Editorial

ÁLVARO CUNHAL

Com a sessão realizada no sábado passado, em Lisboa, tiveram início as comemorações do Centenário de...
Opinião
Actual

O País aguenta uma banca privada?

Num momento em que se discute, ou melhor, se afirma de forma massacrante que o País não comporta o Estado social, que para...
Actual

Gestão de excelência

Dizem os jornais que, por efeito do recente temporal, milhares de famílias ficaram sem electricidade durante três dias. À...
Actual

E não querem mais nada?

Os senhores do FMI estão preocupados com a situação de Portugal e fizeram questão de dar a conhecer essa...
A talhe de foice

Mais sinais

A confiança que João Proença deposita no Governo e, em particular, no primeiro-ministro chega a ser comovente. É...
PCP

A ocultação do PCP e da luta consequente – algumas notas

A ocultação no Público e a menorização noutros media dominantes da abertura das comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal mostra como os grandes interesses vão tentar esconder e mistificar este acontecimento extraordinário, que percorrerá todo o País e envolverá muitos milhares de trabalhadores e largos sectores e camadas do povo português.

Crónica Internacional

Mais uma guerra imperialista

O Mali está a ser alvo de uma intervenção militar estrangeira imperialista. A França, a sua aviação...
Em Foco

Entrada ao piano

A sessão iniciou-se com a actuação do pianista e professor universitário Fausto Neves,...

Canções com história

A banda filarmónica da Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense, composta por...

Poesia insubmissa

Alternando com a actuação da banda filarmónica, André Levy leu excertos dos poemas de...

A voz dos mineiros

O coro dos mineiros de Aljustrel cantou uma única canção, o «hino dos mineiros»,...

A nossa voz

Luísa Basto não poderia faltar à homenagem a Álvaro Cunhal – dirigente...

Jovens com talento

As jovens Vanessa Borges e Sofia Lisboa, que para além de militantes da JCP são ambas cantoras e, no...

Vozes ao alto!

O Coro Lopes-Graça proporcionou outro momento marcante da sessão pública de sábado....

Uma terra sem amos!

A sessão de sábado, de lançamento das comemorações do centenário do...
PCP

Convergência e unidade

O PCP desdobrou-se nos últimos dias em encontros com diversas estruturas e organizações, tendo sempre na agenda a luta contra o pacto de agressão e pela alternativa patriótica e de esquerda.

O Partido dos trabalhadores

A actividade dos eleitos comunistas dá expressão institucional à luta que se trava nas empresas e locais de trabalho em defesa do emprego e dos direitos.

Desfile-protesto do PCP

O PCP promove hoje, pelas 17 horas, um desfile-protesto pelas ruas do Porto contra o aumento do custo de vida. A acção, que...
Trabalhadores

Segue a luta nos transportes

Com greves que pararam o Metropolitano de Lisboa nas duas últimas terças-feiras, de manhã, e com uma grande manifestação que trouxe à rua a persistente luta no sector ferroviário, o Governo manda pôr em marcha centenas de despedimentos. Os trabalhadores dos transportes respondem com a intensificação da luta em unidade.

Professores voltam à rua

A Fenprof lembrou anteontem as muitas e fortes razões para que os professores realizem este sábado uma grande manifestação nacional, reclamando outra política e outro Governo, para a Educação e para o País.

Vitória anima luta na Kemet

O adiamento da deslocalização da produção de condensadores de tântalo da Kemet, em Évora, é uma importante vitória, que dá ânimo para a luta por garantias de futuro.

Protesto firme<br>da Frente Comum

Quando propõe subsídio de desemprego na Administração Pública, o Governo pode estar à procura de uma forma de avançar para despedimentos, que a Constituição não permite, admitiu Ana Avoila na segunda-feira.

Assembleia da República

Devolver ao País o que é do País

O Secretário-geral do PCP rejeitou o «falso dilema» com que o povo é chantageado – entre mais impostos ou menos direitos sociais –, acusando o Governo de atacar pelos dois lados. Intervindo sexta-feira no debate quinzenal com o primeiro-ministro, assegurou todavia que o País «tem alternativa».

