Desenvolver Alcochete

Luís Mi­guel Franco e Mi­guel Boi­eiro são, res­pec­ti­va­mente os ca­beças de lista da CDU à Câ­mara e As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Al­co­chete.

Na apre­sen­tação pú­blica dos dois can­di­datos, Luís Mi­guel Franco deu conta do tra­balho re­a­li­zado no úl­timo man­dato, onde se man­teve como vá­lida a «es­tra­tégia global» de «con­ti­nuar a de­sen­volver o con­celho de forma sus­ten­tada, tendo em con­si­de­ração a me­lhoria da qua­li­dade de vida das nossas po­pu­la­ções e con­tri­buindo para a trans­for­mação de Al­co­chete num con­celho com fu­turo».

Neste sen­tido, foram de­fi­nidas e con­cre­ti­zadas di­versas li­nhas de ori­en­tação, que pas­saram, entre ou­tras, pela ac­tu­a­li­zação dos ins­tru­mentos de pla­ne­a­mento e gestão do mu­ni­cípio, com par­ti­cular ên­fase no Plano Es­tra­té­gico de De­sen­vol­vi­mento do Con­celho de Al­co­chete – Al­co­chete 2025, no pro­cesso de re­visão do PDM, na in­serção do con­celho na Uni­dade Ter­ri­to­rial do Arco Ri­bei­rinho Sul e na con­clusão da pri­meira fase da ava­li­ação Am­bi­ental Es­tra­té­gica.

Nos úl­timos quatro anos, o exe­cu­tivo CDU con­ti­nuou ainda a qua­li­ficar o ter­ri­tório, o ur­ba­nismo e o am­bi­ente ur­bano, cen­trado na qua­li­dade de vida dos seus ci­da­dãos e na sus­ten­ta­bi­li­dade.

«Nesse sen­tido, con­cluímos e apre­sen­támos a can­di­da­tura do Pro­grama de Acção da Re­ge­ne­ração Ur­bana, os res­pec­tivos pro­jectos de exe­cução e ini­ciámos a obra de re­qua­li­fi­cação da Frente Ri­bei­rinha da Vila de Al­co­chete e da re­qua­li­fi­cação do Centro His­tó­rico (con­cluindo o acesso Po­ente à Bi­bli­o­teca Mu­ni­cipal, a Rua do Mer­cado, a Rua João Deus/​Ca­talão, entre ou­tros)», in­formou, sa­li­en­tando que «este tra­balho será de­sen­vol­vido nou­tros pontos do con­celho, no­me­a­da­mente com in­ter­ven­ções de re­a­bi­li­tação do Largo de S. Brás, no Sa­mouco, do Parque de Me­rendas da Fonte da Se­nhora e do Monte Passil».

Captar in­ves­ti­mento

Na ini­ci­a­tiva, Luís Mi­guel Franco pro­meteu ainda con­ti­nuar a tra­ba­lhar no sen­tido de «or­denar o nosso ter­ri­tório» e «criar as con­di­ções ob­jec­tivas para con­ti­nuar a captar in­ves­ti­mento pú­blico e pri­vado, a par da di­na­mi­zação do nosso te­cido eco­nó­mico e qua­li­fi­cação da sua ac­ti­vi­dade em­pre­sa­rial».

Para con­cre­tizar tal ob­jec­tivo, adi­antou, co­meçou-se já a pro­mover «pro­gramas de par­ce­rias no do­mínio ener­gé­tico», a exigir à Ad­mi­nis­tração Cen­tral «a me­lhoria das aces­si­bi­li­dades e pug­námos por me­lhores trans­portes pú­blicos», e im­ple­mentou-se «a pri­meira fase do Plano de Eco Mo­bi­li­dade Sus­ten­tável de Al­co­chete – PEDAL».

A au­tar­quia par­ti­cipou também no pro­cesso de re­visão da Lei dos Solos e do Am­bi­ente e de­mais le­gis­lação res­pei­tante ao Or­de­na­mento do Ter­ri­tório e Ur­ba­nismo, «no sen­tido de de­sen­volver po­lí­ticas de solos que es­ti­mu­lassem a re­a­bi­li­tação ur­bana, o mer­cado ha­bi­ta­ci­onal a custos con­tro­lados e de ar­ren­da­mento so­cial».

