Editorial
Opinião
PCP

Avançar e recuperar direitos: a luta continua!

Após as eleições, a realidade aí está a desmentir a propaganda da recuperação e a trazer à evidência os problemas e dificuldades que atingem a vida dos trabalhadores. E a confirmar a necessidade de muita acção e luta para que a alteração da correlação de forças se traduza em avanços e recuperação de direitos.

 

Actual

Derrota a termo certo

«A partir do próximo dia 8 de Novembro – refere a CGTP-IN – a duração máxima dos contratos a...
Actual

Estabilidade

O povo precisa de estabilidade. Aqueles que estão com contratos precários precisam de vínculos de trabalho...
A talhe de foice

Cabeça no ar

A decisão do PCP de que a perda de maioria parlamentar do PaF «tinha de ter consequências» – e tirando-as, ao...
Crónica Internacional

Uma manifestação importante

A evolução da situação internacional coloca perante todos os democratas e patriotas que lutam para pôr...
Em Foco

Defender a paz e cumprir a Constituição

O cumprimento do desígnio constitucional de dissolução dos blocos político-militares foi uma das exigências que sobressaiu do desfile de sábado à tarde, em Lisboa, pela paz e contra a realização dos exercícios militares da NATO envolvendo território e forças armadas nacionais. Apesar da chuva que se fez sentir, centenas de pessoas fizeram questão de afirmar bem alto que a «NATO é agressão, não é protecção».

Presidenciais

A nossa candidatura

O candidato comunista à Presidência da República, participando num jantar organizado pela JCP, criticou duramente a «intervenção» de Cavaco Silva e sublinhou que o País tem uma alternativa.

PCP

Intolerável afronta à Constituição

A comunicação de Cavaco Silva sobre a indigitação de Passos Coelho para formar governo mereceu a mais viva condenação do PCP, que confia em que a decisão por aquele tomada tem os dias contados com a aprovação de uma moção de rejeição ao respectivo programa, o que abre a possibilidade de dar expressão institucional à vontade popular expressa nas urnas.

Anular a privatização da TAP

O PCP vai propor a anulação do processo de privatização da TAP e lembra a existência de uma maioria de deputados «formalmente comprometida» com esse objectivo.

Democratas quando convém

Os resultados das eleições de 4 de Outubro foram largamente celebrados pelos comentadores da direita, como se de uma...
Trabalhadores

Força à rejeição

Na reunião extraordinária da Comissão Executiva da CGTP-IN, ontem de manhã, em Lisboa, foi salientado que, mudada a maioria no Parlamento, é preciso mudar de política.

Frente Comum mantém a luta

Os trabalhadores da Administração Pública contribuíram para a nova correlação de forças no Parlamento e vão continuar a lutar, assegurou a Frente Comum de Sindicatos, depois da cimeira que aprovou as reivindicações para 2016.

Unidade melhora salários

O SITE Sul valoriza o acordo alcançado na Acciona, para os trabalhadores colocados na Portucel, em Setúbal. A luta por melhores salários desenvolve-se noutras empresas e sectores.

No que deu a desregulação

O relatório anual sobre a actividade da Inspecção do Trabalho revela dados que «são apenas a ponta do icebergue», mas confirmam os graves efeitos das sucessivas alterações da legislação laboral, comentou a CGTP-IN.

Parem o ataque nos transportes

Os processos de privatização e subconcessão foram contestados, antes de 4 de Outubro, por partidos que agora estão em maioria no Parlamento, lembrou a Fectrans/CGTP-IN, ao anunciar acções de luta no sector.

Estivadores decidem lutar

Perante a ruptura da negociação do contrato colectivo de trabalho, o Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do...

De novo três anos

A partir de 8 de Novembro, a duração máxima dos contratos a prazo (termo certo) volta a ser de três anos, com o...

Estatuto e aumento

A partir de 1 de Novembro, os guardas-florestais do SEPNA/GNR voltam a ter a designação tradicional da sua carreira...

Sessão em Arraiolos

Uma sessão evocativa dos 40 anos do início da Reforma Agrária teve lugar no sábado, dia 24, no pavilhão...

Hotelaria do Algarve

«Fruto da acção dos trabalhadores e da insistência do sindicato, nos locais de trabalho e na rua, a...
Assembleia da República

Iniciativas legislativas

Reposição das 35 horas semanais Repor, como período normal de trabalho na função pública, as sete...

