.

Fernando Carmosino Silva
Empregado. 57 anos de idade.
Membro do Partido desde 1975. Funcionário do Partido desde 1976. Presidente da Assembleia Municipal do Crato. Foi membro da DOR do Alentejo. É membro da DOR de Portalegre e dos seus organismos executivos e responsável pela respectiva Organização Regional. Membro da Direcção Regional do Alentejo e do seu Executivo. Membro do Comité Central desde o XIV Congresso.

Fernando Rodrigues
Operador de logística. 48 anos de idade.
Membro do Partido desde 2002. Coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB) e membro da Comissão Executiva e do Secretariado da Federação dos Sindicatos d
a Alimentação, Hotelaria, e Turismo (FESAHT). Presidente da Associação de Recreio e Cultura do Bairro da Tabaqueira e da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Pais da Escola Básica de Albarraque.

Filipe Rodrigues
Operário electricista. 37 anos de idade.
Membro do Partido desde 2002. Funcionário do Partido desde 2006. Membro da JCP entre 2002 e 2006. Foi Funcionário da JCP de 2002 a 2006. Foi membro do Secretariado e da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP. É responsável pelo trabalho sindical, pelo Sector de empresas e locais de trabalho, pelo Organismo das médias e grandes superfícies e por várias organizações concelhias da OR de Leiria. Membro da DOR de Leiria e dos seus organismos executivos. Membro do Comité Central eleito no XVIII Congresso.

Filipe Vintém
Intelectual. 32 anos de idade.
Membro do Partido desde 1996. Funcionário do Partido desde 2006. Foi membro da JCP de 1995 a 2006. Foi funcionário da JCP de 2001 a 2006. Integrou a Comissão Política da Direcção Nacional da JCP. Teve várias responsabilidades na Organização Regional de Santarém da JCP e foi responsável pela Organização Regional de Aveiro da JCP. Foi membro do Secretariado e do Executivo da DOR de Aveiro. É responsável pela OR de Viana do Castelo do PCP. Membro do Comité Central eleito no XVIII Congresso.

Francisca Goulart
Estudante. 21 anos de idade.
Membro do Partido desde 2010. Membro da JCP desde 2007. Participou nas lutas dos estudantes do Ensino Secundário. Foi responsável pelo colectivo da JCP na Universidade do Minho. Foi responsável pelas organizações do Ensino Superior de Braga e de Lisboa. Integrou a Direcção Central do Ensino Superior e o seu Secretariado, a Comissão Regional do Porto e os executivos das comissões regionais de Braga e de Lisboa da JCP. Foi membro da
DOR de Braga do PCP. É membro da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP e responsável pela Organização do Ensino Superior.

Francisco Lopes
Operário. 57 anos de idade.
Membro do Partido e funcionário do Partido desde 1974. Participou nas actividades do movimento democrático e integrou a União dos Estudantes Comunistas (UEC) em 1973. Fez parte da Célula da Applied Magnetics e foi membro da Comissão de Trabalhadores desta empresa. Participou na acção sindical, no âmbito do Sindicato dos Electricistas do Distrito de Lisboa. De 1974 a 1977, fez parte do Comité Local de Lisboa. Integrou o Sector de Transportes da ORL. Foi membro da DOR de Lisboa, de Janeiro de 1977 a 1988, e do seu Executivo e Secretariado, de 1979 a 1988. Foi responsável da Organização Regional de Setúbal. Foi membro do Conselho Nacional de 1992 a 1996. Foi candidato do PCP às Eleições Presidenciais de 2011. É deputado à Assembleia da República. É responsável pela Área do Movimento Operário, Sindical e das Questões Laborais. Membro do Comité Central desde o IX Congresso. Membro da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central.

Francisco Melo
Director literário. 68 anos de idade.
Membro do Partido desde 1964. Funcionário do Partido desde 1975. Foi membro da Comissão Instaladora da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Fez parte da Direcção da Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto (UNICEPE). Pertenceu a organismos do Partido para os sectores intelectuais do Porto e Lisboa. Depois do 25 de Abril foi Director da Revista Internacional - “Problemas da Paz e do Socialismo”. Actualmente é Director da Revista "Vértice". É Presidente do Conselho de Administração da Editorial Avante!. Membro do Comité Central desde o XIV Congresso.

Francisco Pereira
Operário. 55 anos de idade.
Membro do Partido desde 1974. Funcionário do Partido desde 1978. Foi activista estudantil e membro da UEC e da UJC. Foi membro do Executivo e do Secretariado da Direcção Nacional da JCP. Foi Vereador na Câmara Municipal de Loures. Foi membro da Comissão Instaladora do Município de Odivelas. Foi membro da Comissão Concelhia de Odivelas, do seu Secretariado e Executivo, do Executivo da DOR de Lisboa e da sua Comissão Distrital. Foi responsável pela Organização Concelhia de Odivelas. Foi membro da Comissão Central de Controlo, de 2000 a 2004. Membro do Comité Central desde o X Congresso.

Francisco Queirós
Professor. 48 anos de idade.
Membro do Partido desde 1979. Aderiu à UEC em 1977. Integrou diversas listas candidatas a órgãos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e à Direcção da Associação Académica de Coimbra. Integrou a Direcção do Ateneu de Coimbra. Fez parte de vários órgãos de escolas onde leccionou no Concelho de Montemor-o-Velho. Foi delegado sindical do Sindicato dos Professores da Região Centro e membro do Conselho Municipal de Educação de Montemor-o-Velho. É porta-voz da Comissão de Utentes do Hospital Pediátrico de Coimbra e colaborador regular da imprensa regional. Foi membro da Assembleia Municipal de Coimbra. É vereador na Câmara Municipal de Coimbra. Membro da DOR de Coimbra e do seu Executivo e da Comissão Concelhia de Coimbra e do seu Secretariado. Membro do Comité Central do PCP eleito no XVIII Congresso.


 

Gonçalo Oliveira
Empregado de escritório. 33 anos de idade.
Membro do Partido desde 2002. Funcionário do Partido desde 2005. Foi membro da JCP, de 2000 a 2004, e membro do Executivo da Comissão Regional do Porto da JCP. Foi membro da Comissão Concelhia de Penafiel. É responsável pela Organização dos Sectores Profissionais e Grandes Empresas da OR do Porto, na qual assume a responsabilidade pelas células do Partido na Petrogal e na Sociedade dos Transportes Colectivos do Porto. É membro da
DOR do Porto e dos seus organismos executivos.

Gonçalo Tomé
Psicólogo 31 anos de idade.
Membro do Partido desde 2005. Funcionário do Partido desde 2010. Foi membro das comissões concelhias de Oeiras e de Sintra. Responsável pela Organização Concelhia de Cascais, pelo Trabalho Autárquico na OR de Lisboa e pela célula da Brisa. Membro da
DOR de Lisboa e do seu Executivo.

Graciete Cruz
Empregada. 58 anos de idade.
Membro do Partido desde 1978. Foi membro do Secretariado da Comissão de Trabalhadores da Tabaqueira. Foi presidente da Direcção do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Tabacos, membro da Comissão Executiva da União dos Sindicatos de Lisboa e coordenadora da Federação dos Sindicatos da Alimentação, Bebidas e Tabacos. Foi responsável pela Comissão da CGTP-IN para a Igualdade entre Mulheres e Homens. Foi membro da Assembleia Municipal do Barreiro, de 2002 a 2005. Foi membro do Secretariado da Célula do Partido na Tabaqueira. É presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal. Membro da Comissão Executiva e do Secretariado do Conselho Nacional da CGTP-IN. Membro do Comité Central do PCP eleito no XVIII Congresso.

Guilherme Fernandes
Operário da construção civil. 29 anos de idade.
Membro do Partido desde 2005. Funcionário do Partido desde 2012. Foi membro da Comissão Regional de Braga da JCP e da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP. Funcionário da JCP de 2006 a 2011. Foi membro da DOR de Braga e da Comissão Concelhia de Braga do PCP. É membro da Comissão Concelhia de Oeiras e dos seus organismos executivos e responsável pelo Sector de Empresas de Oeiras. Membro do Comité Central eleito no XVIII Congresso.

Gustavo Carneiro
Jornalista. 34 anos de idade.
Membro do Partido desde 1997. Aderiu à JCP em 1995 e foi membro da Direcção Nacional e da Comissão Política, entre 1998 e 2000. Foi dirigente associativo do movimento estudantil do ensino secundário do concelho de Almada. Foi membro da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Comissão Anti-Propinas. Foi eleito na Assembleia de Freguesia da Cova da Piedade. Foi membro da Comissão Concelhia de Almada e do seu Secretariado. É membro da Presidência do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) e da sua Direcção Nacional. Chefe de Redacção Adjunto do Avante!. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.


Hugo Garrido
Intelectual. 28 anos de idade.
Membro do Partido desde 2002. Funcionário do Partido desde 2010. Membro da JCP de 2001 a 2010. Funcionário da JCP de 2003 a 2010. Integrou estruturas representativas de estudantes em escolas do Ensino Secundário no Concelho de Setúbal. Foi membro da Coordenadora Nacional do Ensino Secundário da JCP e fez parte do Executivo da Comissão Regional de Setúbal e do Secretariado e da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP. Foi membro da Comissão Distrital e da DOR de Lisboa do PCP. É membro da DOR de Setúbal e do seu Executivo, responsável pela Coordenadora de Empresas e pela Célula do Partido no Parque Industrial da Autoeuropa. Membro do Comité Central eleito no XVIII Congresso.

