Associações e clubes náuticos

Uma acção inestimável

Foi aprovado na generalidade, baixando à comissão para debate na especialidade, o projecto de lei do PCP que propõe um regime de excepção para as associações sem fins lucrativos (associações e clubes náuticos) na atribuição de títulos de utilização de recursos hídricos.

O diploma obteve os votos favoráveis, além dos seus autores, do PEV, BE e PS, optando as bancadas da maioria pela abstenção. Diplomas sobre a mesma matéria do PS e do CDS-PP foram igualmente aprovados, o primeiro, com a mesma votação do texto do PCP, o segundo, com os votos favoráveis da maioria governamental e a abstenção das restantes bancadas.

Trata-se, no caso do diploma do PCP, de excepcionar as associações e clubes náuticos da obrigatoriedade (segundo a lei vigente) de concurso público para a atribuição de licença ou concessão na utilização dos recursos hídricos. Por si defendido é também que essa licença ou concessão seja por um período de dez anos e, por outro lado, que sejam isentas da caução de montante equivalente a 12 vezes o valor da renda mensal.

Sucede que a actual obrigatoriedade desse concurso – condição para aquele licenciamento –, em vigor desde a aprovação da Lei da Água, veio trazer novas e profundas preocupações às associações e clubes náuticos, como assinalou no debate a deputada comunista Paula Santos.

O risco advém sobretudo de essa sujeição ao concurso público para a atribuição de licença poder comprometer a continuidade do seu trabalho, porquanto, como bem referiu a parlamentar do PCP, poderão surgir outras candidaturas mais vantajosas, nomeadamente de entidades privadas, cuja acção é motivada não por qualquer perspectiva de serviço público mas apenas pela obtenção do lucro.

Valorizado pelo PCP no decurso do debate foi, ainda, o papel das associações e clubes náuticos espalhados pelo País, com um trabalho de enorme relevância seja na revitalização das frentes ribeirinhas e das orlas costeiras, seja na preservação do património cultural e naval, seja ainda na manutenção da identidade, da memória e das tradições das populações locais.



Mais artigos de: Assembleia da República

Perpetuar uma enorme injustiça

A maioria PSD/CDS-PP inviabilizou a proposta do PCP que pretendia alterar o mecanismo de prova de condição de recursos de modo a possibilitar a actualização permanente dos rendimentos do agregado familiar.

Uma luta sem tréguas

Anunciado por altura do Dia Internacional da Mulher, foi já entregue na AR o projecto de resolução do PCP que visa combater o empobrecimento e o agravamento da pobreza entre as mulheres. Nele se recomenda a elaboração de um diagnóstico sobre a...

A confirmação de um desastre anunciado

Com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP, e a abstenção do PS (restantes bancadas votaram contra), o Parlamento aprovou o orçamento rectificativo do OE para 2012. Para o PCP, este é um documento que só «vem confirmar o caminho de desastre a que o pacto de agressão está a conduzir o País».

Atrasos e opacidade

O modo de funcionamento do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), nomeadamente quanto aos pagamentos, é prejudicial para as autarquias. Dessa opinião é o PCP, que considera existir um quadro de fortes limitações no recurso a este...

Interesse público ignorado

A maioria PSD/CDS-PP, com a abstenção do PS, rejeitou a proposta do PCP que visava garantir uma cobertura da televisão digital terrestre (TDT) igual ou superior à da emissão analógica da RTP1, verificada a 1 de Janeiro deste ano. Com este projecto de lei tratava-se, em...

Riscos impõem precaução

Portugal, pelas sua geomorfologia, pelas suas características pedológicas e pela sua estrutura fundiária e de produção agrícola, não tem vantagens em optar pela agricultura transgénica. Esta é a posição do PCP quanto...

É ao povo que cabe decidir

O PCP defende a realização de um referendo para que o povo se pronuncie sobre o novo tratado orçamental europeu. Um projecto de resolução da sua autoria visando esse objectivo estará hoje em debate no Parlamento conjuntamente com outras iniciativas legislativas sobre esta...