Demissão e eleições antecipadas

A demissão do Governo e a realização de eleições constituem hoje um imperativo nacional, considera o PCP, que garante existir uma política alternativa capaz de dar novo rumo ao País, tal como há forças em condições de protagonizar essa mudança e dar corpo à alternativa política.

Não à fantochada

A constituição de uma comissão eventual para a reforma do Estado foi aprovada no Parlamento pela maioria PSD/CDS-PP, com...

Faça-se justiça!

O Parlamento aprovou em plenário o relatório de conclusões da comissão de inquérito parlamentar sobre a...
Nacional

Governo não quis ouvir os inquilinos

Depois de ter sido promulgada pelo Presidente da República, no dia 12 de Novembro entrou em vigor a nova Lei do Arrendamento Urbano. Os principais visados, cerca de 255 mil famílias, são aqueles que têm contratos anteriores a 1990. Entretanto, os proprietários já começaram a enviar cartas a todos os inquilinos, de modo a iniciar um novo processo de negociação das rendas antigas. A não resposta, num prazo de 30 dias, poderá significar a aceitação do que nela está inscrito: o aumento da renda.

Acontece que o inquilino, se tiver mais de 65 anos de idade ou 60 por cento de incapacidade, e apresentar carência económica, não é obrigado a mudar para o novo regime, mantendo-se com um contrato por tempo indeterminado, e evitando que venha para a «rua» no prazo de cinco anos. Uma situação que os proprietários tentam esconder.

Fomos falar com Romão Lavadinho, presidente da Associação dos Inquilinos Lisbonenses, instituição fundada em 1924, que «já no período do fascismo lutou em defesa dos interesses dos inquilinos». Ao Avante!, salientou que a Lei do Executivo PSD/CDS visa, essencialmente, despejar os inquilinos com rendas mais antigas e não dinamizar o mercado.

Europa

O custo da desigualdade

Se nunca ninguém soube calcular quantos pobres são necessários para produzir um rico, como se interrogou Almeida Garrett em 1846, pelo menos hoje sabemos que 100 ricos chegam largamente para erradicar a pobreza extrema no planeta.

Regressão laboral

O patronato e três centrais sindicais francesas assinaram, dia 11, um acordo nacional interprofissional que modifica gravemente a legislação laboral, com claro prejuízo para os trabalhadores.

A chantagem da Renault

Construir mais automóveis com menos trabalhadores, eis a fórmula que a marca francesa propõe aos seus trabalhadores para...
Internacional

Perigosa deriva militarista

O PCP condenou a intervenção militar estrangeira em curso no Mali, notando que «é indissociável da deriva militarista e intervencionista da NATO, da União Europeia (UE) e das principais potências.

Temas

Serviços secretos portugueses<br> assassinaram Amílcar Cabral

A importância do pensamento de Amílcar Cabral, líder africano desaparecido há quatro décadas, foi reafirmada por estudiosos e investigadores de três continentes num colóquio internacional, na cidade da Praia. Reunido de 18 a 20 de Janeiro na capital cabo-verdiana, o Fórum Amílcar Cabral, sob o lema «Por Cabral, sempre», foi também ocasião para uma reflexão crítica sobre o caminho percorrido pela República de Cabo Verde e sobre as perspectivas futuras dos países africanos.

Argumentos
TVisto

Começar mal

O primeiro canal da RTP tem nova série, e não uma série qualquer: terá vinte e seis episódios semanais, o...
Aconteceu

Gás pimenta contra os estudantes

Na sexta-feira, 18, a PSP utilizou gás pimenta contra os estudantes, com idades entre os 14 e os 18 anos, da Escola Secundária...

Desemprego sempre a subir

Em Portugal, de acordo com a Informação Mensal do Mercado de Emprego, publicada no dia 18 pelo Instituto de Emprego e...

Carlos Pinhão

No dia 15 de Janeiro, fez 20 anos que faleceu Carlos Pinhão, jornalista desportivo, que deixou uma marca muito particular na...

Reuniões e Iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Quinta-feira, 24...

A semana em resumo

Frases

“É preciso "refundar o Estado"? E o que acharão estes senhores que se faz...