Inês Zuber
Licenciada em Sociologia. 32 anos de idade.
Membro do Partido desde 1996. Funcionária do Partido desde Janeiro de 2011. Foi membro da JCP de 1993 a 2007. Foi membro do Secretariado e da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP. Foi eleita na Assembleia de Freguesia de S. Paulo, em Lisboa. Foi membro da Direcção da Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC). É deputada no Parlamento Europeu. Foi membro do Comité Central entre 2004 e 2008.


Jaime Toga
Intelectual. 34 anos de idade.
Membro do Partido desde 1996. Funcionário do Partido desde 2002. Foi membro da JCP entre 1998 e 2002. Foi Presidente da Assembleia Geral do Núcleo Académico de Química da Qualidade, no ano de 2001. Foi eleito na Assembleia Municipal da Trofa e membro da Assembleia Metropolitana do Porto. Responsável pela OR do Porto. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso. Membro da Comissão Política do Comité Central.

Jerónimo de Sousa
Operário metalúrgico. 65 anos de idade.
Membro do Partido desde 1974. Foi membro da Direcção do Sindicato dos Metalúrgicos de Lisboa em 1973-74. Foi coordenador da Comissão Coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Região de Lisboa. Foi membro da Comissão Concelhia de Loures e da DOR de Lisboa. Foi deputado à Assembleia Constituinte. Deputado à Assembleia da República da I à VI Legislatura (de 1976 a 1995), voltando a assumir este cargo na IX Legislatura (em 2002), o qual exerce actualmente. Vice-Presidente do Grupo Parlamentar entre 1979 e 1992. Foi membro da Comissão Executiva Nacional, de 1990 a 1992, e do Conselho Nacional, de 1992 a 1996. Foi candidato, apresentado pelo PCP, às Eleições Presidenciais, em 1996 e em 2006. Membro do Comité Central desde o IX Congresso. Membro do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central. É Secretário-geral do Partido desde Dezembro de 2004.

João Abreu
Operário da construção civil. 56 anos de idade.
Membro do Partido desde 1975. Funcionário do Partido desde 1975. Pertenceu às comissões concelhias da Figueira da Foz e de Seia. Foi membro das comissões distritais de Coimbra e da Guarda. Foi delegado sindical na firma Marsil. É Presidente da Assembleia de Freguesia de Meruge, concelho de Oliveira do Hospital, Presidente da Assembleia Geral da Associação dos Amigos de Meruge e Vice-Presidente da Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale de Cobrel. É colaborador do jornal “Folha do Centro” e da Rádio “Boa Nova”. Integrou a DOR da Beira Interior e o seu Secretariado. Foi responsável pela DOR da Guarda. É membro da DOR de Viseu e dos seus organismos executivos e responsável pela respectiva Organização Regional. Membro do Comité Central desde o X Congresso.

João António Correia
Assistente administrativo. 51 anos de idade.
Membro do Partido desde 2002. É membro da Direcção da União de Sindicatos de Viana do Castelo e da Direcção Nacional e Regional do STAL. Responsável pela Célula do Partido na Câmara Municipal de Viana do Castelo. Membro da DOR de Viana do Castelo e dos seus organismos executivos e da Comissão Concelhia de Viana do Castelo. Membro do Comité Central eleito no XVIII Congresso.

João Armando Santos
Empregado. 57 anos de idade.
Membro do Partido desde 1977. Funcionário do Partido desde 1978. Entre 1975 e 1978 foi dirigente de associações de emigrantes em França. Entre 1976 e 1977 representou o sindicato CGT (França) na empresa GAN. Foi Presidente da Associação de Pais na Escola Mouzinho da Silveira, na Baixa da Banheira. Entre 1987 e 1988 foi membro da DO da Região Autónoma dos Açores. Durante vários anos foi responsável pela Organização na Emigração. Foi responsável da OR de Leiria. É Presidente da Assembleia de Freguesia do Vale da Amoreira. É membro da DOR de Setúbal e do seu Executivo e responsável pela Organização Concelhia de Almada. Membro do Comité Central desde o XIV Congresso.

João da Silva
Operário metalúrgico. 62 anos de idade.
Membro do Partido desde 1974. Foi dirigente da União dos Sindicatos de Lisboa. Foi dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Lisboa, Leiria, Santarém e Castelo Branco, do qual foi coordenador, de 1987 a 2003. Foi membro da Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN e coordenador da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgica, Química, Farmacêutica, Eléctrica, Energia e Minas (FIEQUIMETAL), sendo actualmente membro da sua Comissão Executiva. Foi membro da DOR de Lisboa. Membro do Comité Central do desde o XII Congresso.

João Decq Mota
Agente de exploração portuária. 53 anos de idade.
Membro do Partido desde 1975. Membro da UEC em 1974. Foi membro da 1ª Direcção Nacional da JCP. Membro da Direcção Regional dos Açores do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores (STFPSA) e coordenador regional do Sindicato e da Direcção Nacional do STFPSA. Membro da Direcção Nacional da Federação da Função Pública e da CGTP-IN – Açores Coordenadora Sindical. Coordenador da União de Sindicatos da Horta e membro do Conselho Nacional da CGTP-IN. Membro da Comissão de Ilha do Faial do PCP desde 1982. Membro da DORA dos Açores. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

João Dias Coelho
Empregado. 57 anos de idade.
Membro do Partido desde 1974. Funcionário do Partido desde 1979. Foi membro do Comité Local de Lisboa e dos Organismos de Direcção da 1.ª e 7.ª Zonas e do Sector Público, da DOR de Lisboa, dos seus organismos executivos e da Comissão Distrital, tendo sido responsável pelo Sector Sindical e Sector Público. Foi membro do Secretariado do Comité Central entre 2004 e 2006. Foi responsável pela Festa do Avante! de 2004 a 2006 e responsável pela Organização Regional de Leiria entre 2006 e 2010. É responsável pela Direcção Regional do Alentejo e pela Coordenadora Nacional da Administração Pública. Membro do Comité Central desde o XV Congresso. Membro da Comissão Política do Comité Central.

João Fernando Serra
Operário agrícola. 59 anos de idade.
Membro do Partido desde 1978. Funcionário do PCP desde 1991. Foi dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura. Foi dirigente do Secretariado das UCP de Portalegre e membro da Assembleia Municipal de Fronteira. Membro da DOR de Portalegre e dos seus organismos executivos e da Direcção Regional do Alentejo do PCP. Membro do Comité Central desde o XII Congresso.

João Ferreira
Biólogo. 34 anos de idade.
Membro do Partido desde 1998. Foi membro da JCP, de 1996 a 2000, da Direcção Regional de Lisboa e da Direcção Central da Organização do Ensino Superior. Foi membro da Direcção da Associação de Estudantes, de 1996 a 2000, do Conselho Directivo, da Assembleia de Representantes e do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foi membro do Senado e da Assembleia da Universidade de Lisboa. Foi Presidente da Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) de 2003 a 2007. É deputado no Parlamento Europeu. É membro da Direcção do Sector Intelectual da Organização Regional de Lisboa. É membro da DOR de Lisboa.


João Frazão
Intelectual. 41 anos de idade.
Membro do Partido desde 1988. Funcionário do Partido desde 1998. Foi membro da JCP de 1986 a 1998. Funcionário da JCP de 1991 a 1997. Integrou os organismos executivos da Direcção Nacional da JCP. Foi dirigente associativo dos estudantes no Ensino Secundário e dos trabalhadores-estudantes. Foi membro do Secretariado e do Executivo da DOR de Viseu e responsável pela Organização Regional de Aveiro. É responsável pelas organizações regionais de Braga e de Bragança e pela área da Agricultura. Membro do Comité Central desde o XV Congresso. Membro da Comissão Política do Comité Central.

João Oliveira
Advogado. 33 anos de idade.
Membro do Partido desde 2000. Foi membro da JCP de 1995 a 2003 e da Direcção Central do Ensino Superior da JCP. Foi membro da Direcção da Associação de Estudantes da Escola Secundária Severim de Faria, membro da Direcção do Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra, membro da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra. Foi membro do Senado da Universidade de Coimbra. É deputado da Assembleia da República. É membro da Direcção da Organização Regional de Évora do PCP.


João Pauzinho
Empregado. 38 anos de idade.
Membro do PCP desde 1995. Funcionário do Partido desde 2003. Membro da JCP de 1992 a 2003. Foi funcionário da JCP de Novembro de 1995 a 2003. Foi membro dos organismos executivos da Direcção Nacional da JCP e responsável pelas organizações regionais de Coimbra, Évora e Porto da JCP. Foi dirigente associativo dos estudantes do Ensino Secundário no Concelho de Arraiolos. Foi membro da Assembleia de Freguesia de Arraiolos, de 1993 a 2000. Foi membro das DOR de Coimbra, Évora e Porto e dos organismos executivos, da DOR de Viseu, tendo sido responsável da respectiva Organização Regional. É responsável pela Organização Regional de Évora. Membro da Direcção Regional do Alentejo e do seu Executivo. Membro do Comité Central desde o XVI Congresso.