No pro­jecto da CDU, a Ino­vação e o De­sen­vol­vi­mento Tec­no­ló­gico também não foram es­que­cidas, «re­for­çando a ca­pa­ci­dade do te­cido eco­nó­mico local, afir­mando Al­co­chete e a sua vo­cação tu­rís­tica, cap­tando in­ves­ti­mento e aco­lhendo em­pre­en­di­mentos tu­rís­ticos de qua­li­dade».

A nível in­ter­na­ci­onal, o ac­tual exe­cu­tivo pro­moveu Al­co­chete como «marca de re­fe­rência nos do­mí­nios da bi­o­di­ver­si­dade e porta de en­trada da Re­serva Na­tural do Es­tuário do Tejo».

Ba­lanço po­si­tivo

O pro­jecto da CDU deu ainda pri­o­ri­dade, entre ou­tras áreas, à edu­cação e ao re­forço da iden­ti­dade cul­tural do con­celho, apoiou a ju­ven­tude e as suas ini­ci­a­tivas e, apesar das di­fi­cul­dades, man­teve-se o ob­jec­tivo de re­forçar a co­esão do te­cido so­cial, pro­mo­vendo o em­prego com di­reitos, a saúde, a in­te­gração e a so­li­da­ri­e­dade so­cial, es­ti­mu­lando a co­o­pe­ração no quadro do Con­selho Local de Acção So­cial e di­a­lo­gando ac­ti­va­mente com os mi­nis­té­rios da Se­gu­rança so­cial e da Saúde, exi­gindo mais co­esão so­cial e me­lhores ser­viços de saúde. «De­fen­demos in­tran­si­gen­te­mente a qua­li­dade de vida dos nossos ci­da­dãos, pers­pec­ti­vando sempre Al­co­chete como um con­celho com fu­turo», su­bli­nhou Luís Mi­guel Franco, acres­cen­tando: «Po­demos afirmar que o ba­lanço é po­si­tivo e que es­tamos no ca­minho certo e assim que­remos con­ti­nuar!».



Mais artigos de: Poder Local

Transformação e progresso

Image 13594

O dis­trito de Se­túbal é um no­tável exemplo da ca­pa­ci­dade de trans­for­mação e pro­gresso do pro­jecto au­tár­quico da CDU, ex­presso na obra co­lec­tiva de au­tarcas, tra­ba­lha­dores das au­tar­quias e po­pu­lação, e nos re­sul­tados al­can­çados no or­de­na­mento do ter­ri­tório, na de­fesa do am­bi­ente, na pro­moção da cul­tura e do des­porto, na edu­cação, na in­ter­venção so­cial, da pre­ser­vação das cul­turas e tra­di­ções lo­cais, na pro­moção da eco­nomia local, enfim, em todos os âm­bitos de in­ter­venção das au­tar­quias, que co­locam a re­gião no topo dos ín­dices de de­sen­vol­vi­mento so­cial do País.

Continuar uma obra extraordinária

Jo­a­quim Judas é o ca­beça de lista da CDU à Câ­mara Mu­ni­cipal de Al­mada. O co­lec­tivo que agora vai in­te­grar tem por missão pros­se­guir o ex­tra­or­di­nário pa­tri­mónio de re­a­li­zação do povo de Al­mada, do seu mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo e dos seus au­tarcas. Uma obra cons­truída com tra­balho, ho­nes­ti­dade e com­pe­tência, en­fren­tando e ven­cendo enormes di­fi­cul­dades.

«Em Almada temos vivido uma revolução contínua»

A Câ­mara Mu­ni­cipal de Al­mada é uma das mais re­co­nhe­cidas, a nível na­ci­onal, pelo seu tra­balho. Nos úl­timos 39 anos, este con­celho atingiu pa­ta­mares de de­sen­vol­vi­mento mui­tís­simos re­le­vantes em todos os do­mí­nios da vida local, quer ao nível so­cial, edu­ca­tivo e cul­tural, quer ao nível des­por­tivo, am­bi­ental e eco­nó­mico.

