Artigo anterior  Próximo artigo

Alcoutim
Travar o êxodo


A CDU de Alcoutim realizou um Encontro Concelhio no passado dia 19, em que esteve presente o camarada José Neto, da Comissão Política, para fazer o balanço da sua actuação durante o último mandato dos órgãos autárquicos do concelho e para preparar a participação da CDU nas eleições de Dezembro próximo.

Do Encontro saiu o firme protesto pela ausência ou demora de medidas para a reparação da ponte sobre a Ribeira da Foupana, gravemente danificadas nas cheias de Dezembro, o que mantém cortado um extenso troço da EN 22, provocando um excessivo trânsito nas estradas municipais que, não estando para isso preparadas, aumenta o risco de acidentes, que se têm verificado. O Encontro considerou ainda que esta situação é «mais um exemplo do abandono a que estão votadas pelo Governo as regiões do interior, ao contrário do que demagogicamente se anuncia».

Ao fazer o exame crítico da actuação da Coligação nos últimos anos, o Encontro salientou que a CDU adoptou as seguintes prioridades: acessibilidades, saúde, saneamento básico e a habitação. Se em relação às duas primeiras há progressos visíveis, onde o contributo da CDU é também evidente, em relação às duas últimas permanece o marasmo que intransigentemente foi denunciado pela acção e os comunicados da Coligação.

A CDU insistiu nestas prioridades «como constituindo, na sua globalidade, a resposta mais adequada para fazer face à desertificação e ao êxodo populacional e para assegurar uma vida de maior qualidade aos que teimam em viver neste concelho», dependendo a sua eficácia da rapidez com que desenvolvam.

Relativamente à habitação, que é a área que mais sofre com a lentidão, a CDU de Alcoutim defende que a resolução deste problema está pendente da revisão do PDM, que considera «um dos maiores estrangulamentos à resolução do problema».

«Avante!» N.º 1435 - 31.Maio.2001