João Pires
Licenciado em Gestão de Empresas. 40 anos de idade.
Membro do Partido desde 1995. Funcionário do Partido desde 1999. Foi da JCP de 1996 a 1999, tendo integrado a sua Direcção Nacional. Foi membro do Secretariado e do Executivo da DOR de Aveiro. É membro da DOR do Porto e dos seus organismos executivos, responsável pela Organização Concelhia de Vila Nova de Gaia. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

João Torres
Empregado de escritório. 59 anos de idade.

Membro do Partido desde 1984. Membro da Direcção do SITE Norte. Coordenador da União dos Sindicatos do Porto. Membro do Conselho Nacional da CGTP-IN e da sua Comissão Executiva. Foi responsável pela célula do Partido da EDP, no Porto. Membro da DOR do Porto e da sua Comissão Executiva. Membro do Comité Central desde o XV Congresso.

Joaquim Almeida
Operário metalúrgico. 63 anos de idade.
Membro do Partido desde 1973. Como membro da Juventude Operária Católica (JOC) foi secretário da secção de Paramos. Em 1973, participou na luta contra a direcção corporativa do sindicato. Foi membro da Comissão de Trabalhadores da Toyota. Em 1974, fez parte da Comissão Directiva Provisória do Sindicato dos Metalúrgicos do Distrito de Aveiro. Foi Presidente da Assembleia Geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Aveiro, Viseu, Guarda e Coimbra. Foi membro da Direcção Nacional da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgica, Química, Farmacêutica, Eléctrica, Energia e Minas (FIEQUIMETAL). Foi membro da Comissão Executiva da CGTP-IN e coordenador da União dos Sindicatos de Aveiro. Foi membro do Comité Regional das Beiras e da Comissão Distrital de Aveiro. É membro da DOR de Aveiro e do seu Executivo. Membro do Comité Central desde o XII Congresso.

Joaquim Daniel Rodrigues
Operário químico. 40 anos de idade.
Membro do Partido desde 1996. Foi membro da JCP e da sua Direcção Nacional. Membro do Partido na empresa Continental Mabor. Foi dirigente do SINORQUIFA (Sindicato dos Trabalhadores da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás do Norte). É dirigente do SITE Norte, é coordenador da União dos Sindicatos de Braga e membro do Conselho Nacional da CGTP-IN e da sua Comissão Executiva. É membro do Executivo da DOR de Braga. Membro do Comité Central desde o XVI Congresso.


Joaquim Jorge Ferreira
Operário. 57 anos de idade.
Membro do Partido desde 1974. Funcionário do Partido desde 1994. Foi dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos do distrito de Santarém e membro do Executivo da União dos Sindicatos de Santarém. Foi membro da Assembleia Municipal de Vila Nova da Barquinha. É membro da DOR de Santarém e dos seus organismos executivos. Responsável pelas organizações concelhias de Abrantes, Chamusca, Mação, Santarém e Sardoal. Membro do Comité Central desde o XIV Congresso.

Jorge Cordeiro
Empregado. 59 anos de idade.
Membro do Partido desde 1974. Funcionário do Partido desde 1975. Como membro do Comité Local de Lisboa, foi responsável por organizações de várias zonas da cidade e do trabalho de autarquias na cidade. Foi membro da Assembleia Municipal de Lisboa e da Assembleia Metropolitana de Lisboa. Foi membro do Executivo e da Comissão Distrital da DOR de Lisboa. Foi membro da Comissão Executiva Nacional, de 1990 a 1992, e do Conselho Nacional, de 1992 a 1996. Foi responsável pela OR de Santarém. É responsável pelas áreas do Trabalho Autárquico, da Propaganda e de Informação e do Movimento Associativo. Membro do Comité Central desde o XII Congresso. Membro da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central.

Jorge Humberto dos Santos
Operário. 51 anos de idade.
Membro do Partido desde 1979. Funcionário do Partido desde 1988. Foi membro da UEC e de Comissão Central da JCP. Foi dirigente do Sindicato dos Cerâmicos e da Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro. Foi da União Sindical de Torres Vedras. Foi eleito na Assembleia Municipal de Torres Vedras. Foi membro da DOR de Lisboa, do seu Executivo e Comissão Distrital e foi responsável pelo Organismo de Direcção dos concelhos do Norte e Oeste do Distrito de Lisboa e responsável pelo Sector de Comunicações, Água e Energia da OR de Lisboa (SCAE). É responsável pela Organização Regional de Vila Real. Membro do Comité Central desde o XVI Congresso.

Jorge Pires
Operário químico. 59 anos de idade.
Membro do Partido desde 1976. Funcionário do Partido desde 1979. Foi membro do Conselho Geral dos Trabalhadores da Quimigal, Barreiro. Foi responsável pela célula da Quimigal. Foi membro do Secretariado e do Executivo da DOR de Setúbal e responsável pela Organização Regional. Foi membro do Secretariado do Comité Central, de 1994 a 1996, e do Conselho Nacional, de 1992 a 1996. É responsável pelas áreas da Saúde e da Educação, Ciência e Tecnologia. Membro do Comité Central desde o XII Congresso. Membro da Comissão Política do Comité Central.

José Ângelo Alves
Intelectual. 41 anos de idade.
Membro do Partido desde 1993. Funcionário do Partido desde 1999. Membro da JCP entre 1991 e 1999. Funcionário da JCP de 1993 a 1999. Entre 1993 e 1999 foi membro da Direcção Nacional da JCP e dos seus organismos executivos. Foi eleito na Assembleia da Universidade de Coimbra. Fez parte da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra. Foi membro do Executivo da DOR de Coimbra entre 1995 e 1998. Membro do Executivo da Secção Internacional do PCP. É responsável pela Área dos Assuntos Internacionais e da Política Externa. Membro do Comité Central desde o XVI Congresso. Membro da Comissão Política do Comité Central.

José António Pereira
Serralheiro mecânico. 44 anos de idade.
Foi membro da JCP. Membro do Partido desde 1994 e funcionário do Partido desde 2008. Foi membro dos órgãos representativos dos trabalhadores da Gestnave, dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul, da FIEQUIMETAL, da União dos Sindicatos de Setúbal e da Coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Cintura Industrial de Setúbal. Foi da célula da Gestnave e dos organismos executivos da Comissão Concelhia de Setúbal. Eleito (em substituição) na Assembleia Municipal da Moita. É membro da DOR de Setúbal e do seu executivo, responsável pela Organização Concelhia de Sesimbra. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

José Capucho
Empregado. 54 anos de idade.
Membro do Partido desde 1975. Funcionário do Partido desde 1986. Foi funcionário da UJC e JCP, de 1979 a 1986. Foi do MJT em 1974. Foi da UEC, de 1974 a 1978; da UJC, de 1978 até à criação da JCP; integrou a Direcção Nacional da JCP e a sua Comissão Executiva, de 1982 a 1986. Foi responsável pelo Departamento da Juventude da CGTP-IN, de 1984 a 1986. Teve tarefas a nível central, de 1986 a 1993. Foi membro da DOR de Setúbal e dos seus organismos executivos. Membro da Comissão Administrativa e Financeira e da Comissão Central de Quadros. Membro do Comité Central desde o XV Congresso. Membro do Secretariado do Comité Central.

José Carlos Silva
Operário. 41 anos de idade.
Membro do Partido desde 1998. Fez parte da Direcção do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul e Direcção da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgica, Química, Farmacêutica, Eléctrica, Energia e Minas (FIEQUIMETAL). É dirigente do SITE Sul. Membro da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa. Membro do Secretariado da Célula do PCP na Autoeuropa. Membro da DOR de Setúbal. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

José Casanova
Operário. 73 anos de idade.
Membro do Partido desde 1958. Funcionário do Partido desde 1975. Cerca de seis anos nas prisões fascistas. Foi membro da União da Juventude Portuguesa, de cuja direcção fez parte. Desempenhou tarefas partidárias em vários pontos do País, em 1958-59 e entre 1965 e 1971. Perseguido pela PIDE, esteve exilado na Bélgica entre 1971 e 1974, prosseguindo aí as suas actividades partidárias, quer junto dos emigrantes portugueses – foi Presidente da Associação dos Portugueses Emigrados na Bélgica – quer em contactos com os movimentos de libertação das ex-colónias: MPLA, PAIGC e FRELIMO. Após o 25 de Abril, foi membro da Comissão Concelhia de Oeiras e, depois, da DOR de Lisboa, de cuja Organização Regional foi responsável. Foi membro do Conselho Nacional, de 1992 a 1996. Foi membro da Comissão Política do Comité Central de 1979 a 2008. É Director do Avante!. Membro do Comité Central desde o VIII Congresso.

