CDU na Península de Setúbal
Participação democrática

A Coligação Democrática Unitária é a «grande força de esquerda no Poder Local» e um «espaço de participação democrática aberto a todos quantos querem trabalhar para a melhoria das condições de vida das populações e pelo desenvolvimento local». Quem o diz é a Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP (DORS) que, numa nota enviada às redacções no dia 20, caracteriza as candidaturas da coligação aos nove municípios da Península.

Nas listas aos órgãos autárquicos da região estão envolvidos 1699 candidatos, «homens e mulheres que lutam pela defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo, que dão garantia de isenção e seriedade», garante a DORS. Destes, 553 não são membros de nenhum dos partidos que integram a CDU, o que representa 33 por cento do total de candidatos. Nas freguesias dos concelhos de Alcochete, Palmela e Sesimbra são mais de 50 por cento os candidatos independentes. Para a DORS, estes números confirmam a CDU como o «grande espaço de participação de cidadãos independentes em defesa das suas terras».

Também a participação das mulheres é destacada na nota da DORS, que salienta ainda ser o distrito de Setúbal aquele em que há mais mulheres eleitas nas autarquias (35 por cento), facto que não é alheio ao forte peso eleitoral da CDU. Para as eleições autárquicas do próximo domingo, 41 por cento dos candidatos da CDU são mulheres. Esta expressão sobe para perto dos 45 por cento nas listas para as assembleias municipais de Palmela e Sesimbra e para as câmaras municipais do Barreiro, Moita e Palmela.

O rejuvenescimento é também um elemento realçado pela direcção comunista. Dos candidatos apresentados a todos os órgãos, 562 têm menos de 40 anos, o que representa 33 por cento do total. A percentagem eleva-se para os 50 por cento analisando o conjunto das listas às assembleias de freguesia do concelho da Moita e as listas para as câmaras municipais da Moita e do Barreiro, e para 46 por cento na lista para Câmara de Palmela.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: