Editorial

PROSSEGUIR A LUTA<br>POR ABRIL

Muitos milhares de trabalhadores, jovens, desempregados e reformados desceram às ruas, em 40 localidades de todo o País, para...
Opinião
Actual

«Anacrónica»

Surpreende que, em voo para a Noruega, o PR Cavaco tenha usado ao vivo o adjectivo «anacrónica». Só pode ter sido...
Actual

Liberdade de desinformar

A recente iniciativa, entretanto congelada, do PS, PSD e CDS, em relação à cobertura por parte dos órgãos...
Actual

Uma «história» ultrajante

O grupo Jerónimo Martins anunciou a 29 de Abril ter registado lucros de 64,8 milhões de euros nos primeiros três meses...
Crónica Internacional

Para que nunca<br>mais aconteça

A 2 de Maio de 1945 o exército da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas tomava o Reichstag. A bandeira...
A talhe de foice

À puridade

Hoje é domingo e houve duas notícias no fim-de-semana – o despiste de um automóvel, que matou cinco peregrinos a...
PCP

Com os olhos postos<br>no futuro

Num tempo em que o domínio das multinacionais do agronegócio no mundo é cada vez maior – determinando tipos e dimensão das produções e os preços dos factores de produção ao produtor e ao consumidor –, no qual a divisão internacional do trabalho se desenvolve a favor do grande capital e das oligarquias financeiras, e que parte dos solos aráveis estão nas suas mãos ou dependem de si, a soberania alimentar assume uma importância decisiva para a sobrevivência e independência dos povos e o progresso social.

Em Foco

Mais luta até ao voto

A intensificação da luta dos trabalhadores, nas empresas e serviços e nas ruas, uma forte participação cívica de todos os que acreditam numa sociedade de progresso e justiça social e a opção de voto nas legislativas foram as grandes linhas de acção para a ruptura com a política de direita apontadas pela CGTP-IN no 1.º de Maio, em quatro dezenas de localidades.

70 anos da vitória sobre o nazi-fascismo

No momento em que se assinala o 70.º aniversário da vitória sobre o nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial, lembramos alguns aspectos centrais da guerra, da resistência, da natureza do nazi-fascismo, dos avanços políticos, económicos e sociais alcançados no pós-guerra, da imposição pelos EUA da chamada «guerra fria», da falsa «neutralidade de Salazar». Num elementar exercício de memória, esperamos contribuir para que não se repita nunca mais o fascismo e a guerra, porque a luta de classes também se trava no campo da história. 

Nós apoiamos

Conhecidas figuras da vida nacional dão testemunho do seu apoio à Marcha Nacional «A força do povo», todos...
PCP

Valorizar o trabalho<br>e os trabalhadores

Integrada no processo de construção do programa eleitoral do PCP para as eleições legislativas, realizou-se na semana passada uma audição sobre o trabalho e os direitos.

Um direito de todos

Assinalando, amanhã, 8, o Dia da Segurança Social, o PCP estará nas ruas do País a afirmar a necessidade de defender este que é um direito de todos.

Encontro entre PCP e PEV

Anteontem, 5, teve lugar um encontro entre o PCP e o Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), que concorrem coligados às...

Palco às jovens bandas

Estão a ter lugar um pouco por todo o País as eliminatórias do concurso de bandas da JCP para apurar as que...
Trabalhadores

Impedir o assalto

A decisão política do Governo de entregar ao capital privado a exploração das empresas públicas de transporte urbano de passageiros em Lisboa e no Porto confronta-se com a firme oposição dos trabalhadores.

Professores revoltados

São cada vez mais os professores em greve à actividade relacionada com o «exame Cambrigde», que ontem à tarde ia ter prova escrita. Mas do MEC só vêm mais motivos de revolta.

Luta firme na BA Vidro

Nos dias 3 e 4 de Maio os trabalhadores da BA Vidro na Marinha Grande e na Venda Nova (Amadora) voltaram à greve, com forte...

Persistir traz resultados

Depois de os trabalhadores da Confeitaria Real, em Vila Real de Santo António, realizarem uma concentração, em...
Assembleia da República

Defesa da produção leiteira

A maioria PSD/CDS-PP e o PS rejeitaram no dia 24 de Abril a proposta do PCP para a criação de um quadro de regulação do mercado do leite no plano europeu, «acompanhado de medidas que garantam um preço justo e a protecção do mercado nacional face à entrada de leite estrangeiro».

Maioria insensível à asfixia

A maioria PSD/CDS e o PS chumbaram a proposta do PCP para uma nova política de financiamento das instituições do Ensino Superior, capaz de estar à altura de satisfazer as «especificidades e exigências» que a estas se colocam.

Sem mudar de política nada feito

Na comissão de Saúde, para onde baixaram sem votação por 30 dias, estão sete projectos de resolução do PCP relacionados com a natalidade, de um conjunto de 12 diplomas que formalizou no quadro do recente debate parlamentar sobre esta matéria.

Agilizar é preciso

Com os votos contra da maioria PSD/CDS-PP e a abstenção do PS e BE foi rejeitado um projecto de lei do PCP com propostas de...

Prevenção e combate

A maioria PSD/CDS aprovou, dia 30 de Abril, na generalidade, a proposta do Governo que cria um registo de...

Consumo de cannabis

A maioria PSD/CDS-PP inviabilizou a recomendação proposta pelo PCP para que o Governo analise a evolução dos...
Nacional

Nós apoiamos

São já muitos os apoios à Marcha Nacional «A força do povo», todos à rua por um Portugal com futuro, promovida pela CDU, que se vai realizar no dia 6 de Junho, em Lisboa, do Marquês de Pombal aos Restauradores.

A Marcha Nacional é uma poderosa afirmação de que reside no povo, na sua intervenção, na sua luta e no seu voto, a decisão soberana sobre o futuro a construir para as gerações actuais e vindouras, uma afirmação de que está nas mãos dos trabalhadores e do povo decidir do seu destino, abrir outro caminho para Portugal, concretizar uma alternativa patriótica e de esquerda, vinculada aos valores de Abril.

Contra o fascismo<br>e a guerra

A vitória sobre a máquina de guerra hitleriana é assinalada com diversas iniciativas, destacando-se aquela promovida pelo PCP, amanhã, em Lisboa.

Censura em Portalegre

Por iniciativa da CDU, foi aprovada, no dia 30, uma moção de censura ao executivo da Câmara de Portalegre, liderado pela Candidatura Livre e Independente por Portalegre.

Lutar pelo direito a estudar

No dia 29, em todo o País, os estudantes do Ensino Básico e Secundário apitaram contra os cortes de financiamento na Educação – praticados por sucessivos governos do PS, PSD e CDS – e por uma avaliação justa e contínua, sem qualquer barreira de acesso aos graus mais elevados de ensino.

Drama no Superior

Paula Santos, deputada do PCP à Assembleia da República (AR), contactou, no dia 27, com os...

Naufrágios no Mediterrâneo

A JCP, em nota de imprensa divulgada no dia 27, expressa a sua solidariedade para com os povos do continente africano «forçados...

Obras de Lopes Graça na Moita

No dia 14 de Maio, às 21 horas, na Biblioteca Municipal Bento Jesus Caraça, na Moita, tem lugar um espectáculo com as...

«Nós propomos»

O PCP associou-se, este ano, ao projecto «Nós propomos», do Instituto de Geografia e...
Europa

700 mil com «zero horas»

Cerca de 700 mil pessoas vivem no Reino Unido exclusivamente de empregos sem horário e salários garantidos, ao sabor dos interesses de circunstância do patronato.

Salários e direitos

Os maquinistas da Deutsche Bahn iniciaram, na segunda-feira, 4, uma greve por aumentos salariais e liberdade de organização sindical. A paralisação poderá manter-se até domingo.

Polónia apaga memória

O edil do pequeno município polaco de Pieniezno, situado a Nordeste, perto da fronteira russa de Kaliningrado, solicitou...

No socialismo e agora

O gabinete oficial de Estatísticas da República Checa divulgou em meados de Abril um estudo comparativo do poder de compra hoje...

O balanço negativo de Hollande

Uma esmagadora maioria dos franceses (81%) considera negativo o balanço de três anos do governo presidido por François...

Da democracia na UE

Em 2010, quando se lançava o então novo processo designado por «Semestre Europeu»...
Internacional

Bandeira de Maio na Ucrânia

O Partido Comunista da Ucrânia (PCU) promoveu, em Kiev, uma concentração e comício de comemoração do 1.º de Maio. Na iniciativa, que a Junta fascista tentou impedir, participaram vários partidos comunistas e operários, entre os quais o PCP, que se fez representar por João Ferreira.

40 anos da vitória do Vietname sobre os EUA

Por ocasião da celebração dos 40 anos da vitória do Vietname sobre a agressão dos Estados Unidos, o Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português enviou uma carta ao Partido Comunista do Vietname saudando a sua luta heróica.

Baltimore sob tensão

Um homem foi atingido por uma bala durante os protestos de segunda-feira, 4, em Baltimore. Os manifestantes acusam a polícia de ter...
Argumentos
TVisto

A velha infâmia

Foi, num dos canais acessíveis por cabo, um breve debate acerca do documento recentemente apresentado por um grupo de economistas do...
História

Odessa não esquece

Cumpriu-se o primeiro aniversário dos sangrentos acontecimentos de 2 de Maio em Odessa que culminaram com o...
Memória
Aconteceu

Cante em Barcelona

O filme «Alentejo, Alentejo», de Sérgio Tréfaut, é a única película portuguesa selecionada para...

Faleceu Maia Plissétskaia

A bailarina e coreógrafa russa Maia Plissétskaia, considerada uma das referências da dança do século XX,...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Sexta-feira, 8 18h00...

A semana em resumo

Frases

“Estamos convencidos que tem de se encontrar formas agilizadas de promover consensos e...