José Gaspar
Operário metalúrgico. 46 anos de idade.
Membro do Partido desde 2002 e funcionário do Partido desde 2005. Foi delegado sindical e membro da Direcção do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgica e Metalomecânica de Aveiro, Viseu e Guarda. É membro do Conselho Municipal de Segurança de Vale de Cambra, e porta-voz da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Vale de Cambra. Membro da DOR de Aveiro e dos seus organismos executivos. Responsável pelas organizações concelhias de Vale de Cambra, Ílhavo e Espinho e pelo Sector Sindical. Membro do Comité Central eleito no XVIII Congresso.

José Pós-de-Mina
Gestor de empresas. 54 anos de idade.
Membro do Partido desde 1977. Foi militante da UEC e membro da sua Comissão Central. Foi Presidente da Assembleia Municipal de Moura. Integrou o Secretariado do Congresso sobre o Alentejo. Foi Presidente da Associação de Municípios do Distrito de Beja e do Conselho Regional do Alentejo. Foi membro do Conselho Directivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e é agora Vice-Presidente da Mesa do Congresso da ANMP. É Presidente da Câmara Municipal de Moura e Presidente do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL). Membro da Comissão Concelhia de Moura, da DOR de Beja e da Direcção Regional do Alentejo. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

José Sequeira Martins
Operário. 60 anos de idade.
Membro do Partido desde 1975. Funcionário do Partido desde 1977. Em 1974 na qualidade de militar da Armada, participou nas operações militares que conduziram ao 25 de Abril. Foi membro da Coordenadora da CDAP (Comissão Dinamizadora do Associativismo de Praças) e da Assembleia do MFA da Armada. Interveio no Movimento Popular de Base como membro da Comissão de Moradores do Porto Alto e Samora Correia. Foi membro da Assembleia Municipal de Benavente. Desde 1977 exerce tarefas de apoio aos organismos centrais. Integrou o Grupo de Estudos de Administração Interna. Membro do Comité Central desde o XVI Congresso.

José Teles
Operário metalúrgico. 55 anos de idade.
Membro do Partido desde 1978. Funcionário do Partido desde 1980. Foi membro da UJC e da JCP e responsável pela Comissão da Juventude de Figueiró entre 1978 e 1979. Foi activista sindical e membro da Comissão de Trabalhadores da “SITAL”. Foi Presidente da Direcção da Associação Cultural e Recreativa de Figueiró e colaborador da Direcção do Grupo Cénico e Recreativo de Mangualde. Foi membro da DOR da Beira Litoral e responsável pela OR de Viseu de 1993 a 2003. Foi membro do Conselho Nacional, de 1992 a 1996. É membro do Organismo Sindical Central e da Comissão Sindical Nacional. É responsável pelas coordenadoras sectoriais da Construção Civil e da Segurança Privada, Portaria e Vigilância e Limpeza. Participa na Coordenadora Nacional de Sectores e Empresas, nas coordenadoras dos sectores Automóvel e da Celulose e Papel. É responsável pelo Grupo de Trabalho para o Movimento das Comissões de Trabalhadores. Membro do Comité Central desde Junho de 1993.

Júlio Vintém
Operário tipógrafo. 58 anos de idade.
Membro do Partido desde 1974. Funcionário do Partido desde 1978. Aderiu ao Movimento da Juventude Trabalhadora (MJT) em 1974. Foi membro da União da Juventude Comunista (UJC). Formou e foi responsável da Célula do Partido na empresa Braz Monteiro, onde trabalhava. Pertenceu à Comissão de Trabalhadores em 1975-76. Foi membro do Executivo e do Secretariado do Organismo de Direcção dos Gráficos e do Secretariado da Organização dos Concelhos do Norte da OR de Lisboa e da DOR de Lisboa. Foi membro da Assembleia Municipal da Azambuja. É membro do Organismo Sindical Central e da Comissão Sindical Nacional. Membro do Comité Central desde o XII Congresso.

Libério Domingues
Operário. 55 anos de idade.
Membro do Partido desde 1977. Foi membro da Célula do PCP na Câmara Municipal de Lisboa. Foi coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa. É coordenador da União dos Sindicatos de Lisboa e membro da Comissão Executiva da CGTP-IN. Integra o Sector Sindical da OR de Lisboa. Membro da DOR de Lisboa e do seu Executivo e da Comissão Distrital. Membro do Comité Central eleito no XVIII Congresso.

Luís Barata
Pintor de construção civil. 29 anos de idade.
Membro do Partido desde 2006. Funcionário do Partido desde 2008. Foi membro e funcionário da JCP de 2006 a 2008. Foi membro da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP. É membro dos organismos executivos da Comissão Concelhia da Moita e responsável pelas células dos trabalhadores da Câmara Municipal da Moita, da Misericórdia de Alhos Vedros e pela Organização da Freguesia do Vale da Amoreira.


Luís Caixeiro
Empregado de comércio. 34 anos de idade.
Membro do Partido desde 1998. Funcionário do Partido de Fevereiro de 2000 a Outubro de 2002, retomando o quadro de funcionários em Janeiro de 2005. Foi membro da JCP. Foi membro da Direcção Nacional da JCP. É Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Voz do Operário. Foi membro do Executivo da DOR de Leiria e da Comissão Concelhia de Alcobaça. Integrou os Organismos de Direcção da Cidade de Lisboa e da Zona Oriental de Lisboa. Membro do Executivo e da Comissão Distrital da DOR de Lisboa. Responsável pelo Sector Sindical. Membro do Comité Central desde o XVI Congresso.

Luís Fernandes
Técnico de telecomunicações. 60 anos de idade.
Membro do Partido desde 1976. Funcionário do Partido desde 1978. Foi Presidente do Centro Popular de Trabalhadores do Bairro da Serafina e fez parte da Assembleia de Freguesia de Campolide. Foi responsável pelas organizações da Cidade de Lisboa e  Concelhia de Loures. É membro da DOR de Lisboa e dos seus organismos executivos e Comissão Distrital. Membro do Comité Central desde o XIV Congresso.

Luís Pinto
Operário metalúrgico. 46 anos de idade.
Membro do Partido desde 1998. Foi Coordenador do Sindicato dos Metalúrgicos do Porto. Membro do Secretariado da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgica, Química, Farmacêutica, Eléctrica, Energia e Minas (FIEQUIMETAL). Dirigente do SITE Norte e membro da sua Comissão Executiva. Membro da Direcção da União de Sindicatos do Porto e da sua Comissão Executiva e do Conselho Nacional da CGTP-IN. Foi membro da Direcção dos Sectores Profissionais e Grandes Empresas da OR do Porto. É membro da Célula do Partido na Sakthi e membro da Comissão de Trabalhadores desta empresa. Membro da DOR do Porto.

Luísa Alves
Trabalhadora em charcutaria. 43 anos de idade.
Membro do Partido desde 1990. Membro da Direcção do Sindicato dos Empregados do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP). Membro da Comissão de Freguesia dos Olivais, responsável pela Célula do Partido no Shopping dos Olivais. Membro do Organismo de Direcção da Zona Oriental e da Cidade de Lisboa. Membro do Comité Central eleito no XVIII Congresso.

Luísa Araújo
Empregada. 65 anos de idade.
Membro do Partido desde 1971. Funcionária do Partido desde 1974. Foi membro do Comité Local do Barreiro e posteriormente da Comissão Concelhia do Barreiro. Foi do Executivo e do Secretariado da DOR de Setúbal. Foi membro da Comissão Central de Controlo e Quadros, da Comissão Executiva Nacional e do Conselho Nacional, de 1992 a 1996. Foi membro do Secretariado do Comité Central de 1983 a 2000, voltando a integrar este organismo em 2006. Foi membro da Comissão Política do Comité Central de 1996 a 2008. Membro do Comité Central desde o IX Congresso. Membro do Secretariado do Comité Central.

Mafalda Guerreiro
Empregada. 37 anos de idade.
Membro do Partido desde 2002. Funcionária do Partido desde 2010. Foi assistente parlamentar (funcionária) do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia – Esquerda Verde Nórdica, no Parlamento Europeu. Foi membro da Comissão Concelhia de Castelo Branco do PCP. É membro da DOR de Aveiro e dos seus organismos executivos. É responsável pelas organizações concelhias de Águeda, Mealhada, Vagos e Sever do Vouga e pelo Sector de Empresas e Locais de Trabalho.


Manuel Botelho Agulhas
Empresário. 67 anos de idade.
Membro do Partido desde 1976. Membro da Direcção Nacional da Confederação Portuguesa das Pequenas, Micro e Médias Empresas. Eleito na Assembleia Municipal de Faro desde 1985 e membro da Assembleia Metropolitana do Algarve. Membro da DOR do Algarve e dos seus organismos executivos. Responsável pelas organizações concelhias de Faro e de São Brás de Alportel. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

Manuel Coelho
Economista. 44 anos de idade.
Membro do Partido desde 1984. Funcionário do Partido desde 1996. Foi funcionário da JCP, membro da Direcção Nacional da JCP e dos seus organismos executivos. Foi membro da Direcção da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Economia e Gestão e membro da Assembleia e do Senado da Universidade Técnica de Lisboa. Foi membro da Direcção da Associação Académica de Lisboa e da Direcção do Conselho Nacional da Juventude. É Presidente da Câmara Municipal de Avis. Membro da Comissão Concelhia de Avis e dos seus organismos executivos, da DOR de Portalegre e dos seus organismos executivos e da Direcção Regional do Alentejo. Membro do Comité Central desde o XIV Congresso.

