Editorial

MAIO DE LUTA<br>E CONFIANÇA

As comemorações do 25 de Abril deste ano decorreram num ambiente de grande participação popular e ficaram...
Opinião
A talhe de foice

Fábulas

Passos e Portas empinocaram-se frente aos microfones para anunciar o que o País estava cansado de saber: que o PSD e o CDS iam...
Actual

O SIRP capturado e bloqueado

O PSD e sua vice-presidente T. Leal Coelho têm insistido na tentativa de mistificar os portugueses relativamente ao Sistema de...
Actual

Multa lava tudo

O banco alemão Deutsche Bank vai pagar uma multa de mais de 2,5 mil milhões de euros às autoridades britânicas e...
Actual

Uma «escola de guerra»

Costuma-se dizer que o mundo dá muitas voltas. Mas nem de longe consegue dar tantas voltas como as que o oportunismo dá. Vem...
PCP

Com o PCP e a CDU:<br>alternativa e confiança

Lá do alto, amplificados e devidamente enquadrados pelos comentadores de serviço e ao seu serviço na comunicação social, o primeiro-ministro, ministros e demais apaniguados desdobram-se em fazer passar a mensagem de que vivíamos acima das nossas possibilidades, mas que os sacrifícios valeram a pena... Segundo eles, há sinais que indicam que o pior já passou. Os cofres estão cheios, mas reformas vão prosseguir, com estes ou com outros, os que integram «o arco da governação».

Crónica Internacional

Tragédia no Mediterrâneo

Depois da tragédia de Lampedusa que em Setembro de 2013 sobressaltou o mundo, um naufrágio de ainda maiores...
Em Foco

Ruptura e alternativa<br>nas ruas do 1.º de Maio

A força dos trabalhadores e os resultados alcançados em diferentes épocas e nos dias de hoje são apresentados pela CGTP-IN, no manifesto para este 1.º de Maio, como raízes da confiança em que «é com a luta que vamos pôr fim à política de direita e construir a alternativa política de esquerda e soberana».

Abril vive e vencerá

As comemorações do 41.º aniversário do 25 de Abril envolveram muitas centenas de milhares de pessoas que, em desfiles, espectáculos, iniciativas culturais e desportivas, manifestaram o seu apego aos valores e conquistas da Revolução e o seu desejo de os ver concretizados no presente e no futuro de Portugal. Mais do que evocarem um acontecimento passado, as comemorações deram expressão ao protesto pelo rumo de desastre que o País está a ser forçado a seguir e à exigência de um caminho alternativo, de progresso, justiça social e soberania – que Abril encetou e mostrou ser possível e que a luta do povo mais cedo do que tarde tornará realidade.

PCP

Estratégia comum contra<br>o povo e o País

Jerónimo de Sousa considerou, segunda-feira, os programas anunciados pelo Governo e o cenário programático apresentado pelo PS componentes de uma mesma estratégia de «exploração, empobrecimento e declínio nacional».

Pelo direito à habitação

Jerónimo de Sousa participou, no dia 23, num encontro com moradores do «Bairro Amarelo», na freguesia da Caparica, em...

Combater a violência doméstica

A defesa dos direitos das mulheres é uma causa constante da luta do PCP, que promoveu recentemente um debate sobre o combate à violência doméstica.

PCP comemora Vitória

O PCP vai assinalar os 70 anos da vitória sobre o nazi-fascismo no dia 8 de Maio com um acto...

Faleceu Maria da Piedade Gomes

Faleceu anteontem Maria da Piedade Gomes, militante do Partido há 75 anos, boa parte dos quais como funcionária clandestina. Na...

Mais força à luta

Sob o lema «Valorizar o trabalho e os trabalhadores», realizou-se, na terça-feira, 28, em Lisboa, uma audição para construir o Programa Eleitoral que o PCP apresentará às eleições para a Assembleia da República.

Há 41 anos, o primeiro CT

O PCP assinalou, anteontem, o aniversário da abertura do seu primeiro Centro de Trabalho. Foi no Barreiro, a 30 de Abril de 1974,...

<i>Apagão</i> do PCP

A passagem de mais um aniversário sobre a Revolução de Abril, acto e processo mais moderno e avançado da nossa...
Trabalhadores

Cerrar fileiras pelos transportes

Trabalhadores no activo e reformados e muitos utentes da Carris, do Metropolitano de Lisboa, da Transtejo e da Soflusa mostraram na rua os argumentos contra a privatização e a determinação de manter a luta pelos transportes públicos.

Vitória na Efacec

A luta que se viu durante mais de dois meses, com plenários, greves e concentrações de protesto junto aos portões de acesso à sede e às fábricas, resultou numa vitória dos trabalhadores.

Greve forte nas cantinas

Os sindicatos da Hotelaria do Centro e do Norte, da Fesaht/CGTP-IN, deram nota de adesão praticamente...

Supremo dá razão

O Supremo Tribunal de Justiça indeferiu o recurso apresentado pela Associação Portuguesa de Seguradores e confirmou a...
Assembleia da República

Problema é sistémico e não casual

O PCP propôs quase uma centena de propostas de alteração às conclusões do relatório da comissão de inquérito ao BES/GES, cujos trabalhos estão na recta final.

