«Mais Setúbal, melhor futuro»

Image 13600

Em Se­túbal, os can­di­datos da CDU estão com­pro­me­tidos com o fu­turo do con­celho e, ali­ando a emoção à razão, querem con­ti­nuar a cons­truir, como diz o lema da cam­panha, «Mais Se­túbal, me­lhor fu­turo».

Na apre­sen­tação dos can­di­datos à Câ­mara Mu­ni­cipal, ini­ci­a­tiva que contou com a pre­sença de Je­ró­nimo de Sousa, Se­cre­tário-geral do PCP, Maria das Dores Meira afirmou, na sua in­ter­venção, que os se­tu­ba­lenses e os azei­to­nenses «são a razão do nosso tra­balho» e que a can­di­da­tura da CDU «une todos os que querem con­ti­nuar o ca­minho im­pa­rável de trans­for­mação e pro­gresso» do con­celho.

«Na união de se­tu­ba­lenses e azei­to­nenses re­side a nossa força, re­side a ca­pa­ci­dade de fazer ainda mais e me­lhor. Es­tamos aqui para, com todos e com todas, con­ti­nuar a fazer “Mais Ci­dade” para ga­rantir “Mais Tra­balho”, para ter “Mais Rio”», acen­tuou, anun­ci­ando que «estas são as três pri­o­ri­dades es­tra­té­gicas para os pró­ximos quatro anos», que «con­jugam a ne­ces­si­dade de con­ti­nuar o tra­balho que de­sen­vol­vemos, com a von­tade de con­ti­nuar a inovar e a mo­der­nizar».

In­ves­ti­mentos sem pa­ra­lelo

Na sua in­ter­venção, Maria das Dores Meira su­bli­nhou que «a nossa terra mudou, para me­lhor», com a «pro­gres­siva aber­tura do rio às pes­soas, em ac­ções como a ex­tra­or­di­nária re­qua­li­fi­cação do Pas­seio Ri­bei­rinho da Praia da Saúde e o Parque Ur­bano de Ar­bar­quel, onde mi­lhares usu­fruem co­lec­ti­va­mente do nosso rio Sado pela pri­meira vez em muitas dé­cadas».

O con­celho de Se­túbal aco­lheu ainda in­ves­ti­mentos sem pa­ra­lelo na cri­ação e re­qua­li­fi­cação de novos equi­pa­mentos cul­tu­rais, como a Casa da Cul­tura, a Casa da Baía, o Quartel do 11, o Fórum Mu­ni­cipal Luísa Todi, o Ci­nema Charlot, a Casa do Corpo Santo, os Pólos de São Ju­lião e da Bela Vista da Bi­bli­o­teca Mu­ni­cipal, o an­tigo Banco de Por­tugal e ainda a re­qua­li­fi­cação do Te­atro de Bolso.

Nos úl­timos anos foi ainda re­a­bi­li­tado o Con­vento de Jesus e o Museu de Se­túbal, feita uma forte aposta na pro­moção e fruição da cul­tura e me­lho­rada a qua­li­dade dos ser­viços pres­tados pela au­tar­quia às suas po­pu­la­ções, no­me­a­da­mente a hi­giene e a lim­peza.

Por outro lado, entre ou­tras me­didas, foram edi­fi­cadas três novas es­colas e cinco pré-es­co­lares, con­so­li­dadas as po­lí­ticas de base que ga­rantem o acesso de todos à prá­tica des­por­tiva, cri­ados mais apoios à acção dos clubes e as­so­ci­a­ções e me­lho­rada e am­pliada a res­posta so­cial do mu­ni­cípio no de­sen­vol­vi­mento de pro­jectos e li­nhas de apoio nas áreas da in­fância, das pes­soas idosas, das pes­soas com de­fi­ci­ência e das mi­no­rias ét­nicas.

Com­pro­misso com os elei­tores

«Fomos mesmo muito longe neste ciclo au­tár­quico no cum­pri­mento dos com­pro­missos que as­su­mimos em 2009 pe­rante os elei­tores», va­lo­rizou Maria das Dores Meira, re­fe­rindo-se, por exemplo, ao in­cre­mento das ac­ti­vi­dades eco­nó­micas, na atracção de in­ves­ti­mentos e na cri­ação de em­prego», como a ins­ta­lação, em Se­túbal, do Centro Lo­gís­tico da De­cah­tlon, da nova área co­mer­cial Alegro e de ou­tras pe­quenas e mé­dias su­per­fí­cies que, no total, geram mais de quatro mil postos de tra­balho.