Manuel Correia
Electricista. 60 anos de idade.
Membro do Partido desde 1979. Dirigente sindical do SIESI. Membro do Conselho Nacional da CGTP-IN. Membro da Direcção da União dos Sindicatos de Lisboa e da Direcção da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgica, Química, Farmacêutica, Eléctrica, Energia e Minas (FIEQUIMETAL). Foi Presidente da Frente Anti-Racista e é Presidente da Federação das Organizações Cabo-Verdianas em Portugal. Eleito na Assembleia Municipal de Loures. Membro da DOR de Lisboa. Membro do Comité Central desde o XIV Congresso.

Manuel Gouveia
Intelectual. 43 anos de idade.
Membro do Partido desde 1985. Funcionário do Partido desde 1996. Funcionário da JCP de 1989 a 1996. Foi membro da Direcção Distrital de Lisboa da JCP. Foi membro da Direcção Nacional da JCP e dos seus organismos executivos. Fez parte da Comissão Coordenadora Internacional do XIV Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes. Fez parte da Comissão instaladora das Associações Juvenis do Distrito de Lisboa, do Movimento SOS Racismo, da Direcção do Conselho Português para a Paz e Cooperação. Membro da DOR de Lisboa, do seu Executivo e Comissão Distrital. Responsável pelo Sector dos Transportes. Membro do Comité Central desde o XVI Congresso.

Manuel Gusmão
Professor da Faculdade de Letras de Lisboa, escritor. 66 anos de idade.
Membro do partido desde 1974. Com ligação ao Partido desde 1971. Foi redactor das Revistas “O Tempo e o Modo”, “Letras e Artes”, “Crítica” e “Seara Nova”. Fez parte da Comissão Instaladora Provisória do Sindicato dos Professores, em Maio de 1974, e da sua Comissão Directiva Provisória, eleita no mesmo ano. Foi deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República (1976-79). Foi membro do Secretariado do Grupo Parlamentar. Foi membro do Conselho da Comunicação Social. Faz parte do Conselho Editorial da Revista “Vértice”. É membro da Direcção do Sector Intelectual da OR de Lisboa e da DOR de Lisboa. Membro do Comité Central desde o IX Congresso.

Manuel Martins
Fiel de armazém. 58 anos de idade.
Membro do Partido desde 1976. Foi membro da UJC. É dirigente do SITE Centro-Sul e membro da Direcção da União dos Sindicatos de Santarém. Membro da DOR de Santarém e do seu Executivo e responsável pela Organização Concelhia de Tomar.

Manuel Rodrigues
Professor. 59 anos de idade.
Membro do Partido desde 1975. Foi membro da Direcção do Sindicato dos Professores da Região Centro. É membro da Direcção da União dos Sindicatos de Viseu e do Conselho Nacional da Federação Nacional de Professores (FENPROF). Presidente da Mesa da Assembleia Geral da CNA (Confederação Nacional da Agricultura).Membro da Direcção da BALFLORA (Secretariado dos Baldios do Distrito de Viseu). É Presidente das mesas da Assembleia Geral da ASSOL (Associação de Solidariedade Social de Lafões) e da APCV (Associação de Paralisia Cerebral de Viseu). Membro da DOR de Viseu e dos seus organismos executivos. Membro do Comité Central desde o XV Congresso.

Manuel Valente
Serralheiro civil. 55 anos de idade.
Membro do Partido desde 1979. Funcionário do Partido desde 1990. Foi membro da Comissão de Trabalhadores da Setenave e delegado sindical. Fez parte da Comissão Coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Indústria Naval. Foi responsável pelas organizações concelhias de Almada, Seixal e Setúbal. Foi membro da DOR de Setúbal e dos seus organismos executivos. É responsável pela Organização Regional do Litoral Alentejano e membro do Executivo da Direcção Regional do Alentejo. Membro do Comité Central desde o XIV Congresso.

Marco Varela
Operário. 36 anos de idade.
Membro do Partido desde 1998. Funcionário do Partido desde 2001. Foi do Organismo de Direcção da Zona Norte de Lisboa, sendo responsável pela Organização de Freguesia do Campo Grande. Foi responsável por várias organizações de freguesia na Zona Ocidental de Lisboa. Foi membro do Organismo de Direcção da Cidade de Lisboa e do seu Secretariado e Executivo e responsável pela Organização da Zona Oriental de Lisboa. Foi membro da DOR de Lisboa e dos seus organismos executivos e responsável pela Organização Concelhia da Amadora. É membro da DOR da Região Autónoma dos Açores e dos seus organismos executivos. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

Margarida Botelho
Licenciada em Ciências da Comunicação. 36 anos de idade.

Membro do Partido desde 1997. Funcionária do Partido desde 2004. Membro da JCP de 1996 a 2004. Funcionária da JCP de 1998 a 2004. Foi membro da Comissão Política e do Secretariado da Direcção Nacional da JCP. Participou em lutas dos estudantes do Ensino Superior e integrou o Secretariado do Movimento Sim Pela Tolerância, em 1998, em representação da JCP. Foi deputada à Assembleia da República entre 2000 e 2002. Foi membro da Assembleia Municipal das Caldas da Rainha. Foi responsável pela Organização Regional de Coimbra. É responsável pela Organização Regional de Setúbal. Membro do Comité Central desde o XVI Congresso. Membro da Comissão Política do Comité Central.

Margarida Machado
Empregada. 56 anos de idade.
Membro do Partido desde 1974. Foi presidente da Junta de Freguesia e da Assembleia de Freguesia do Bispo. É dirigente sindical e Coordenadora do Sindicato da Função Pública do Distrito de Évora. É membro do MDM, tendo integrado a sua Direcção Nacional. Secretária da Mesa da Assembleia Geral da Cooperativa de Consumo de Montemor-o-Novo. É membro da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo. Membro da Comissão Concelhia de Montemor-o-Novo e da DOR de Évora e da Direcção Regional do Alentejo. Membro do Comité Central eleito no XVIII Congresso.

Maria Adelaide Alves
Empregada. 57 anos de idade.
Membro do Partido desde 1972. Funcionária do Partido desde 1983. Foi membro do MJT e da UJC. Foi delegada sindical da Função Pública e da Comissão de Trabalhadores do Hospital Distrital de Torres Vedras e eleita na Assembleia Municipal de Torres Vedras. Foi membro do Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres (MDM). Foi responsável pela Organização Concelhia de Vila Franca de Xira e membro da DOR de Lisboa, dos seus organismos executivos e da Comissão Distrital. É responsável pela OR de Leiria. Membro do Comité Central desde o XV Congresso.

Maria de Fátima Messias
Empregada. 50 anos de idade.
Membro do Partido desde 1989. Membro da Célula do Partido na Cimpor, Alhandra. Membro da Comissão de Trabalhadores da CIMPOR. Foi membro da Comissão Coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Região de Lisboa (CIL). Foi membro da Assembleia de Freguesia de Moscavide. Foi membro da DOR de Lisboa. Dirigente sindical do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Cerâmica, Cimentos e Similares do Sul e da Federação do Sector. É membro da Direcção Distrital da União dos Sindicatos de Lisboa e da Comissão Executiva do Conselho Nacional de CGTP-IN. Membro da Comissão junto do Comité Central para os Problemas e Movimento de Mulheres. Membro do Comité Central desde o XVI Congresso.

Maria de Lurdes Ribeiro
Auxiliar de educação. 44 anos de idade.
Membro do Partido desde 1986. Membro da Comissão Executiva do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN) e do Conselho Nacional da CGTP-IN. Membro da Direcção Sub-Regional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega e da Comissão Concelhia de Amarante sendo a responsável pela respectiva Organização Concelhia. Eleita (em substituição) na Assembleia Municipal de Amarante. Membro da DOR do Porto.


Maria do Pilar Vicente
Médica cirurgiã. 59 anos de idade.
Membro do Partido desde 1998. Participou no movimento associativo estudantil. Foi membro da Comissão de Moradores de Campolide. Membro do Grupo de Teatro do Hospital de São José. Dirigente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul e da FNAM. Membro da Célula do Associativismo Médico, do Secretariado da Célula do Partido no Centro Hospitalar de Lisboa Central e do Organismo de Direcção do Sector da Saúde da OR de Lisboa. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

Maria Etelvina Ribeiro
Operária vidreira. 57 anos de idade.
Membro do Partido desde 1980. É membro do Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres. Dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira. Foi responsável da Célula do Partido na empresa Manuel Pereira Roldão (Mandata SA). É membro do Conselho Nacional da CGTP-IN. É membro da DOR de Leiria e do seu executivo e da Comissão Concelhia da Marinha Grande. Membro do Comité Central desde o XV Congresso.

Maria Fernanda Mateus
Operária têxtil. 53 anos de idade.
Membro do Partido desde 1976. Funcionária do Partido desde 1979. Em 1976 militou na UJC na Amadora e pertenceu à Comissão Concelhia da UJC de Oeiras. Faz parte do Movimento Democrático de Mulheres desde 1978. É membro do seu Conselho Nacional. Foi membro da DOR de Lisboa e do Executivo da Comissão Concelhia de Loures. Foi vogal na Junta de Freguesia de Odivelas e membro da Assembleia Municipal de Loures. Foi membro da Comissão Executiva Nacional e do Conselho Nacional entre 1992 e 1996. É responsável pelas áreas dos Assuntos Sociais e para a Luta e o Movimento das Mulheres. Membro do Comité Central desde o X Congresso. Membro da Comissão Política do Comité Central.

