Espaço Internacional

O mundo pulsa na Festa do Avante!

Com a presença de representações de partidos comunistas e de outras forças progressistas no Espaço Internacional, os visitantes podem contactar com as diferenciadas realidades políticas e culturais de dezenas de países dos quatro cantos do mundo.

A fraternidade e a solidariedade patentes nos momentos de debate e de convívio, em que se afirma a luta por um mundo de paz e progresso social, a que os povos justamente aspiram, são valores e experiências partilhadas no Espaço Internacional. Um Espaço que ganha tanto mais actualidade, quanto muitos dos povos do mundo estão confrontados com o agravamento da exploração, o ataque a direitos, a liberdades, à democracia e à soberania em resultado da acção do imperialismo, que procura, por todos os meios ao seu alcance, salvaguardar o seu domínio hegemónico mundial.

A Festa será, assim e mais uma vez, um espaço de solidariedade com as lutas dos trabalhadores e povos em prol dos seus direitos e aspirações. Um espaço de denúncia da política de ingerência, ameaça, chantagem e agressão, de imposição de sanções e bloqueios, de tentativa de isolamento político e económico de países e povos, por parte do imperialismo. Um espaço que rejeita a escalada de guerra e de confrontação e que alerta para os perigos que esta representa para os povos de todo o mundo. Um espaço que está do lado da paz, do desarmamento, da defesa de soluções políticas para os conflitos internacionais, dos princípios da Carta da ONU e da Acta Final da Conferência de Helsínquia.

No Espaço Internacional os visitantes da Festa poderão participar em debates, onde, pela voz de convidados internacionais, será possível conhecer os seus testemunhos de resistência e luta, o que igualmente acontecerá nos momentos de solidariedade que se realização nos espaços das Organizações Regionais, um pouco por toda a Festa.

 

Stands presentes no Espaço Internacional

- Partido Comunista Alemão

- Partido do Trabalho da Bélgica

- Partido Comunista da Bolívia

- Partido Comunista do Brasil

- Partido dos Trabalhadores, Brasil

- Partido Africano da Independência de Cabo-Verde

- Partido Comunista do Chile

- Partido Comunista da China

- Partido Progressista do Povo Trabalhador, Chipre

- Partido Comunista Colombiano

- Partido Comunista de Cuba

- Partido Comunista de Espanha

- Partido Comunista dos Povos de Espanha

- Bloco Nacionalista Galego

- Comunistas da Catalunha

- Partido Comunista Francês

- Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde

- Partido Comunista da Grécia

- Partido do Povo do Irão

- Partido Comunista Italiano

- Partido da Refundação Comunista

- Partido Comunista (Itália)

- Frente de Libertação de Moçambique

- Organização para a Libertação da Palestina

- Frente Popular de Libertação da Palestina

- Partido Comunista Peruano

- Partido Comunista Britânico

- Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe

- Frente Polisário, República Árabe Sarauí Democrática

- Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente

- Partido Comunista da Turquia

- Partido Comunista do Vietname

E também:

- Associação de Amizade Portugal-Cuba

- Associação Portuguesa de Amizade e Cooperação Iúri Gagárin

- Espaço da Paz

- Solidariedade com a Venezuela Bolivariana

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

«Os versos de Saramago falaram de música comigo»

Com um percurso artístico ligado ao jazz e à musica portuguesa, Paula Oliveira apresenta na Festa um espectáculo que tem por base um projecto com composições suas a partir de poemas de José Saramago. Flores de Saramago assim se chama este trabalho inspirado na obra poética do nosso Nobel da Literatura. Os seus versos, confessa, atraíram-na e conduziram o processo de composição, como que indicando o «ritmo e as melodias, num processo muito orgânico».

É a felicidade desse encontro que será partilhada por quantos a ouvirem na Festa do Avante!.

Criar algo de novo como forma de perpetuar a obra de Adriano

O grupo Canto D’Aqui, com um trajecto já longo de tributos a cantores de Abril, lançou mãos de um novo desafio: homenagear Adriano Correia de Oliveira e a sua obra. Pegaram nos temas e deram-lhes «novas roupagens, arranjos originais e sonoridade de Orquestra», contaram ao Avante!. É o resultado desse magnífico trabalho que teremos oportunidade de apreciar na Festa pela Orquestra Filarmónica de Braga e o Canto D’Aqui.

A Festa do Livro e as ideias que transformam

A Festa do Livro na Festa do Avante! será mais uma vez um lugar de encontro para as ideias, a imaginação, a memória e o sonho, reunindo uma selecção cuidada de milhares de títulos do catálogo de dezenas de editoras e associações.

Qualidade e diversidade no Palco Paz

O Palco Paz apresenta uma vez mais uma programação marcada pela diversidade de estilos – da música com as mais diversas raízes tradicionais às canções de intervenção, dos sons do mundo reinventados às propostas mais inovadoras e experimentais.

Momento político maior

Às 18h00 de domingo, 4 de Setembro, realiza-se no Palco 25 de Abril o comício da Festa do Avante!, momento maior de afirmação da força, ideal e projecto do PCP. A participação é organizada por espaços afectos a células, sectores e organizações, pelo que todos quantos pretendam participar...

Título de solidariedade

A venda da EP continua a ser questão prioritária para assegurar o êxito da Festa do Avante!: adquirida antecipadamente, custa 27 euros, o que representa um desconto de 13 euros face ao preço de venda nos dias 2, 3 e 4 de Setembro. A EP, que dá acesso a todos os espaços e iniciativas da Festa,...

Ir e voltar da Festa de transportes públicos

O transporte público continua a ser a forma mais fácil, rápida e cómoda de ir e voltar da Festa do Avante!, tanto se venha do Norte como do Sul. Quem viva na Área Metropolitana de Lisboa pode ainda beneficiar dessa importante conquista que é o Passe Social intermodal, que abrange todos os...