Qualidade e diversidade no Palco Paz

O Palco Paz apresenta uma vez mais uma programação marcada pela diversidade de estilos – da música com as mais diversas raízes tradicionais às canções de intervenção, dos sons do mundo reinventados às propostas mais inovadoras e experimentais.

O Palco Paz é um mundo a explorar

LUIZGA vem do Brasil e é o alter ego de Luiz Gabriel Lopes, artista com origem no interior de Minas Gerais mas com raízes espalhadas por muitos territórios. A sua música, herdeira da mais rica linhagem da MPB, mistura muitas outras influências.

Povo recupera canções que, desde o século XX, marcaram as lutas dos povos pela paz e contra a guerra. Fundada em 2019, apresenta repertório em francês, inglês, italiano e português e tem Sofia Lisboa na voz, Rui Galveias na guitarra, Rui Alves na bateria e Artur Morais no contrabaixo.

A reinterpretação da música tradicional portuguesa é o propósito de Fio à Meada, grupo de mulheres de Lisboa criado em 2017 do gosto pela tradição oral e da vontade de resgatar uma cultura antiga. Através de um coro de vozes femininas, escuta-se a paixão da música tradicional interpretada face aos dias de hoje.

DJ MATI@S é um apaixonado pela música de dança de cariz tradicional e traz à Festa do Avante! um baile de danças tradicionais muito variado. Através das suas setlists, propõe uma viagem através das sonoridades do folk tradicional e da World Music.

Pedro Salvador, Rui Alves e Tiago Santos formam o Hill’s Union, que trabalha sobre a obra de Joe Hill, imigrante sueco nos Estados Unidos da América, sindicalista e cantautor, executado «judicialmente» a mando do patronato. Retoma as suas canções, mas também a sua rebeldia e a sua luta, que encontram paralelos neste nosso tempo.

Kiloko é produto do efervescente ambiente musical lisboeta e propõe uma viagem pelos sons do mundo – de Itália a Cabo Verde, de Cuba ao Brasil, do jazz a Manu Chao. O resultado é um baile audaciosamente improvisado.

Do Ribatejo chega O Gang, projecto rock/punk em língua portuguesa que se encontra actualmente em estúdio a preparar o seu primeiro trabalho discográfico. Hadessa traz a música portuguesa de expressão tradicional cruzada com a electrónica e temperada com os sons do mundo. Apresentará temas do seu disco Fortuna, com lançamento marcado para o próximo ano.

A Orquestra de Foles é um grupo capaz de, com um sopro, levar a gaita de foles ao lugar de destaque que merece, seja no palco ou na rua. Joga com ritmos improváveis, arranjos arrojados e repertório diversificado.

Classificado pela UNESCO Património Imaterial da Humanidade, o Cante Alentejano tem no Grupo Coral e Etnográfico «Os Camponeses de Pias» um dos seus mais destacados defensores e divulgadores. Criado em 1968, construiu um percurso sólido que os coloca na vanguarda desta arte. O Grupo Coral do Torrão e o Grupo Coral Alma Feminina também apresentarão as suas interpretações desta forma ímpar de cantar.

O Conservatório de Artes de Loures também marcará presença no Palco Paz.

 





Mais artigos de: Festa do Avante!

«Os versos de Saramago falaram de música comigo»

Com um percurso artístico ligado ao jazz e à musica portuguesa, Paula Oliveira apresenta na Festa um espectáculo que tem por base um projecto com composições suas a partir de poemas de José Saramago. Flores de Saramago assim se chama este trabalho inspirado na obra poética do nosso Nobel da Literatura. Os seus versos, confessa, atraíram-na e conduziram o processo de composição, como que indicando o «ritmo e as melodias, num processo muito orgânico».

É a felicidade desse encontro que será partilhada por quantos a ouvirem na Festa do Avante!.

Criar algo de novo como forma de perpetuar a obra de Adriano

O grupo Canto D’Aqui, com um trajecto já longo de tributos a cantores de Abril, lançou mãos de um novo desafio: homenagear Adriano Correia de Oliveira e a sua obra. Pegaram nos temas e deram-lhes «novas roupagens, arranjos originais e sonoridade de Orquestra», contaram ao Avante!. É o resultado desse magnífico trabalho que teremos oportunidade de apreciar na Festa pela Orquestra Filarmónica de Braga e o Canto D’Aqui.

O mundo pulsa na Festa do Avante!

Com a presença de representações de partidos comunistas e de outras forças progressistas no Espaço Internacional, os visitantes podem contactar com as diferenciadas realidades políticas e culturais de dezenas de países dos quatro cantos do mundo. A fraternidade e a solidariedade patentes nos...

A Festa do Livro e as ideias que transformam

A Festa do Livro na Festa do Avante! será mais uma vez um lugar de encontro para as ideias, a imaginação, a memória e o sonho, reunindo uma selecção cuidada de milhares de títulos do catálogo de dezenas de editoras e associações.

Momento político maior

Às 18h00 de domingo, 4 de Setembro, realiza-se no Palco 25 de Abril o comício da Festa do Avante!, momento maior de afirmação da força, ideal e projecto do PCP. A participação é organizada por espaços afectos a células, sectores e organizações, pelo que todos quantos pretendam participar...

Título de solidariedade

A venda da EP continua a ser questão prioritária para assegurar o êxito da Festa do Avante!: adquirida antecipadamente, custa 27 euros, o que representa um desconto de 13 euros face ao preço de venda nos dias 2, 3 e 4 de Setembro. A EP, que dá acesso a todos os espaços e iniciativas da Festa,...

Ir e voltar da Festa de transportes públicos

O transporte público continua a ser a forma mais fácil, rápida e cómoda de ir e voltar da Festa do Avante!, tanto se venha do Norte como do Sul. Quem viva na Área Metropolitana de Lisboa pode ainda beneficiar dessa importante conquista que é o Passe Social intermodal, que abrange todos os...