Maria Ilda Figueiredo
Economista e professora. 64 anos de idade.
Membro do Partido desde 1974. Foi técnica do Sindicato Têxtil do Porto e da União dos Sindicatos do Porto. Foi deputada do PCP na Assembleia da República e no Parlamento Europeu. Foi vereadora da CDU nas câmaras municipais do Porto e de Vila Nova de Gaia. Foi membro da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia e da Assembleia Metropolitana do Porto. Foi membro da Direcção do Sector Intelectual do Porto, da Direcção da Cidade do Porto e da Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia. É membro da DOR do Porto e do seu executivo, onde é responsável pelo trabalho autárquico. É Presidente do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC). Membro do Comité Central desde o XIV Congresso.

Maria Leonor Barão
Empregada. 57 anos de idade.
Membro do Partido desde 1975. Funcionária do Partido desde 1979. Foi activista da CDE antes do 25 de Abril no Concelho do Seixal e foi membro da Comissão Concelhia do Seixal. Foi membro da Direcção da Organização da Cidade de Lisboa. Foi responsável pela Zona Ocidental de Lisboa e do Sector de Empresas da Amadora e membro da Comissão Concelhia da Amadora e do seu Executivo. Membro da DOR de Lisboa e dos seus organismos executivos e da Comissão Distrital, responsável pelo Sector da Saúde. Membro do Comité Central desde o XVI Congresso.

Maria Manuela Bernardino
Intelectual. 68 anos de idade.
Membro do Partido desde 1961. Funcionária do Partido desde 1970. Dirigente da Pró-Associação dos Estudantes do Ensino Secundário de Lisboa e da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, durante a luta estudantil de1962. Fez parte, designadamente, da Comissão Distrital de Lisboa da CDE, representando o Movimento Democrático de Mulheres, em cuja criação participou. Participou também na criação e actividade da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos. Após o 25 de Abril foi membro das comissões concelhias do Porto, Aveiro e Coimbra. Membro da Secção Internacional desde 1981 e sua responsável desde 2000. Foi membro da Comissão Central de Controlo entre 1996 e 2004. Membro do Comité Central desde o XII Congresso. Membro do Secretariado do Comité Central.

Maria Manuela Pinto Ângelo
Intelectual. 59 anos de idade.
Membro do Partido desde 1974. Funcionária do Partido desde 1976. Foi responsável pela Organização Concelhia de Almada. Foi membro do Secretariado e do Executivo da DOR de Setúbal. Membro da Comissão Administrativa e Financeira. Foi responsável pela Organização do Partido na Emigração. Membro do Comité Central desde o XV Congresso. Membro do Secretariado do Comité Central.

Maria Manuela Prates
Operária têxtil. 61 anos de idade.
Membro do Partido desde 1977. Dirigente do Sindicato da Indústria Têxtil. Faz parte da Direcção Distrital da União de Sindicatos de Lisboa. Foi coordenadora da Delegação dos Sindicatos de Loures/Odivelas. Foi eleita na Assembleia de Freguesia do Forte da Casa, actualmente é eleita na Assembleia de Freguesia de Benfica e membro dos conselhos municipais de Segurança dos concelhos de Loures e Odivelas. Membro da DOR de Lisboa e da Célula dos dirigentes sindicais têxteis
do Partido. Membro do Comité Central desde o XV Congresso.

Maria Manuela Santos
Professora do Ensino Secundário. 54 anos de idade.
Membro do Partido desde 1979. Foi eleita na Assembleia Municipal de Soure. Foi vereadora da Câmara Municipal de Soure. É dirigente do Sindicato dos Professores da Região Centro. É dirigente da Associação de Defesa do Património Natural e Construído de Soure (ADPNCS). Membro da Comissão Concelhia de Soure. Membro da DOR de Coimbra. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

Maria Margarida Santos
Professora. 41 anos de idade.
Membro do Partido desde 1992. Foi dirigente da Associação “Pioneiros de Portugal”. Vereadora na Câmara Municipal de Santiago do Cacém. É membro da Comissão Concelhia de Santiago do Cacém e do seu Executivo. Membro da DOR do Litoral Alentejano e da Direcção Regional do Alentejo. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

Maria Rosa Rabiais
Empregada. 60 anos de idade.
Membro do Partido desde 1974. Funcionária do Partido desde 1974. Foi delegada sindical desde 1971 e em Maio de 1974 é eleita para o Secretariado da Comissão de Delegados do Distrito de Lisboa do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas. Foi membro do Executivo e da Comissão Distrital da DOR de Lisboa. Foi responsável pelo Sector Sindical da OR de Lisboa. Foi responsável pela Organização Regional de Lisboa. Foi membro do Secretariado do Comité Central, de 1996 a 2000, e da Comissão Política do Comité Central, entre 2000 e 2008. É responsável pela Organização na Emigração e pelas questões da Imigração. Membro do Comité Central desde o VIII Congresso.

Mariana Rocha
Operária conserveira. 46 anos de idade.
Membro do Partido desde 2007. Membro da Direcção Regional e da Comissão Executiva e Secretariado da Direcção Nacional do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB). Membro da Comissão Executiva e do Secretariado da Federação dos Sindicatos de
Alimentação, Hotelaria  e Turismo (FESAHT). Membro do Conselho Distrital, da Comissão Executiva e do Secretariado da União dos Sindicatos de Leiria. Eleita na Assembleia Municipal de Peniche. Membro da célula do Partido na ESIP e membro da Comissão Concelhia de Peniche. Membro da DOR de Leiria.

Martinho Baptista
Operário. 56 anos de idade.
Membro do Partido desde 1975. Funcionário do Partido desde 1981. Foi delegado sindical e membro da Comissão de Trabalhadores da Bertrand e do Conselho de Trabalhadores da Amadora. Foi eleito na Assembleia Municipal de Lisboa. Foi membro do Executivo e do Secretariado da Comissão Concelhia da Amadora. Foi membro da Direcção da Cidade de Lisboa, do seu Secretariado e Executivo e responsável pela Zona Oriental. Foi membro da DOR de Lisboa e da sua Comissão Distrital. É membro da DORA dos Açores e responsável pela Organização Regional. Membro do Comité Central desde o XV Congresso.

Miguel Madeira
Empregado. 34 anos de idade.
Membro do Partido desde 1998. Funcionário do Partido desde 2008. Membro da JCP de 1996 a 2008. Funcionário da JCP de 2003 a 2008. Foi membro do Secretariado e da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP. Foi membro da União de Alunos da Casa Pia de Lisboa. Fez parte da Direcção do Casa Pia Atlético Clube. Representou a JCP no Conselho Consultivo da Juventude. Foi Presidente da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) em representação da JCP. É responsável pela Organização Regional de Beja e membro do Executivo da Direcção Regional do Alentejo. Membro do Comité Central desde o XVI Congresso.

Miguel Soares
Intelectual. 34 anos de idade.
Membro do Partido desde 1996. Funcionário do Partido desde 2002. Membro da JCP entre 1994 e 2002. Foi membro da Direcção Nacional da JCP. Responsável pela Organização do Partido nos Concelhos do Oeste do Distrito de Lisboa. Membro da DOR de Lisboa e do seu Executivo e da Comissão Distrital. Membro do Comité Central eleito no XVIII Congresso.

Nelson Ferreira
Ferroviário. 41 anos de idade.
Membro do Partido desde 1997. Membro da Sub-Comissão de Trabalhadores da EMEF/GOP. Dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário. Eleito na Assembleia de Freguesia de Valbom. É membro da Célula do Partido na EMEF na OR do Porto. Membro da Direcção dos Sectores Profissionais e Grandes Empresas da OR do Porto e do seu Secretariado e da DOR do Porto. Membro do Comité Central eleito no XVIII Congresso.

Nuno Almeida
Assistente Operacional. 34 anos de idade.
Membro do Partido desde 2009. Membro da célula do Partido na Câmara Municipal de Lisboa. Foi dirigente da Interjovem. É dirigente do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa.


Nuno Costa
Operário. 43 anos de idade.
Membro do Partido desde 1990. Funcionário do Partido desde 1997. Membro da JCP desde 1986 a 1997 e Funcionário da JCP de 1991 a 1997. Foi membro dos organismos executivos da Direcção Nacional da JCP. Foi representante da JCP na Assembleia Geral do Conselho Nacional de Juventude. Foi responsável pelas organizações concelhias do Barreiro, Moita, Palmela e Seixal. É membro da DOR de Setúbal e dos seus organismos executivos, sendo responsável pela Área das Autarquias. Membro do Comité Central desde o XV Congresso.