Confiança e luta pelo povo e pelo País

Renovado e fortalecido, o Grupo Parlamentar do PCP tudo continuará a fazer no sentido de contribuir para a resolução dos problemas dos trabalhadores e do povo. Esta foi a garantia deixada sexta-feira, 23, pelo deputado comunista João Oliveira na sessão inaugural da XIII Legislatura.

Gigantesco embuste

O PCP acusou o Governo de montar um «verdadeiro embuste» no que toca à sobretaxa de IRS, advertindo que não...
Nacional

Cumprir as 35 horas

O recente acórdão do Tribunal Constitucional (TC) sobre a celebração dos ACEP levou muitas autarquias a contemplarem o regresso ao horário das 35 horas semanais. A CDU exige a publicação imediata dos acordos.

Propinas em Portugal <br/>são das mais caras

Os estudantes portugueses são dos que mais pagam para frequentar o Ensino Superior, constata o relatório Eurydice, que compara o nosso País com o observado noutros ao nível europeu.

Águas da revolta

A vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo eleita pela CDU defendeu, anteontem, a saída da autarquia da Águas...
Europa

122 milhões de excluídos

A pobreza continua a aumentar nos países da União Europeia, afectando já muito perto de um quarto da população, segundo dados oficiais, divulgados este mês pelo Eurostat.

União pela educação

Milhares de docentes e estudantes manifestaram-se, no sábado, 24, em toda a Itália, contra a reforma da educação, conhecida como «La buona scuola».

Direita regressa ao poder

O partido Lei e Justiça (PiS), liderado por Jaroslaw Kaczynski, venceu as eleições legislativas, realizadas no domingo,...

Protesto contra NATO em Espanha

A Plataforma Global contra as Guerras manifestou-se no sábado, 24, em Madrid, em protesto pela realização das maiores...

Roteiro da expulsão

Na República Checa, têm sido detidos refugiados e migrantes desde o Verão, sendo vários deles obrigados a pagar...
Internacional

Ocupação sem fim

Os EUA vão manter pelo menos 5500 militares no Afeganistão até 2017. Barack Obama rejeita a ideia de uma guerra sem fim, mas é isso que o prolongamento da ocupação indica.

Síria critica EUA

Quem ataca a aliança entre a Síria e a Rússia na luta contra o terrorismo está a procurar pretextos para não o combater, afirmou em Genebra o presidente do parlamento sírio, Mohamad Yihad al-Laham.

Israelitas marcharam pela paz

Milhares de pessoas manifestaram-se, na noite de sábado, 24, em Telaviv, em defesa da paz e pela retoma das negociações...
Temas

Os últimos alertas da UTAO

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) junto da Assembleia da República divulgou um Relatório referente às Contas do 2.º trimestre de 2015 das Administrações Públicas, na óptica da Contabilidade Nacional (1). Foi também conhecida a síntese da execução orçamental referente ao mês de Setembro da Direcção Geral do Orçamento. As informações destes documentos contribuíram para adensar as dúvidas sobre as metas orçamentais propagandeadas pelo Governo de direita PSD/CDS para o corrente ano de 2015.

Degradação dos serviços públicos

Nas últimas semanas os portugueses têm assistido a um espetáculo que merece uma reflexão séria. Jornalistas e comentadores, que perdem a objetividade e o bom senso, e procurando condicionar o PS e a opinião pública, destilam um discurso agressivo contra aquilo que designam por «esquerda radical», e mesmo um anticomunismo primário e serôdio, que se pensava que já tinha desaparecido do País. Um presidente da República que, perdendo o sentido de Estado e à velha maneira de Salazar, divide os portugueses em bons e maus portugueses e decide que os representantes destes últimos não têm o direito de estar no governo e, se pudesse, substituiria a velha declaração salazarista que era obrigatória para ingressar no Estado – «ativo repúdio do comunismo e de todas as ideias subversivas» – por uma outra com os seguintes dizeres: «ativo repúdio das ideias contrárias ao euro, ao Tratado Orçamental, à União Europeia, e aos mercados».

Argumentos
TVisto

Roma já paga a traidores?

É uma estória antiga que se integra na História suficientemente antiga para ser anterior à nacionalidade...
Memória
Aconteceu

Cintra faz «Hamlet» em Almada

Luís Miguel Cintra subiu, dia 23, ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, onde integra o elenco da peça...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP    Sábado, 31...

A semana em resumo

Frases

“É intolerável que Cavaco Silva ouse delimitar quem pode ou não...