Artigo anterior

Loures
Todos pelo Metro


A CDU de Loures lançou na segunda-feira a campanha «Todos pelo Metro», que pretende a extensão da rede do Metropolitano até Sacavém e Loures. A iniciativa, que aconteceu na Quinta de São José, em Sacavém, contou com a participação de Paulo Lóia, do Comité Central e responsável pelo concelho de Loures, Elias Pereira, candidato à freguesia de Sacavém e vários activistas da CDU local.

No documento de lançamento da campanha, a CDU considera que «se Loures pode tirar partido de novas acessibilidades rodoviárias, que ligam o concelho à restante Área Metropolitana de Lisboa e à rede viária nacional, a adequada capacidade de serviço que as mesmas podem desempenhar só poderá ser garantida se o sistema viário não vier a ser saturado por um modelo de mobilidade predominantemente assente na utilização de viatura própria», ainda para mais se se considerar «a utilização de viatura própria uma alternativa crescentemente inacessível aos rendimentos de grande parte da população».

Os promotores da campanha consideram ainda que o «natural crescimento do concelho de Loures, associado ao aumento da distância de deslocação casa/trabalho, não pode continuar a apoiar-se exclusivamente no actual serviço de transporte público rodoviário, deficitário quanto à população servida, aos horários praticados, à rapidez de circulação e às condições de conforto que apresenta».

Assim, para resolver o problema da ligação de Loures com a capital, a CDU propõe a continuidade da extensão da rede do Metropolitano (presentemente em obra até Odivelas), até Loures, servindo a Póvoa de Santo Adrião e Santo António dos Cavaleiros, como está preconizado no Plano Director Municipal desde 1994, bem como a extensão da linha que presentemente termina na Gare do Oriente até Sacavém, servindo Moscavide, e Portela, dando consequência aos estudos que há muito vêm sido desenvolvidos pelo Metropolitano de Lisboa».

Esta solução garantiria que a população que se concentra em Loures e Sacavém «viria a ser servida nas suas necessidades de mobilidade quotidiana por uma prestação de transporte público, com ganhos de conforto que constituíssem uma credível alternativa à deslocação em viatura própria», com ganhos ambientais para o concelho de Loures e para toda a Área Metropolitana de Lisboa.

«Avante!» N.º 1435 - 31.Maio.2001