Abril é futuro

«O 25 de Abril foi a resposta que os militares do Movimento das Forças Armadas, o povo, os democratas...

Perpetuar a política de exploração

O Programa de Estabilidade (desta vez sem crescimento) e o Programa Nacional de Reformas estiveram em debate na AR, dia 22, com a maioria PSD/CDS-PP a aprovar o seu projecto de resolução sobre o tema e a chumbar as iniciativas das oposições.

Não ignorar as causas

Os deputados cumpriram faz hoje oito dias um minuto de silêncio pelas vítimas dos naufrágios no Mediterrâneo, com...
Nacional

Só há mudança <br>com o reforço da CDU

Uma forte participação – eram mais de 800 os presentes –, em ambiente fraterno e caloroso, marcou o almoço concelhio da CDU de Loures, no domingo, 26, iniciativa que contou com a participação do Secretário-geral do PCP.

Intervir para avançar

A situação nas escolas e nas fábricas, da universidade aos escritórios, da investigação às artes, à cultura e ao desporto, marcaram presença no Encontro Concelhio da Juventude CDU de Guimarães.

Homenagem a João Honrado

No dia 18, na Biblioteca de Beja, teve lugar uma sessão para lembrar o percurso de vida e de luta de João Honrado,...

Insegurança na escola

Segundo denunciou a Coordenadora das Comissões de Utentes do Litoral Alentejano, existem graves factores de insegurança na...
Europa

Travar a sangria social

Transportes urbanos, caminhos-de-ferro, escolas, correios, prisões e ministérios, até mesmo a polícia se juntou, com uma greve de zelo, à paralisação realizada, dia 22, na Bélgica.

Guerra aos refugiados

A Cáritas Europa qualificou, dia 24, as conclusões do Conselho Europeu, realizado na véspera, como «uma inaceitável declaração de guerra aos migrantes e refugiados».

Educação em luta

Milhares de estudantes e professores voltaram a sair às ruas, dia 24, em diversas cidades italianas, em protesto contra a reforma do...

Lembrando Brecht

LUSA Do rio que tudo arrasta se diz que é violento. Mas ninguém chama violentas às margens...
Internacional

Terror fascista

A Junta golpista ucraniana e as forças repressivas às suas ordens não conhecem freio na ofensiva antidemocrática em curso no país. Um dos alvos principais é o Partido Comunista da Ucrânia (PCU).

Unidade bolivariana

«Não há império que possa com o povo de Chávez», foi o lema da marcha que no sábado, 25, se realizou na capital da Venezuela em defesa da soberania e contra a ofensiva imperialista.

Guerra criminosa

A ofensiva saudita lançada a pretexto do combate às milícias xiitas iemenitas provocou a morte a pelo menos 115...

Eleições em Cuba

Mais de 940 mil cubanos de um total de 1 256 000 habilitados votaram na segunda volta das eleições para as Assembleias...

PCP solidário com o Nepal

«Perante o devastador terremoto que atingiu o Nepal, nesta hora difícil de perda e dor, expressamos as mais sentidas...
Temas

A força invencível de um povo

«A vitória do Vietname na luta contra a agressão do imperialismo norte-americano é um marcante acontecimento da História, que teve um enorme impacto ao nível mundial, nomeadamente no avanço das lutas dos povos pela sua emancipação social e nacional» – as palavras são de Pedro Guerreiro, do Secretariado do Comité Central e responsável da Secção Internacional do PCP, em breve entrevista ao Avante!, justamente quando se assinala o 40.º aniversário da derrota do imperialismo norte-americano no Vietname e após ter integrado uma delegação do PCP que recentemente visitou aquele país.

Mais uma <i>Década</i><br>de atraso para Portugal<br>ou mais!

O Relatório «Uma Década para Portugal» tem um importante e negativo significado político: o PS recusa-se a clarificar as suas opções políticas estratégicas para o País. Melhor, são ocultadas, sob a fraude de uma escolha entre dois cenários macroeconómicos, construídos a partir de um conjunto de previsões económicas da Comissão Europeia (Janeiro de 2015).

Uma decisão patriótica.<br>Uma Conquista de Abril!

A 16 de Abril cumpriram-se 40 anos do Decreto-Lei 205-B/75 do IV Governo Provisório que viria a nacionalizar, entre outras empresas, a TAP e a CP. Uma data que precisa de ser assinalada, seja pelo que representou à época, constituindo no quadro das nacionalizações operadas pela Revolução aquilo a que justamente chamamos de Conquistas de Abril, seja pelas ameaças actuais que pesam hoje sobre estas duas empresas: privatização e destruição das mesmas.

Argumentos
TVisto

Insultos

Um dia destes, o Secretário-geral do PCP disse, entre muitas outras coisas que a generalidade da comunicação social...
Memória
Aconteceu

Pobreza flagela crianças

Um quarto das crianças em Portugal são atingidas pela pobreza, segundo afirmou, dia 22, o presidente da Caritas Portuguesa,...

Mulheres discriminadas

As mulheres continuam a sofrer de discriminação económica e social afirma um relatório realizado pela ONU...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sexta-feira, 8...

A semana em resumo

Frases

“Não há qualquer diploma apresentado, qualquer proposta formalizada [para...