 

Acre­ditar no Poder Local

Desde que a CDU as­sumiu a gestão mu­ni­cipal de Se­túbal, as juntas de fre­guesia do con­celho re­ce­beram mais de 24 mi­lhões e 650 mil euros para de­sem­pe­nharem com­pe­tên­cias. «Só neste man­dato trans­fe­rimos mais de nove mi­lhões de euros», in­formou Maria das Dores Meira, «porque con­ti­nuámos a acre­ditar que todas as nossas fre­gue­sias nos fazem falta. Elas, todas elas, são es­sen­ciais para que se man­tenha a qua­li­dade dos ser­viços pú­blicos, para que o Poder Local es­teja pró­ximo das pes­soas», acres­centou, con­cluindo: «Hoje, com a cons­ci­ência do dever cum­prido, afir­mamos que de­di­cámos quatro anos a cons­truir fu­turo, a cons­truir Se­túbal».


 

Olhar para o fu­turo

Porque «o fu­turo está já aqui, e é para lá que olhamos», Maria das Dores Meira pro­meteu que, a partir de 2014, a CDU vai «tra­ba­lhar ac­ti­va­mente com as ins­ti­tui­ções com res­pon­sa­bi­li­dades na zona ri­bei­rinha para am­pliar as zonas dis­po­ní­veis para fruição comum na frente ri­bei­rinha» e de­fendeu «um sis­tema de trans­portes mul­ti­modal na frente ri­bei­rinha que seja con­cre­ti­zado por um in­ter­face que vi­a­bi­lize a co­or­de­nação de todos os modos de trans­porte – o fer­ro­viário, o ro­do­viário e o flu­vial – e di­na­mize a ar­ti­cu­lação da Área Me­tro­po­li­tana de Lisboa com o Li­toral Alen­te­jano».

De igual forma, serão re­qua­li­fi­cadas as áreas ri­bei­ri­nhas de­gra­dadas, pri­vi­le­gi­ando a ins­ta­lação de novas ac­ti­vi­dades eco­nó­micas e cri­ando um Centro de Mar, no âm­bito do Pro­grama Mar Pe­da­gó­gico.

«Con­ti­nu­a­remos a pro­jectar a Baía de Se­túbal como uma das mais belas do mundo, pro­mo­vendo-a como pólo de atracção tu­rís­tica. Que­remos que seja ga­ran­tida a sus­ten­ta­bi­li­dade e o cres­ci­mento do sector da pis­ci­cul­tura, das pescas, nas di­versas ac­ti­vi­dades, da pesca ar­te­sanal e do cerco», enu­merou Maria das Dores Meira, sem es­quecer a va­lo­ri­zação das praias do con­celho.



Mais artigos de: Poder Local

Transformação e progresso

Image 13594

O dis­trito de Se­túbal é um no­tável exemplo da ca­pa­ci­dade de trans­for­mação e pro­gresso do pro­jecto au­tár­quico da CDU, ex­presso na obra co­lec­tiva de au­tarcas, tra­ba­lha­dores das au­tar­quias e po­pu­lação, e nos re­sul­tados al­can­çados no or­de­na­mento do ter­ri­tório, na de­fesa do am­bi­ente, na pro­moção da cul­tura e do des­porto, na edu­cação, na in­ter­venção so­cial, da pre­ser­vação das cul­turas e tra­di­ções lo­cais, na pro­moção da eco­nomia local, enfim, em todos os âm­bitos de in­ter­venção das au­tar­quias, que co­locam a re­gião no topo dos ín­dices de de­sen­vol­vi­mento so­cial do País.

Continuar uma obra extraordinária

Jo­a­quim Judas é o ca­beça de lista da CDU à Câ­mara Mu­ni­cipal de Al­mada. O co­lec­tivo que agora vai in­te­grar tem por missão pros­se­guir o ex­tra­or­di­nário pa­tri­mónio de re­a­li­zação do povo de Al­mada, do seu mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo e dos seus au­tarcas. Uma obra cons­truída com tra­balho, ho­nes­ti­dade e com­pe­tência, en­fren­tando e ven­cendo enormes di­fi­cul­dades.