O Avante! foi falar com Maria Emília de Sousa, pre­si­dente desta au­tar­quia desde 1987, que pas­sará o tes­te­munho, se o povo de Al­mada o en­tender, a Jo­a­quim Judas, pri­meiro can­di­dato da CDU às elei­ções au­tár­quicas de 29 de Se­tembro, que pro­mete con­ti­nuar o rumo de de­sen­vol­vi­mento tra­çado.

Continuar a transformar Palmela

Amanhã, às 18.30 horas, no An­fi­te­atro do Parque Ve­nâncio Ri­beiro da Costa (es­pla­nada do Cas­telo), vão ser apre­sen­tados os can­di­datos da CDU à Câ­mara de Pal­mela. Em con­versa com o Avante!, Álvaro Amado e Ana Te­resa Vi­cente, ca­beças de lista à Câ­mara e As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Pal­mela, res­pec­ti­va­mente, deram conta do tra­balho re­a­li­zado e pers­pec­ti­varam as novas li­nhas de tra­balho e os novos pro­jectos para um con­celho onde é bom viver e tra­ba­lhar.

Acrescentar valor às pessoas

Para o pró­ximo man­dato elei­toral, a CDU com­pro­mete-se a con­ti­nuar o tra­balho de de­sen­vol­vi­mento e pro­gresso que tem mar­cado o mu­ni­cípio do Seixal, e que trans­formou o con­celho numa re­fe­rência a nível na­ci­onal. A can­di­da­tura da CDU in­tegra uma equipa de re­co­nhe­cido valor e em­penho que, em con­junto com os tra­ba­lha­dores e a po­pu­lação, con­ti­nuará a tra­ba­lhar para as­se­gurar a pres­tação do ser­viço pú­blico, na de­fesa dos pi­lares es­sen­ciais em que as­sentam o Poder Local e os va­lores de Abril.

 

CDU é uma aliada dos trabalhadores e do povo

«Antes do 25 de Abril, o con­celho da Moita era um con­celho onde fal­tava quase tudo, em termos de equi­pa­mentos pú­blicos, onde a grande mai­oria das ruas não tinha as­falto, onde a rede de es­gotos co­bria apenas uma parte das po­vo­a­ções, onde a água não che­gava a todas as casas», des­creve, em con­versa com o Avante!, Rui Garcia, pri­meiro can­di­dato da CDU à Câ­mara da Moita. Hoje, con­tinua, «somos um equi­pa­mento do­tado dos equi­pa­mentos bá­sicos in­dis­pen­sá­veis à qua­li­dade de vida das po­pu­la­ções, com uma qua­li­dade de vida ao nível do que de me­lhor existe no nosso País». A CDU, nas au­tar­quias, é por isso a mais po­de­rosa força na de­fesa do Poder Local de­mo­crá­tico e dos in­te­resses das po­pu­la­ções.

Valorizar o turismo

No dia 30 de Junho, a CDU apresentou, no recinto da Feira dos Santos Populares, na Quinta do Conde, os candidatos às autárquicas do concelho de Sesimbra. A iniciativa, para além dos candidatos, contou com a intervenção de José Pereira, do Comité Central do PCP e...

«Mais Setúbal, melhor futuro»

Em Setúbal, os candidatos da CDU estão comprometidos com o futuro do concelho e, aliando a emoção à razão, querem continuar a construir, como diz o lema da campanha, «Mais Setúbal, melhor futuro». Na apresentação...

CDU é de todos

Carlos Humberto de Carvalho é o cabeça de lista da CDU à Câmara do Barreiro e Frederico Fernandes Pereira à Assembleia Municipal. Na apresentação da equipa que quer continuar a gerir os destinos do concelho, Carlos Humberto de Carvalho recordou que as «listas das...

Fazer o sonho amanhecer

No Montijo, Carlos Almeida e Francisco Salpico são os primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal. Na apresentação das candidaturas, Carlos Almeida assumiu a responsabilidade de «levar nas mãos a mensagem de futuro, o património de honestidade,...