Artigo anterior  Próximo artigo

Mértola
Entusiasmo e confiança


O Salão Nobre da Junta de Freguesia de Mértola foi pequena para acolher os muitos apoiantes da CDU que ali se deslocaram na tarde do passado sábado, para participar na apresentação dos cabeças de lista à Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Junta de Freguesia de Mértola e Mandatário Concelhio.

De facto o calor quase insuportável que se fazia sentir, não impediu que cerca de três centenas de pessoas tenham saído de casa para participar nesta primeira iniciativa que a CDU levo a cabo no Concelho tendo em vista a preparação das próximas eleições autárquicas.
De entre os presentes contavam-se alguns autarcas da CDU no distrito, dirigentes do PCP e muitas personalidades independentes do Concelho.

Paulo NetoComeçou por intervir o mandatário da CDU, o advogado João Godinho, que apelou à mobilização das populações em torno do projecto da CDU, termo que foi retomado pelo historiador Cláudio Torres, que iniciou a sua intervenção pela questão que neste momento se coloca ao país e a todos os alentejanos em particular, e que se perde com a alteração da estrutura actual de uso e posse da terra na região decorrente do projecto de fins múltiplos de Alqueva, processo que conta com o apoio entusiasta daquele reputado investigador.
De seguida o candidato à Câmara, Paulo Neto, iniciou a sua intervenção referindo que até ao final do mandato é possível cumprir, praticamente na totalidade e nalgumas áreas ultrapassam, aquilo que em 1997 foi o compromisso da CDU para com as populações.

Paulo Neto referiu ainda que o projecto da CDU não se esgota no gigantesco trabalho de infraestruturas e realização no Concelho, mas também por uma permanente atenção para com as aspirações e lutas da população, como seja o caso da assistência médica no Concelho, situação que tem colocado lado a lado, autarcas e populações.

E este foi um dos aspectos referidos na intervenção de José Soeiro, membro da Comissão Política e do Comité Central do PCP, que a encerrar a sessão, referiu que o povo alentejano, e entre outras vantagens, só tem a ganhar com o reforço da CDU nas próximas eleições autárquicas, uma vez que isso é da melhor garantia de que os autarcas eleitos não deixarão de lutar ao lado das populações, ao contrário com o que acontece com os autarcas do PS na região, que funcionam com autênticos advogados de defesa da má política do Governo.

Durante a sessão, foi ainda apresentado Fernando Rosa como candidato à Assembleia Municipal e António Mamede, um independente, à Junta de Freguesia de Mértola.

«Avante!» N.º 1435 - 31.Maio.2001