Nuno Gonçalves
Montador de caixilharia. 33 anos de idade.
Membro do Partido desde 2007. Foi responsável pelas organizações dos sectores da Construção Civil, Pescadores e Comércio e pela Organização da Freguesia do Feijó, no concelho de Almada. É dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção, Madeiras, Mármores e Cortiças do Sul e da Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro (FEVICCOM) e membro do Conselho Nacional da CGTP-IN. É membro da Comissão Concelhia de Almada e da DOR de Setúbal.


Octávio Augusto
Operário. 51 anos de idade.
Membro do Partido desde 1975. Funcionário do Partido desde 1986. Foi membro da UEC, da UJC e da JCP. Foi Funcionário da JCP de 1980 a 1986. Fez parte do Secretariado e da Comissão Executiva da Direcção Nacional da JCP. Integrou o movimento associativo dos estudantes do Ensino Secundário no Concelho de Vila Franca de Xira. Foi fundador e membro da primeira Direcção da Frente Anti-Racista. Foi Presidente da Direcção do Centro de Bem-Estar Infantil de Vila Franca de Xira e Presidente do Conselho Fiscal da Associação para a Intervenção Social e Comunitária do Concelho de Vila Franca de Xira. Foi responsável pelo Departamento de Propaganda de 1993 a 2006. É responsável pela Organização Regional de Santarém e pela Área do Desporto. Membro do Comité Central desde o XV Congresso. Membro da Comissão Política do Comité Central.

Patrícia Machado
Licenciada em Animação Sócio-Educativa. 34 anos de idade.
Membro do Partido desde 1996. Funcionária do Partido desde 2006. Foi dirigente da Associação “Os Pioneiros de Portugal”. Membro da JCP desde 1993. Funcionária da JCP de 2004 a 2006. Foi membro da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP e da Comissão Regional de Évora da JCP e do seu Secretariado. Fez parte da Direcção da Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Coimbra. Foi membro da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo. Foi membro da Comissão Concelhia de Montemor-o-Novo, da DOR de Évora, do Secretariado e do Executivo da DOR de Portalegre e da Direcção Regional do Alentejo. Responsável pelas organizações regionais de Castelo Branco e da Guarda e membro da DOR Castelo Branco. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

Paulo Loya
Operário gráfico. 49 anos de idade.
Membro do Partido desde 1980. Funcionário do Partido desde 1987. Foi membro do Secretariado da Direcção Distrital de Lisboa, da Comissão Executiva e do Secretariado da Direcção Nacional da JCP. Foi funcionário da JCP de 1980 a 1986. Fez parte do movimento associativo dos estudantes do Ensino Secundário. Foi Presidente da Assembleia Geral de uma IPSS da Ramada. Foi responsável pelas comissões concelhias de Cascais, Odivelas e Loures. Membro da DOR de Lisboa e do seu Executivo e da Comissão Distrital, responsável pela Organização dos Professores. Membro da Direcção da Festa do Avante!. Membro do Comité Central desde o XV Congresso.

Paulo Macieira
Operário. 38 anos de idade.
Membro do Partido desde 2007. Funcionário do Partido desde 2010. Foi responsável pela Organização da Freguesia de Baltar, no concelho de Paredes. É membro da Comissão Executiva da Direcção Sub-Regional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega e responsável pelas organizações concelhias de Lousada e Penafiel e pelo Sector Profissional do Mobiliário. É membro da DOR do Porto.


Paulo Raimundo
Operário. 36 anos de idade.
Membro do Partido desde 1994. Funcionário do Partido desde 2004. Membro da JCP desde 1991. Funcionário da JCP de 1995 a 2004. Foi membro do Secretariado e da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP. Foi dirigente associativo do ensino secundário em Setúbal. Foi eleito na Assembleia Municipal de Setúbal. Foi membro da Comissão Concelhia de Setúbal e da DOR de Setúbal. Foi responsável pela Organização Regional de Braga. É responsável pela Área da Juventude. Membro do Comité Central desde o XV Congresso. Membro da Comissão Política do Comité Central.

Pedro Guerreiro
Psicólogo. 46 anos de idade.
Membro da JCP, entre 1981 e 1983, e do Partido desde 1984. Funcionário do Partido desde 2009. Participou em actividades associativas no ensino secundário, nomeadamente na Escola Secundária Pedro Nunes. Fez parte da Direcção da Associação “Os Pioneiros de Portugal” entre 1984 e 1997. Pertenceu à Célula dos trabalhadores da Câmara Municipal de Loures. Integrou o Secretariado de Apoio aos Deputados do PCP no Parlamento Europeu e foi deputado do PCP no Parlamento Europeu. Integra o Executivo da Secção Internacional. Membro do Comité Central desde o XVI Congresso.

Pedro Martins
Operário marceneiro. 25 anos de idade.
Membro do Partido desde 2010. Membro da JCP desde 2008 e Funcionário da JCP desde 2010. Foi membro da Comissão Regional do Porto da JCP e responsável pelo Trabalho da Juventude Trabalhadora no Porto e pelo colectivo de Santo Tirso da JCP. Foi membro da Comissão Concelhia de Santo Tirso do PCP. É membro da Comissão Regional de Setúbal e da Direcção Nacional da JCP. Responsável pelas organizações concelhias de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo.


Pedro Silva
Operário gráfico. 35 anos.
Membro do Partido desde 1996. Funcionário do Partido desde 2004. Membro da JCP de 1994 a 2004. Funcionário da JCP de 1997 a 2004. Fez parte da Direcção Nacional da JCP e dos seus organismos executivos. Foi responsável pela Organização Regional de Santarém da JCP. Foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Estudantes da Escola Profissional Bento Jesus Caraça. Representou a JCP no Comité Internacional Organizador do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, na Argélia, em 2001. Fez parte do Executivo da Comissão Concelhia de Almada e da DOR de Setúbal do PCP. Membro da DOR de Santarém e dos seus organismos executivos, é responsável pelas organizações concelhias de Benavente e Coruche e pelo organismo sindical da OR de Santarém. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

Ricardo Costa
Operário. 33 anos de idade.
Membro do Partido desde 2002. Funcionário do Partido desde 2010. Foi dirigente do Sindicato dos Trabalhadores dos Estabelecimentos Fabris das Forças Armadas (STEFFAs). Foi membro da Célula do Partido na OGMA e responsável por tarefas sindicais na OR de Lisboa. É responsável pelas organizações dos sectores dos Bancários e Seguros. Membro da DOR de Lisboa e dos seus organismos executivos.


Ricardo Lume
Estivador. 28 anos de idade.
Membro do Partido desde 2003. Funcionário do Partido desde 2005. Foi membro da JCP, de 2002 a 2004, e da Comissão Regional da Madeira da JCP. É eleito na Assembleia de Freguesia de Santo António (Funchal). É responsável pelas organizações da freguesia de São Gonçalo (Funchal), do concelho de Porto Moniz e pelo Sector de Empresas e Locais de Trabalho. É membro da DO da Região Autónoma da Madeira e dos seus organismos executivos e da Comissão Concelhia do Funchal.


Ricardo Oliveira
Licenciado em Economia. 41 anos de idade.
Membro do Partido desde 1992. Funcionário do Partido desde 2000. Foi membro da JCP, de 1991 a Janeiro de 2000, e funcionário da JCP, de 1993 a Janeiro de 2000. Foi membro do Secretariado e da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP. Dirigente da Secção Autónoma do Desporto da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Economia e Lisboa (AEISEG), de 1991 a 1992, e membro da Assembleia de Representantes do ISEG, de 1993 a 1995. Membro do Conselho Nacional de Educação, de 1996 a 1998, e da Direcção do Conselho Nacional da Juventude, de 1997 a 1998. Presidente da Assembleia Municipal de Setúbal. Foi membro do Executivo da DOR de Santarém. Membro do Secretariado da Comissão dos Assuntos Económicos junto do Comité Central. Membro do Comité Central desde o XV Congresso.

Rogério Reis
Professor Universitário. 51 anos de idade.
Membro do Partido desde 1978. Foi dirigente do Sindicato dos Professores do Norte. É membro da Direcção da Federação Nacional de Professores (FENPROF). Membro da DOR do Porto e do Organismo de Direcção do Sector Intelectual do Porto. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

Rosa Saúde Coelho
Operária. 60 anos de idade.
Membro do Partido desde 1975. Foi dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Lisboa e do SITE CSRA e da sua Comissão Executiva, membro da Direcção da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgica, Química, Farmacêutica, Eléctrica, Energia e Minas (FIEQUIMETAL), coordenadora da Delegação Sindical de Vila Franca de Xira e membro da Direcção da União dos Sindicatos de Lisboa. Eleita na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira. Membro do Organismo de Direcção do Sector de Empresas e do Executivo da Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira e membro da DOR de Lisboa. Membro do Comité Central desde o XVI Congresso.

Ruben de Carvalho
Jornalista. 68 anos de idade.
Membro do Partido desde 1970. Funcionário do Partido de 1974 a 1997. Participou activamente desde 1960 no movimento de oposição democrática e no movimento estudantil. Em 1973 foi eleito para a Comissão Central da CDE e, depois de Abril de 1974, para a Comissão Central do MDP/CDE. Foi preso pela PIDE várias vezes. Foi Chefe de Redacção do Avante! de 1974 a 1995. Foi deputado à Assembleia da República. É vereador da Câmara Municipal de Lisboa. É membro do Executivo da Festa do Avante! desde 1976 e da Direcção da Cidade de Lisboa. Foi membro da Comissão Executiva Nacional de 1990 a 1992 e do Conselho Nacional 1992 a 1996. Membro do Comité Central desde o IX Congresso.