«Em Almada temos vivido uma revolução contínua»

A Câ­mara Mu­ni­cipal de Al­mada é uma das mais re­co­nhe­cidas, a nível na­ci­onal, pelo seu tra­balho. Nos úl­timos 39 anos, este con­celho atingiu pa­ta­mares de de­sen­vol­vi­mento mui­tís­simos re­le­vantes em todos os do­mí­nios da vida local, quer ao nível so­cial, edu­ca­tivo e cul­tural, quer ao nível des­por­tivo, am­bi­ental e eco­nó­mico.

O Avante! foi falar com Maria Emília de Sousa, pre­si­dente desta au­tar­quia desde 1987, que pas­sará o tes­te­munho, se o povo de Al­mada o en­tender, a Jo­a­quim Judas, pri­meiro can­di­dato da CDU às elei­ções au­tár­quicas de 29 de Se­tembro, que pro­mete con­ti­nuar o rumo de de­sen­vol­vi­mento tra­çado.

Continuar a transformar Palmela

Amanhã, às 18.30 horas, no An­fi­te­atro do Parque Ve­nâncio Ri­beiro da Costa (es­pla­nada do Cas­telo), vão ser apre­sen­tados os can­di­datos da CDU à Câ­mara de Pal­mela. Em con­versa com o Avante!, Álvaro Amado e Ana Te­resa Vi­cente, ca­beças de lista à Câ­mara e As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Pal­mela, res­pec­ti­va­mente, deram conta do tra­balho re­a­li­zado e pers­pec­ti­varam as novas li­nhas de tra­balho e os novos pro­jectos para um con­celho onde é bom viver e tra­ba­lhar.

Acrescentar valor às pessoas

Para o pró­ximo man­dato elei­toral, a CDU com­pro­mete-se a con­ti­nuar o tra­balho de de­sen­vol­vi­mento e pro­gresso que tem mar­cado o mu­ni­cípio do Seixal, e que trans­formou o con­celho numa re­fe­rência a nível na­ci­onal. A can­di­da­tura da CDU in­tegra uma equipa de re­co­nhe­cido valor e em­penho que, em con­junto com os tra­ba­lha­dores e a po­pu­lação, con­ti­nuará a tra­ba­lhar para as­se­gurar a pres­tação do ser­viço pú­blico, na de­fesa dos pi­lares es­sen­ciais em que as­sentam o Poder Local e os va­lores de Abril.

 

CDU é uma aliada dos trabalhadores e do povo

«Antes do 25 de Abril, o con­celho da Moita era um con­celho onde fal­tava quase tudo, em termos de equi­pa­mentos pú­blicos, onde a grande mai­oria das ruas não tinha as­falto, onde a rede de es­gotos co­bria apenas uma parte das po­vo­a­ções, onde a água não che­gava a todas as casas», des­creve, em con­versa com o Avante!, Rui Garcia, pri­meiro can­di­dato da CDU à Câ­mara da Moita. Hoje, con­tinua, «somos um equi­pa­mento do­tado dos equi­pa­mentos bá­sicos in­dis­pen­sá­veis à qua­li­dade de vida das po­pu­la­ções, com uma qua­li­dade de vida ao nível do que de me­lhor existe no nosso País». A CDU, nas au­tar­quias, é por isso a mais po­de­rosa força na de­fesa do Poder Local de­mo­crá­tico e dos in­te­resses das po­pu­la­ções.

Desenvolver Alcochete

Luís Miguel Franco e Miguel Boieiro são, respectivamente os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Alcochete. Na apresentação pública dos dois candidatos, Luís Miguel Franco deu conta do trabalho realizado no último mandato, onde...

Valorizar o turismo

No dia 30 de Junho, a CDU apresentou, no recinto da Feira dos Santos Populares, na Quinta do Conde, os candidatos às autárquicas do concelho de Sesimbra. A iniciativa, para além dos candidatos, contou com a intervenção de José Pereira, do Comité Central do PCP e...

CDU é de todos

Carlos Humberto de Carvalho é o cabeça de lista da CDU à Câmara do Barreiro e Frederico Fernandes Pereira à Assembleia Municipal. Na apresentação da equipa que quer continuar a gerir os destinos do concelho, Carlos Humberto de Carvalho recordou que as «listas das...

Fazer o sonho amanhecer

No Montijo, Carlos Almeida e Francisco Salpico são os primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal. Na apresentação das candidaturas, Carlos Almeida assumiu a responsabilidade de «levar nas mãos a mensagem de futuro, o património de honestidade,...