Rui Aldeano
Electricista. 29 anos de idade.
Membro do Partido desde 2003. Foi membro da JCP de 2002 a 2006. É dirigente do Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas (SIESI), coordenador da União de Sindicatos de Santarém e membro do Conselho Nacional da CGTP-IN. Eleito na Assembleia Municipal de Coruche. Membro da DOR de Santarém e do seu Executivo e da Comissão Concelhia de Coruche e do Organismo Sindical da OR de Santarém. Membro do Comité Central eleito no XVIII Congresso.

Rui Braga
Operário. 36 anos de idade.
Membro do Partido desde 2001. Funcionário do Partido desde 2010. Foi membro da célula do Partido na Saint Gobain, do Sector dos Transportes da ORL e da Comissão de Freguesia de Vialonga. Foi dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira e da Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro (FEVICCOM). É eleito na Assembleia de Freguesia de Vialonga. É responsável pela Organização Concelhia de Vila Franca de Xira. Membro da DOR de Lisboa e do seu Executivo.


Rui Fernandes
Empregado. 52 anos de idade.
Membro do Partido desde 1976 e funcionário do Partido desde 1980. Foi membro da UEC entre 1975 e 1976. Fez parte da Associação de Estudantes da Escola Secundária Marquês de Pombal. Foi membro da Assembleia de Freguesia da Amora. Fez parte do Executivo e do Secretariado da Comissão Concelhia de Cascais. Foi responsável pela Organização Regional do Algarve. É responsável pela Área da Defesa Nacional. Membro do Comité Central desde o XV Congresso. Foi membro do Secretariado do Comité Central de 2000 a 2006. É membro da Comissão Política do Comité Central.

Rui Higino
Operário químico. 46 anos de idade.
Membro do Partido desde 2010. Entre 2001 e 2002 foi vogal da Direcção da Cooperativa de Habitação “Bem Vinda a Liberdade”, do Faralhão, em Setúbal e membro da Direcção da Associação Esteiros, entre 2002 e 2006. Foi eleito na Assembleia de Freguesia e Presidente da Junta de Freguesia do Sado. Foi vereador da Câmara Municipal de Setúbal, de 2006 a 2010. É membro da Comissão Executiva do SITE Sul e da Direcção da União dos Sindicatos de Setúbal. Integra o organismo de empresas e sectores e é membro da DOR de Setúbal e do seu Executivo e da Comissão Concelhia de Setúbal.


Rui Namorado Rosa
Professor Catedrático jubilado da Universidade de Évora. Investigador. 72 anos de idade.
Membro do Partido desde 1974. Foi Vice-Reitor na Universidade de Évora e Presidente do seu Conselho Científico. Foi candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu em 2000 e 2004. Integrou a Comissão Instaladora e órgaos sociais da Sociedade Portuguesa de Física e da Organização dos Trabalhadores Científicos. Integrou o Conselho Nacional de Educação. Foi Presidente do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC). Membro da Direcção do Sector Intelectual e da DOR de Lisboa. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

Rui Paixão
Operário. 63 anos de idade.
Membro do Partido desde 1974. Pertenceu à Comissão Intersindical da Lisnave. Foi membro da Assembleia Municipal do Barreiro e da Assembleia da Área Metropolitana de Lisboa. Foi coordenador da União dos Sindicatos de Setúbal, sendo actualmente da sua Direcção. Foi membro da Direcção da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgica, Química, Farmacêutica, Eléctrica, Energia e Minas (FIEQUIMETAL) e da Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN. É membro da DOR de Setúbal e do Organismo para o Trabalho Sindical da OR de Setúbal. Integra o Organismo Sindical Central. Membro do Comité Central desde o XII Congresso.

Telma Capucho
Licenciada em Arquitectura. 36 anos.
Membro do Partido desde 2000. Funcionária do Partido desde 2006. Membro da JCP desde 1997 a 2006. Funcionária da JCP desde 2004 a 2006. Foi membro da Comissão Política e do Secretariado da Direcção Nacional da JCP. Foi da Direcção da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Foi vogal da Junta de Freguesia de Almada. Foi membro da Comissão Concelhia do Seixal, do Secretariado e do Executivo da DOR de Setúbal, responsável pelo Sector Sindical. É membro da DOR do Litoral Alentejano e dos seus organismos executivos e da Direcção Regional do Alentejo. Responsável pela Organização de Empresas do Complexo Industrial de Sines e pela Organização Concelhia de Sines. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

Teresa Chaveiro
Técnica de Informática. 35 anos.
Membro do Partido desde 1996. Funcionária do Partido desde 2006. Membro da JCP de 1996 a 2006. Funcionária da JCP de 1999 a 2006. Foi membro da Comissão Política e do Secretariado da Direcção Nacional da JCP. Foi eleita na Assembleia Municipal da Moita e membro suplente da Mesa da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros. Foi membro da DOR de Setúbal. Membro da DOR de Lisboa e dos seus organismos executivos e da Comissão Distrital, responsável pelo Sector de Comunicações, Água e Energia (SCAE). Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

Tiago Vieira
Licenciado em Sociologia. 27 anos de idade.
Membro do Partido desde 2002. Membro da JCP desde 2002. Funcionário da JCP desde 2005. Integrou estruturas representativas de estudantes em escolas do Ensino Secundário no Concelho de Coimbra. Foi Secretário da Mesa do Plenário do Núcleo de Estudantes de Psicologia e Ciências da Educação e da Direcção do Núcleo de Estudantes da Associação Académica de Coimbra. Foi membro da Coordenadora Nacional do Ensino Secundário, do Secretariado da Direcção Central do Ensino Superior e do Executivo da Comissão Regional de Coimbra da JCP. Foi Presidente da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), em representação da JCP. Foi membro da Comissão Concelhia de Coimbra e da DOR de Coimbra do PCP. É membro do Secretariado e da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP. Membro do Comité Central eleito no XVIII Congresso.

Valter Loios
Operário. 32 anos.
Membro do Partido desde 2003. Membro da JCP de 1995 a 2011. Foi membro da Comissão Regional de Évora e da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP. Foi do Secretariado Permanente da Interjovem e do Conselho Nacional da CGTP-IN. É membro da Direcção Nacional e da Direcção Regional de Évora do STAL e coordenador da União dos Sindicatos de Évora. Eleito na Assembleia Municipal de Arraiolos. Foi membro da Célula do Partido na Câmara Municipal de Arraiolos e da Comissão Concelhia de Arraiolos. É membro da DOR de Évora e do seu Executivo e da Direcção Regional do Alentejo. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso.

Vanda Figueiredo
Empregada. 37 anos de idade.
Membro do Partido desde 1992. Foi membro da JCP, de 1987 a 1995, membro da Comissão Nacional da Organização do Ensino Secundário e da Comissão Regional de Setúbal da JCP. Foi membro da Comissão de Freguesia da Baixa da Banheira do PCP e responsável pela célula dos trabalhadores da Câmara Municipal da Moita, da qual faz parte. É membro da Comissão Concelhia da Moita e do seu Secretariado e da DOR de Setúbal. É membro da Direcção Nacional e da Direcção Regional do STAL.


Vasco Cardoso
Licenciado em Gestão. 35 anos de idade.
Membro do Partido desde 1996. Funcionário do Partido desde 2006. Membro da JCP de 1992 a 2006. Funcionário da JCP de 2002 a 2006. Foi membro Comissão Política e do Secretariado da Direcção Nacional da JCP. Foi dirigente da Associação “Os Pioneiros de Portugal”. Participou em estruturas representativas de estudantes do Ensino Secundário e foi Presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, entre 1998 e 2000. Foi membro do Senado da Universidade da Beira Interior e representante dos estudantes do Ensino Superior no Conselho Nacional de Educação, entre 2000 e 2002. Foi eleito na Assembleia Municipal da Covilhã. Foi membro da DOR de Castelo Branco. Foi responsável pela Área da Propaganda e Informação. É responsável pela OR do Algarve e pela Área dos Assuntos Económicos. Membro do Comité Central desde o XVI Congresso. Membro da Comissão Política do Comité Central.

Vladimiro Vale
Engenheiro técnico de produção animal. 39 anos de idade.
Membro do Partido desde 1996. Funcionário do Partido desde 2001. Foi membro da JCP de 1988 a 1997. Foi da Direcção Regional de Castelo Branco da JCP. Participou em estruturas representativas dos estudantes do Ensino Secundário e foi membro do Núcleo de Ecologia da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Foi coordenador técnico da Extensão Regional de Apoio e Informação a Associados da CNA na Beira Interior. Foi eleito na Assembleia Municipal de Castelo Branco. Foi membro da DOR de Castelo Branco e do seu Executivo. Foi responsável pela Organização Regional de Castelo Branco. É responsável pela Organização Regional de Coimbra. Membro do Comité Central desde o XVII Congresso. Membro da Comissão Política do Comité Central.

Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: